Apresentamos um cartaz especial que mostra crianças cuidando da natureza, recolhendo o lixo e plantando árvores. É uma cena inspiradora que convida os pequenos a pensarem sobre como podemos ajudar o nosso planeta a ficar mais bonito e saudável.
Este desenho está esperando por cores vibrantes para ganhar vida e nos lembrar da importância da limpeza e do respeito ao meio ambiente. Educadores e pais, preparem os materiais de pintura! Com este plano de aula simples e cheio de aprendizado, vamos explorar juntos a beleza da natureza e como cada um pode fazer a diferença. Vamos colorir um futuro mais verde!
VOCÊ PODERÁ BAIXAR O CARTAZ EM PDF NO FINAL DA POSTAGEM ⬇️
Plano de Aula:
Ano Letivo: 1⁰ ao 5⁰ ano
Componente Curricular: Geografia, Ciências Naturais, Arte (interdisciplinar)
Tema: Cuidado com o Meio Ambiente e a Importância da Limpeza Urbana
Justificativa: A conscientização ambiental desde cedo é fundamental para formar cidadãos responsáveis e engajados na preservação do planeta. Esta atividade prática e colaborativa visa sensibilizar os alunos sobre a importância de manter os espaços públicos limpos, os impactos do lixo no meio ambiente e a necessidade de ações coletivas para um futuro mais sustentável. A pintura coletiva do cartaz reforça o senso de pertencimento e responsabilidade com o tema abordado.
Objetivos Gerais:
* Compreender a importância da limpeza e conservação dos espaços públicos.
* Identificar os diferentes tipos de resíduos e a importância da sua correta destinação.
* Desenvolver atitudes de respeito e cuidado com o meio ambiente.
* Estimular o trabalho em equipe e a colaboração.
* Expressar artisticamente a compreensão sobre o tema.
Objetivos Específicos:
* Reconhecer os elementos presentes na imagem do cartaz relacionados à limpeza e ao meio ambiente.
* Discutir os problemas causados pelo descarte inadequado de lixo.
* Identificar ações de cuidado e preservação ambiental representadas na imagem.
* Participar ativamente da pintura coletiva do cartaz, contribuindo com ideias e cores.
* Compreender que ações individuais e coletivas podem fazer a diferença na preservação do meio ambiente.
ANÚNCIO AQUI
Códigos da BNCC:
* Geografia:
* EF01GE08: Conhecer e utilizar vocabulário relativo às direções cardinais e colaterais na localização de objetos e lugares. (Pode ser explorado ao discutir a localização do lixo, árvores, etc.)
* EF02GE09: Identificar diferentes tipos de moradia e as funções dos diferentes espaços da moradia. (Ampliação para espaços públicos como "moradia" de plantas e animais).
* EF03GE02: Identificar e comparar diferentes formas de trabalho existentes no seu entorno e em outros lugares. (Pode ser relacionado ao trabalho de garis e outros profissionais da limpeza).
* EF04GE09: Identificar diferentes tipos de poluição (sonora, visual, do ar, da água, etc.) e seus efeitos na saúde humana e no ambiente. (Ao discutir o lixo como forma de poluição visual e potencial poluidor de outros elementos).
* EF05GE09: Identificar diferentes serviços públicos e sua importância para a organização da vida coletiva, especialmente aqueles relacionados ao saneamento básico e à gestão de resíduos.
* Ciências Naturais:
* EF01CI05: Identificar e nomear diferentes materiais de que são feitos os objetos que fazem parte do seu dia a dia. (Ao discutir os materiais do lixo).
* EF02CI01: Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função de cada uma delas. (Ao observar a árvore sendo plantada).
* EF02CI04: Descrever as características básicas do ambiente em que vive (tipos de solo, presença de água, tipos de vegetação e animais, temperatura, etc.), relacionando-as com os seres vivos que nele habitam. (Ao analisar o ambiente do parque).
* EF03CI04: Identificar características da qualidade do solo e relacioná-las com seu uso e conservação. (Implícito na importância de um ambiente limpo para o crescimento das plantas).
* EF04CI04: Analisar e construir cadeias alimentares simples em ambientes naturais e identificar o papel dos seres vivos que as compõem. (Pode ser abordado ao discutir como o lixo afeta os animais).
* EF05CI01: Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciam que o ar é uma mistura de diferentes gases. (Embora não diretamente ligado à imagem, pode ser um ponto de partida para discutir a poluição do ar).
