Ad Code

šŸž PLANO DE AULA – Seres vivos e nĆ£o vivos - Maternal

šŸž PLANO DE AULA – Seres vivos e nĆ£o vivos





šŸ« Etapa:

Educação Infantil – Maternal

šŸ“† Duração:

1 semana (atividades podem ser feitas em blocos de 20 a 30 minutos por dia)


šŸŽÆ Objetivo Geral:

Reconhecer diferenças entre seres vivos e não vivos, observando características como movimento, crescimento e necessidade de cuidados.


šŸŽÆ Objetivos EspecĆ­ficos:

  • Explorar o ambiente e identificar seres vivos e nĆ£o vivos.

  • Desenvolver a curiosidade e o hĆ”bito de observação.

  • Estimular a linguagem oral e o raciocĆ­nio.

  • Promover o cuidado com os seres vivos (plantas, animais).


šŸ“š Campos de ExperiĆŖncia (BNCC):

  • O eu, o outro e o nós

  • Corpo, gestos e movimentos

  • TraƧos, sons, cores e formas

  • EspaƧos, tempos, quantidades, relaƧƵes e transformaƧƵes


šŸ’¬ Habilidades da BNCC relacionadas:

  • EI02CG01 – Explorar o ambiente com curiosidade, fazendo perguntas e observaƧƵes.

  • EI02EF01 – Reconhecer e valorizar os cuidados com os seres vivos.

  • EI02ET03 – Estabelecer comparaƧƵes entre objetos, pessoas, plantas e animais.


🧩 Desenvolvimento das Atividades

🟢 1. Conversa Inicial (Roda de conversa)

  • Apresente imagens ou objetos: uma planta, um brinquedo, uma pedra e um bichinho de pelĆŗcia.

  • Pergunte:
    “Qual cresce?” “Qual precisa de Ć”gua e comida?” “Qual se mexe sozinho?”

  • Monte um quadro de classificação com figuras em dois grupos:
    Seres vivos 🐦 e não vivos 🧸.


🌿 2. Exploração no pÔtio ou jardim

  • Leve as crianƧas para procurar “coisas vivas e nĆ£o vivas” no ambiente.

  • FaƧa uma lista ou mural com desenhos ou fotos do que encontraram.

  • Reforce a ideia de que os seres vivos mudam, crescem e respiram.


šŸŽØ 3. Atividade de colagem

  • Distribua revistas e peƧa que recortem figuras de coisas vivas e nĆ£o vivas.

  • Em uma cartolina dividida ao meio, colem de um lado os vivos e do outro os nĆ£o vivos.

  • Finalize com adesivos e carimbos coloridos.


šŸŽµ 4. MĆŗsica e movimento

Cante mĆŗsicas com animais e plantas (ex: “Borboletinha”, “A Dona Aranha”).
Depois, pergunte: “A borboletinha Ć© viva? E a panela da cozinha?”
šŸ’ƒ FaƧa gestos representando seres vivos em movimento.


🪓 5. Experiência com feijão no algodão

  • Cada crianƧa planta um feijĆ£o em potinho com algodĆ£o Ćŗmido.

  • Acompanhem o crescimento diariamente.

  • Compare com um botĆ£o ou brinquedo (nĆ£o vivo).

  • Registrem com desenhos o que observaram.


šŸ’¬ 6. História: “A sementinha curiosa”

  • Conte a história (pode ser inventada) de uma sementinha que queria crescer.

  • Mostre ilustraƧƵes e converse sobre o que faz dela um ser vivo.


šŸŽÆ Avaliação:

  • Observação da participação nas atividades.

  • Capacidade de identificar e classificar os seres.

  • Interesse e cuidado ao lidar com seres vivos.

  • ExpressĆ£o oral e gestual durante as conversas.


🌸 Encerramento:

Monte um mural coletivo com o tĆ­tulo
šŸ–¼️ “Descobrimos os seres vivos e nĆ£o vivos!”
Inclua desenhos, colagens e fotos das descobertas da turma


Postar um comentƔrio

0 ComentƔrios