Façam uma visita na lojinha. Compra pelo PagSeguro (cartão de crédito).

Façam uma visita na lojinha. Compra pelo PagSeguro (cartão de crédito).
é só clicar na imagem

Olá! Curta a minha Página :)

Torne-se um amigo. Para participar, basta ter email e clicar em Participar deste site.

Demonstração - Curso Coordenador pedagógico.

Querido visitante, antes de salvar a imagem, procure ampliá-la para que não perca a qualidade.

Cadastre seu email para receber as postagens.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Projeto pedagógico de Natal para Educação Infantil

Projeto Natal para Educação Infantil 
I – JUSTIFICATIVA: 


Qual a tradição que nossa família possui para comemorar o Natal? Qual a origem desta tradição? E as origens das peculiaridades desta festa, como as meias na lareira, o pinheirinho, a bola de enfeite, o canto do galo, as castanhas, a troca de presentes, o presépio? Qual o significado histórico/religioso do Natal? 


Este projeto surgiu ao pensarmos no tema Natal, no quanto ele pode ser atrativo para as crianças, nas questões acima e em tantas outras que poderão surgir na busca de respostas às mesmas. Pretende-se conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção de conhecimentos das tradições de Natal pelos alunos de forma participativa, descontraída , buscando integrar a perspectiva de diversas áreas envolvendo aspectos históricos, sociais, culturais, biológicos, comerciais, etc. 


II- Conteúdos: 


1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS: 


• Saber sobre a origem da data, quem foi Jesus? 


• Reconhecer a importância das boas ações para nossa vida. 


• Compreender a importância do nascimento de Cristo para a Humanidade, e o que ele nos ensinou. 


• Conhecer os significados dos vários símbolos natalinos: 


- Por que na ceia de Natal sempre há castanhas? (Ciências) 


- Por que Papai Noel usa roupas de inverno? (Geografia) 


- Por que as pessoas trocam presentes no Natal? (História Religiosa) 


- Por que tem gente que como peru no Natal? (História) 


- Qual o significado dos enfeites como pinheirinho, bolas de vidro, neve, presépio, meia na lareira, etc? (História) 


- Qual pode ser o motivo dos "amigos-secretos" entre os familiares? (Economia) 


- E os contos, filmes, sobre o Natal ?... Que tal ler, assistir, discutir, escrever sobre eles 


• Perceber a importância de se estar junto de quem se ama, confraternizando e compartilhando do verdadeiro espírito de Natal! 


2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS: 


• Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema. 


• Realizar atividades que proporcionem a confraternização, o construir conjuntamente. 


• Observar as diversas tradições de comemorar o natal pelo mundo, inclusive dos países não Cristãos. 


• Analisar as comemorações das famílias dos alunos e discutir sobre as diferenças. 


• Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema. 


• Construir presentes artesanais que serão trocados nos amigos-secretos. 


• Confeccionar enfeites para a árvore da Emei. 


• Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento. 



3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS 


• Que a criança saiba que o natal representa o amor de Jesus, e a importância de suas mensagens para melhorar o mundo em que vivemos. 


• Que perceba o verdadeiro significado de praticar boas-ações e continue a fazê-las todos o dias de sua vida. 


• Participar de momentos de união que os socializem e os marquem para sempre positivamente. 


• Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre 


• Valorizar a família, 


• Desvencilhar o natal do comercial, da necessidade do presente. 


II – OBJETIVOS GERAIS: 


• Incentivar a criança e o jovem a vivenciar o amor e o respeito pelas pessoas; 


• Valorizar a convivência familiar, a vivência do amor entre as pessoas; 



III- ETAPAS PREVISTAS 


LINGUAGEM ORAL E ESCRITA 


• Leitura de textos, histórias poesias que falem sobre o assunto. 


• Produção coletiva de pequenos textos. 


• Escrita espontânea. 


• Cruzadinhas, caça-palavras. 


• Atividades com alfabeto móvel. 


• Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado. 


MATEMÁTICA 


• Situações-problema envolvendo o tema. 


