Consciência Negra na Educação Infantil: Valorizando Nossas Raízes e Diversidade
Celebrar a Consciência Negra na educação infantil é fundamental para promover o respeito à diversidade, a valorização da cultura afro-brasileira e o combate ao racismo desde cedo. Mais do que uma data, é uma oportunidade de construir um ambiente escolar inclusivo, onde todas as crianças se sintam representadas e valorizadas.
Nesta postagem, apresentamos um plano de aula detalhado com atividades lúdicas e engajadoras, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para você aplicar com seus pequenos.
Plano de Aula: Consciência Negra na Educação Infantil
Tema: Valorizando Nossas Raízes e Cores
Público-alvo: Crianças da Educação Infantil (4 a 5 anos)
Duração: 3 encontros de 45-60 minutos (ou adaptável conforme a necessidade)
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (BNCC):
EI03EO05: Demonstrar valorização das características do seu corpo e do corpo dos outros, com base em atitudes de respeito às diferenças.
EI03TS02: Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03EF01: Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
EI03CG01: Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e pensamentos nas situações do cotidiano.
Materiais Necessários:
Imagens de pessoas de diferentes etnias (especialmente afrodescendentes)
Livros infantis que abordem a temática da diversidade e cultura africana/afro-brasileira (ex: "Menina Bonita do Laço de Fita", "O Cabelo de Lelê")
Tintas, lápis de cor, giz de cera
Papel sulfite, papel cartaz
Tesoura sem ponta, cola
Retalhos de tecidos coloridos, lã, barbante
Espelhos
Instrumentos musicais (tambores, chocalhos - ou materiais para confeccioná-los)
Música africana e afro-brasileira
Atividades Sugeridas:
Encontro 1: Minha Pele, Minha Cor, Minha História
Roda de Conversa – "Somos Todos Diferentes e Especiais": Inicie perguntando às crianças sobre as cores da pele, dos cabelos, dos olhos. Use um espelho para que cada criança observe suas próprias características.
Sugestão de Pergunta: "Que cor é a sua pele? E a do seu amigo? Todas as cores são bonitas, não é?"
BNCC: EI03EO05
Leitura de Livros: Apresente livros infantis que celebrem a diversidade e a beleza da cultura negra. (Ex: "Menina Bonita do Laço de Fita", de Ana Maria Machado). Converse sobre a história e os personagens.
BNCC: EI03EF01
Atividade de Artes – "Autorretrato Colorido": Peça às crianças para desenharem a si mesmas, prestando atenção à cor da sua pele, cabelos e olhos. Ofereça uma variedade de tons de tintas e lápis para que possam escolher a cor que mais se aproxima da sua pele.
BNCC: EI03TS02
Encontro 2: Sons e Ritmos da África
Exploração Musical: Apresente músicas africanas e afro-brasileiras. Permita que as crianças dancem e explorem os ritmos livremente.
Sugestão: Use músicas do grupo "Palavra Cantada" que abordem a temática ou ritmos de maracatu e congado.
BNCC: EI03CG01
Confeccionando Nossos Instrumentos: Com materiais recicláveis (latas, garrafas PET, grãos, sementes), ajude as crianças a confeccionar seus próprios chocalhos e tambores.
BNCC: EI03TS02
Roda de Capoeira (Adaptada): Se possível, convide um capoeirista para uma breve demonstração ou mostre vídeos. Em seguida, oriente as crianças a imitar alguns movimentos básicos de forma lúdica, explorando o corpo e o ritmo.
BNCC: EI03CG01
Encontro 3: Meus Cabelos, Minha Coroa!
Roda de Conversa – "Cabelos de Todos os Tipos": Converse sobre a diversidade de cabelos (lisos, cacheados, crespos, curtos, longos). Mostre imagens de pessoas com diferentes tipos de cabelo, valorizando a beleza de cada um.
Sugestão de Pergunta: "O seu cabelo é parecido com qual desses? Todos os cabelos são bonitos!"
BNCC: EI03EO05
Atividade de Colagem – "Meus Cabelos, Minha Arte": Utilize a atividade que preparei para vocês! As crianças poderão colorir o rosto e, no espaço destinado aos cabelos, colar pedacinhos de papel, lã, barbante ou outros materiais, explorando diferentes texturas e cores para criar penteados únicos.
Aqui está a atividade que você pode imprimir:


0 Comentários
Olá, seja bem-vindo. Não saia sem antes comentar!