š PLANO DE AULA – Seres vivos e nĆ£o vivos
š« Etapa:
Educação Infantil – Maternal
š Duração:
1 semana (atividades podem ser feitas em blocos de 20 a 30 minutos por dia)
šÆ Objetivo Geral:
Reconhecer diferenƧas entre seres vivos e nĆ£o vivos, observando caracterĆsticas como movimento, crescimento e necessidade de cuidados.
šÆ Objetivos EspecĆficos:
-
Explorar o ambiente e identificar seres vivos e não vivos.
Desenvolver a curiosidade e o hÔbito de observação.
-
Estimular a linguagem oral e o raciocĆnio.
-
Promover o cuidado com os seres vivos (plantas, animais).
š Campos de ExperiĆŖncia (BNCC):
-
O eu, o outro e o nós
-
Corpo, gestos e movimentos
-
TraƧos, sons, cores e formas
-
EspaƧos, tempos, quantidades, relaƧƵes e transformaƧƵes
š¬ Habilidades da BNCC relacionadas:
-
EI02CG01 – Explorar o ambiente com curiosidade, fazendo perguntas e observaƧƵes.
-
EI02EF01 – Reconhecer e valorizar os cuidados com os seres vivos.
-
EI02ET03 – Estabelecer comparaƧƵes entre objetos, pessoas, plantas e animais.
š§© Desenvolvimento das Atividades
š¢ 1. Conversa Inicial (Roda de conversa)
-
Apresente imagens ou objetos: uma planta, um brinquedo, uma pedra e um bichinho de pelĆŗcia.
-
Pergunte:
“Qual cresce?” “Qual precisa de Ć”gua e comida?” “Qual se mexe sozinho?” -
Monte um quadro de classificação com figuras em dois grupos:
Seres vivos š¦ e nĆ£o vivos š§ø.
šæ 2. Exploração no pĆ”tio ou jardim
-
Leve as crianƧas para procurar “coisas vivas e nĆ£o vivas” no ambiente.
-
FaƧa uma lista ou mural com desenhos ou fotos do que encontraram.
-
Reforce a ideia de que os seres vivos mudam, crescem e respiram.
šØ 3. Atividade de colagem
-
Distribua revistas e peça que recortem figuras de coisas vivas e não vivas.
-
Em uma cartolina dividida ao meio, colem de um lado os vivos e do outro os não vivos.
-
Finalize com adesivos e carimbos coloridos.
šµ 4. MĆŗsica e movimento
Cante mĆŗsicas com animais e plantas (ex: “Borboletinha”, “A Dona Aranha”).
Depois, pergunte: “A borboletinha Ć© viva? E a panela da cozinha?”
š FaƧa gestos representando seres vivos em movimento.
𪓠5. Experiência com feijão no algodão
-
Cada criança planta um feijão em potinho com algodão úmido.
-
Acompanhem o crescimento diariamente.
-
Compare com um botão ou brinquedo (não vivo).
-
Registrem com desenhos o que observaram.
š¬ 6. História: “A sementinha curiosa”
-
Conte a história (pode ser inventada) de uma sementinha que queria crescer.
-
Mostre ilustraƧƵes e converse sobre o que faz dela um ser vivo.
šÆ Avaliação:
-
Observação da participação nas atividades.
-
Capacidade de identificar e classificar os seres.
-
Interesse e cuidado ao lidar com seres vivos.
-
Expressão oral e gestual durante as conversas.
šø Encerramento:
Monte um mural coletivo com o tĆtulo
š¼️ “Descobrimos os seres vivos e nĆ£o vivos!”
Inclua desenhos, colagens e fotos das descobertas da turma
✅ Prontinho!
š Clique para baixar:
Plano_de_Aula_Seres_Vivos_e_Nao_Vivos_Maternal.pdf



0 ComentƔrios
OlĆ”, seja bem-vindo. NĆ£o saia sem antes comentar!