* Arte:
* EF15AR01: Experimentar e criar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, modelagem, fotografia, vídeo etc.), explorando diversos materiais. (A pintura coletiva do cartaz).
* EF15AR02: Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.). (Ao discutir a composição do cartaz e as cores a serem utilizadas).
* EF15AR04: Experimentar diferentes formas de expressão artística, utilizando materiais, instrumentos e suportes variados. (A pintura em um suporte grande como um cartaz).
* EF15AR23: Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas. (A arte como forma de expressar a compreensão sobre o meio ambiente).
Materiais:
* Cópia ampliada da imagem para servir como cartaz.
* Lápis de cor, giz de cera, canetinhas hidrográficas, tintas (opcional).
* Pincéis (se usar tinta).
* Potes com água para limpeza dos pincéis (se usar tinta).
* Jornais ou plástico para proteger a superfície (se usar tinta).
Desenvolvimento da Aula:
1º Momento (Aproximação e Discussão - aproximadamente 30 minutos):
* Iniciar a aula mostrando a imagem do cartaz para os alunos.
* Promover uma roda de conversa sobre o que eles observam na imagem.
* Questionar:
* O que as crianças estão fazendo?
* O que está sendo recolhido?
* Quais elementos da natureza vocês identificam?
* O que acontece com o lixo quando não é jogado no lugar certo?
* Por que é importante cuidar do meio ambiente?
* Já participaram de alguma atividade de limpeza? Como foi?
* Registrar as falas dos alunos e os principais pontos levantados.
2º Momento (Exploração da Imagem e Conceitos - aproximadamente 30 minutos):
* Direcionar o olhar dos alunos para os detalhes da imagem, como o lixo no rio, a árvore sendo plantada, a lixeira de recicláveis, os animais presentes.
* Explicar a importância da reciclagem e como separar o lixo corretamente.
* Discutir os benefícios de plantar árvores para o meio ambiente.
* Abordar os impactos negativos do lixo nos rios, na terra e para os animais.
* Relacionar a imagem com o tema da limpeza urbana e o papel de cada um na manutenção de espaços limpos.
3º Momento (Pintura Coletiva do Cartaz - aproximadamente 50 minutos):
* Organizar os alunos para a pintura coletiva do cartaz.
* Distribuir os materiais de pintura.
* Estimular a colaboração e o respeito pelas ideias dos colegas na escolha das cores e na forma de pintar.
* Orientar os alunos a colorirem os diferentes elementos da imagem, reforçando os conceitos discutidos (ex: pintar o lixo com cores escuras, a natureza com cores vibrantes).
* Circular pela sala, auxiliando os alunos e incentivando a criatividade.
4º Momento (Socialização e Reflexão Final - aproximadamente 20 minutos):
* Expor o cartaz finalizado em um local visível na escola.
* Promover uma conversa sobre a experiência da pintura coletiva e o aprendizado sobre o tema.
* Questionar:
* O que vocês mais gostaram de pintar?
* O que aprenderam sobre a importância de cuidar do meio ambiente?
* O que podemos fazer no nosso dia a dia para ajudar a manter a escola e a comunidade limpas?
* Registrar as conclusões da turma.
Avaliação:
* A avaliação será processual e contínua, considerando a participação e o envolvimento dos alunos nas discussões, a colaboração durante a pintura coletiva e a compreensão dos conceitos abordados, demonstrada nas falas e na representação artística.
Extensão:
* Promover uma pequena ação de limpeza na área externa da escola.
* Criar cartazes individuais sobre a importância da reciclagem e do descarte correto do lixo.
* Realizar uma pesquisa sobre os serviços de limpeza urbana do município.
* Convidar um profissional da área ambiental para conversar com os alunos.
Este plano de aula é uma sugestão e pode ser adaptado de acordo com a realidade e as necessidades de cada turma. O objetivo principal é utilizar a imagem como ponto de partida para uma reflexão profunda e a construção de atitudes positivas em relação ao meio ambiente.
Autor: Nosso Espaço da Educação
BAIXAR EM PDF AQUI
2 Comentários
Boa tarde, pode repostar o livro alegria do saber? Ou me mandar o link pra download?? Ficaria muito grato
ResponderExcluirRepostei!!! O link é esse: https://drive.google.com/file/d/1E37tTtex1bHXbmqB_yd-2wPoLhX8kRlr/view?usp=drivesdk
ExcluirOlá, seja bem-vindo. Não saia sem antes comentar!