Para deixar o aprendizado ainda mais animado, preparei duas atividades de Língua Portuguesa para o 2º ano com tema de Festa Junina! Elas trabalham separação de sílabas, sílaba tônica, uso de R e RR e formação de frases, tudo alinhado à BNCC. Perfeitas para celebrar e aprender!
ATIVIDADES
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Plano de Aula: Desvendando as Palavras
Dados de Identificação
- Disciplina: Língua Portuguesa
- Ano: 2º Ano do Ensino Fundamental
- Duração: 2 aulas (50 minutos cada)
- Tema: Separação de sílabas, sílaba tônica, uso de R e RR, e construção de frases.
Objetivos de Aprendizagem
Ao final das aulas, os alunos serão capazes de:
- EF02LP04: Segmentar corretamente as palavras em sílabas orais.
- EF02LP05: Identificar a sílaba tônica em palavras polissílabas.
- EF02LP01: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso, identificando o som do R e RR.
- EF02LP08: Empregar o ponto final, o ponto de interrogação e o ponto de exclamação em diferentes tipos de frases.
- EF02LP12: Formar frases a partir de palavras dadas ou de imagens, respeitando as convenções da escrita (letra maiúscula no início, pontuação final).
Materiais Necessários
- Lousa e giz/marcador
- Cartolinas com palavras escritas em tamanho grande
- Canetinhas
- Folhas de atividades impressas
- Imagens diversas (animais, objetos, pessoas)
- Tesoura sem ponta
- Cola
- Dado com sílabas (opcional)
Desenvolvimento das Aulas
Aula 1: Sílabas, Sílaba Tônica e o Som do R
1. Aquecimento (10 minutos)
- Comece com a música "Se Essa Rua Fosse Minha" ou outra canção infantil conhecida, incentivando os alunos a baterem palmas a cada sílaba cantada.
- Pergunte: "Vocês perceberam que as palavras são formadas por pedacinhos? Como chamamos esses pedacinhos?" (Espera-se a resposta: sílabas).
2. Exploração – Separação de Sílabas (15 minutos)
- Escreva na lousa algumas palavras simples (ex: SAPO, BOLA, CASA, ESCOLA).
- Chame voluntários para "separar" as palavras batendo palmas e contando os pedacinhos.
- Apresente o conceito de sílaba como "um pedacinho da palavra que a gente fala de uma vez só".
- Mostre as regras básicas de separação (ex: vogal e consoante juntas, mas cada sílaba precisa de uma vogal).
- Atividade: Distribua cartões com palavras para os alunos separarem as sílabas visualmente, cortando a palavra em pedaços e colando-os em outra folha.
3. Exploração – Sílaba Tônica (15 minutos)
- Pegue as mesmas palavras da atividade anterior (SAPO, BOLA, CASA, ESCOLA).
- Explique que, em cada palavra, tem uma sílaba que é falada com mais força, como se a gente chamasse a palavra.
- Exemplo: "Se eu chamar a Sapo... Saaaaaa-PO! Qual sílaba eu estiquei mais?" (Esperar a resposta: SA).
- Realize essa dinâmica com outras palavras, como: CAFÉ (FÉ), MENINA (NI), BONECA (NE).
- Atividade: Em duplas, os alunos recebem uma lista de palavras e tentam identificar a sílaba tônica, circulando-a.
4. Exploração – O Som do R (10 minutos)
- Pergunte aos alunos: "Vocês conhecem a letra R? O R pode ter sons diferentes?"
- Escreva na lousa palavras com R brando (ex: ARARA, CARO, CADEIRA) e R forte (ex: RATO, CARRO, CORREIO).
- Pronuncie as palavras, exagerando o som do R.
- Explique que, no início da palavra, o R é sempre forte. No meio da palavra, entre vogais, ele pode ser brando (um R só) ou forte (dois RRs).
- Atividade: Jogo "Qual é o som do R?": Mostre imagens ou escreva palavras e os alunos levantam um cartão verde para R forte e um cartão vermelho para R brando.
Aula 2: O Uso de RR e Construção de Frases
1. Retomada (10 minutos)
- Revise rapidamente o conceito de sílaba e sílaba tônica, perguntando aos alunos exemplos.
- Retome a discussão sobre o som do R, reforçando que o RR só aparece entre vogais para ter o som forte.
2. Exploração – O Uso de RR (15 minutos)
- Escreva na lousa pares de palavras que mudam de sentido com um R ou dois Rs (ex: CARO / CARRO, MORO / MORRO, ARANHA / ARRANHA).
- Peça aos alunos para lerem em voz alta e notarem a diferença no som e no significado.
- Explique a regra: "Quando o R precisa ter um som bem forte entre duas vogais, usamos dois Rs juntos: o RR."
- Atividade: Complete as palavras com R ou RR. Ex: ca_o (carro/caro), fe_o (ferro/ferro).
3. Exploração – Construção de Frases (15 minutos)
- Pergunte: "O que é uma frase? Para que servem as frases?" (Esperar respostas como: "É uma ideia completa", "Serve para a gente se comunicar").
- Mostre imagens diversas (ex: um menino brincando, um cachorro correndo, uma flor colorida).
- Peça aos alunos para criarem frases sobre as imagens.
- Enfatize a necessidade de iniciar a frase com letra maiúscula e terminar com um ponto final (.), ponto de interrogação (?) ou ponto de exclamação (!).
- Explique a função de cada ponto:
- Ponto final (.): para terminar uma ideia.
- Ponto de interrogação (?): para fazer uma pergunta.
- Ponto de exclamação (!): para expressar emoção (alegria, susto, admiração).
- Atividade: Distribua folhas com algumas palavras soltas ou imagens. Os alunos devem formar frases com elas, usando a pontuação correta.
4. Atividade Final (10 minutos)
- Ditado de frases com palavras que contenham R/RR e exigindo a pontuação correta. Ex:
- O carro é rápido.
- Você gosta de arara?
- Que flor bonita!
- Correção coletiva no quadro, reforçando as regras trabalhadas.
Avaliação
- Observação Participativa: Acompanhar a participação dos alunos nas atividades, a compreensão dos conceitos e a interação com os colegas.
- Análise das Atividades Escritas: Verificar a aplicação das regras de separação silábica, identificação da sílaba tônica, uso correto de R e RR, e a construção de frases com pontuação adequada.
- Registro no Caderno: Verificar se os alunos conseguem registrar as informações e realizar os exercícios propostos.
Pontos de Atenção
- Diferenciação: Para alunos com dificuldades, oferecer apoio individualizado e atividades mais simples. Para os que avançam mais rápido, propor desafios adicionais (ex: criar frases mais complexas, identificar a sílaba tônica em palavras maiores).
- Material Concreto: Utilizar recursos visuais e manipuláveis para facilitar a compreensão dos conceitos abstratos.
- Contextualização: Sempre que possível, relacionar os conteúdos com situações do cotidiano dos alunos para tornar o aprendizado mais significativo.
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