• Estatísticas (quantos países comemoram o natal, quantos não comemoram). 



NATUREZA E SOCIEDADE 


• Observação do ciclo da água. 


• Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas. 


• Experiências diversas com a água nos estados : sólido/líquido/gasoso. 


• Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto. 


• Vídeos que abordam o tema. 


• Pesquisa sobre as comemorações do Natal pelo mundo e suas peculiaridades. 


ARTES VISUAIS 


• Desenho livre e de observação. 


• Recorte e colagem 


• Dobraduras 


• Releitura de obras de arte 


• Modelagem com areia e argila 


• Técnicas de pintura. 


• Confecção de caixinhas para a troca de presentes. 


• Confecção dos enfeites da árvore. 


• Confecção dos tsurus pelas professoras ( 20 cada) 



MÚSICA E MOVIMENTO 


• Atividades diversas , músicas e cantigas relacionadas ao tema. 


• Cd especial de natal (gravado especialmente para a data) 


• Corais de músicas natalinas 



AVALIAÇÃO 


• Hora social e/ou exposição de trabalhos. 


• Carinha das crianças. 


DESENVOLVIMENTO 


1ª Etapa 


• Fazer um levantamento com as crianças sobre o que sabem sobre o natal, relatando também como é comemorado o natal em sua casa, Se na família de alguma criança não possuir esta tradição, questionar os motivos deste fato. 


• Assistir o vídeo sobre o nascimento do menino Jesus, e depois construir o presépio junto de cada professora, 



2ª Etapa 


• Cada professora confeccionará 20 tsurus e fará um pedido de natal, ou um agradecimento com a turma depois de conhecerem a lenda japonesa. 


• Pendurar os Tsurus pela escola. 


• Cada turma criará um cartaz do seu gosto com uma mensagem de natal criada pela turma para enfeitar as paredes do pátio. 


• Cada professora encherá 20 bexigas para enfeitar a escola na semana do natal. 


• Cada turma será responsável por confeccionar 10 enfeites para a árvore de natal, de acordo com as sugestões. (Ver final do plano). 



3ª Etapa 


• Apresentar no final do projeto (dia da confraternização final), ou uma música, dança ou peça de teatro. 


• Cada turma fará um pequeno painel com atividades feitas durante o projeto para exposição. 


• Fazer uma oficina com as crianças de confecção de caixinhas de presentes, que serão pintadas por eles e com balas, e serão trocadas através de amigo-secreto. Trocar bilhetes também. 


1º Molde do Papai Noel 






2º Molde do Papai Noel 























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem-vindo. Não saia sem antes comentar!

Obrigada por cada comentário! Leio a cada um deles!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

RENDA EXTRA - Ganhe R$ 300,00 Por Dia com Estética e Depilação Em Sua Própria Casa

RENDA EXTRA - Ganhe R$ 300,00 Por Dia com Estética e Depilação Em Sua Própria Casa
Descubra a Fórmula Passo a Passo e Completa De Como Montar o Seu Próprio Studio de Depilação em sua própria Casa se Tornando um (a) “expert” Começando do Zero, Altamente Lucrativo Com Pouquíssimo Investimento. Em Apenas 30 Dias ou Menos Você Estará Pronto (a) Para Começar. O Único e Mais Completo Treinamento Que Ensinará Tudo o Que Você Precisa Saber e Fazer. Curso totalmente didático contendo mais de 4 horas de vídeo aulas, sem cortes contendo 4 tipos de virilhas completas, com vários tipos de ceras. Fórmula das ceras em video com passo passo de como prepara-la, vídeos com a prática de todas as partes do corpo. Depilação com ceras e com linha. Parte teórica com conteúdos riquíssimos e inovadores, Ebookcom mais de 160 páginas. Os resultados podem variar de pessoa para pessoa e o resultado esperado pode não ser alcançado.

Brava Cursos Online com certificado.

Divirta-se um pouquinho Professor (a) rsrs. Vista o bebê! É só arrastar os acessórios com o mouse!