Ad Code

Cartaz e Plano de Aula: Mutirão de Limpeza e Conscientização Ambiental

 Apresentamos um cartaz especial que mostra crianças cuidando da natureza, recolhendo o lixo e plantando árvores. É uma cena inspiradora que convida os pequenos a pensarem sobre como podemos ajudar o nosso planeta a ficar mais bonito e saudável.

Este desenho está esperando por cores vibrantes para ganhar vida e nos lembrar da importância da limpeza e do respeito ao meio ambiente. Educadores e pais, preparem os materiais de pintura! Com este plano de aula simples e cheio de aprendizado, vamos explorar juntos a beleza da natureza e como cada um pode fazer a diferença. Vamos colorir um futuro mais verde!

VOCÊ PODERÁ BAIXAR O CARTAZ EM PDF NO FINAL DA POSTAGEM ⬇️


 













 


Plano de Aula

Ano Letivo: 1⁰ ao 5⁰ ano

Componente Curricular: Geografia, Ciências Naturais, Arte (interdisciplinar)

Tema: Cuidado com o Meio Ambiente e a Importância da Limpeza Urbana

Justificativa: A conscientização ambiental desde cedo é fundamental para formar cidadãos responsáveis e engajados na preservação do planeta. Esta atividade prática e colaborativa visa sensibilizar os alunos sobre a importância de manter os espaços públicos limpos, os impactos do lixo no meio ambiente e a necessidade de ações coletivas para um futuro mais sustentável. A pintura coletiva do cartaz reforça o senso de pertencimento e responsabilidade com o tema abordado.

Objetivos Gerais:

 * Compreender a importância da limpeza e conservação dos espaços públicos.

 * Identificar os diferentes tipos de resíduos e a importância da sua correta destinação.

 * Desenvolver atitudes de respeito e cuidado com o meio ambiente.

 * Estimular o trabalho em equipe e a colaboração.

 * Expressar artisticamente a compreensão sobre o tema.

Objetivos Específicos:

 * Reconhecer os elementos presentes na imagem do cartaz relacionados à limpeza e ao meio ambiente.

 * Discutir os problemas causados pelo descarte inadequado de lixo.

 * Identificar ações de cuidado e preservação ambiental representadas na imagem.

 * Participar ativamente da pintura coletiva do cartaz, contribuindo com ideias e cores.

 * Compreender que ações individuais e coletivas podem fazer a diferença na preservação do meio ambiente.


ANÚNCIO AQUI 


Códigos da BNCC:

 * Geografia:

   * EF01GE08: Conhecer e utilizar vocabulário relativo às direções cardinais e colaterais na localização de objetos e lugares. (Pode ser explorado ao discutir a localização do lixo, árvores, etc.)

   * EF02GE09: Identificar diferentes tipos de moradia e as funções dos diferentes espaços da moradia. (Ampliação para espaços públicos como "moradia" de plantas e animais).

   * EF03GE02: Identificar e comparar diferentes formas de trabalho existentes no seu entorno e em outros lugares. (Pode ser relacionado ao trabalho de garis e outros profissionais da limpeza).

   * EF04GE09: Identificar diferentes tipos de poluição (sonora, visual, do ar, da água, etc.) e seus efeitos na saúde humana e no ambiente. (Ao discutir o lixo como forma de poluição visual e potencial poluidor de outros elementos).

   * EF05GE09: Identificar diferentes serviços públicos e sua importância para a organização da vida coletiva, especialmente aqueles relacionados ao saneamento básico e à gestão de resíduos.

 * Ciências Naturais:

   * EF01CI05: Identificar e nomear diferentes materiais de que são feitos os objetos que fazem parte do seu dia a dia. (Ao discutir os materiais do lixo).

   * EF02CI01: Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função de cada uma delas. (Ao observar a árvore sendo plantada).

   * EF02CI04: Descrever as características básicas do ambiente em que vive (tipos de solo, presença de água, tipos de vegetação e animais, temperatura, etc.), relacionando-as com os seres vivos que nele habitam. (Ao analisar o ambiente do parque).

   * EF03CI04: Identificar características da qualidade do solo e relacioná-las com seu uso e conservação. (Implícito na importância de um ambiente limpo para o crescimento das plantas).

   * EF04CI04: Analisar e construir cadeias alimentares simples em ambientes naturais e identificar o papel dos seres vivos que as compõem. (Pode ser abordado ao discutir como o lixo afeta os animais).

   * EF05CI01: Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciam que o ar é uma mistura de diferentes gases. (Embora não diretamente ligado à imagem, pode ser um ponto de partida para discutir a poluição do ar).

 * Arte:

   * EF15AR01: Experimentar e criar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, modelagem, fotografia, vídeo etc.), explorando diversos materiais. (A pintura coletiva do cartaz).

   * EF15AR02: Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.). (Ao discutir a composição do cartaz e as cores a serem utilizadas).

   * EF15AR04: Experimentar diferentes formas de expressão artística, utilizando materiais, instrumentos e suportes variados. (A pintura em um suporte grande como um cartaz).

   * EF15AR23: Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas. (A arte como forma de expressar a compreensão sobre o meio ambiente).

Materiais:

 * Cópia ampliada da imagem para servir como cartaz.

 * Lápis de cor, giz de cera, canetinhas hidrográficas, tintas (opcional).

 * Pincéis (se usar tinta).

 * Potes com água para limpeza dos pincéis (se usar tinta).

 * Jornais ou plástico para proteger a superfície (se usar tinta).

Desenvolvimento da Aula:

1º Momento (Aproximação e Discussão - aproximadamente 30 minutos):

 * Iniciar a aula mostrando a imagem do cartaz para os alunos.

 * Promover uma roda de conversa sobre o que eles observam na imagem.

 * Questionar:

   * O que as crianças estão fazendo?

   * O que está sendo recolhido?

   * Quais elementos da natureza vocês identificam?

   * O que acontece com o lixo quando não é jogado no lugar certo?

   * Por que é importante cuidar do meio ambiente?

   * Já participaram de alguma atividade de limpeza? Como foi?

 * Registrar as falas dos alunos e os principais pontos levantados.

2º Momento (Exploração da Imagem e Conceitos - aproximadamente 30 minutos):

 * Direcionar o olhar dos alunos para os detalhes da imagem, como o lixo no rio, a árvore sendo plantada, a lixeira de recicláveis, os animais presentes.

 * Explicar a importância da reciclagem e como separar o lixo corretamente.

 * Discutir os benefícios de plantar árvores para o meio ambiente.

 * Abordar os impactos negativos do lixo nos rios, na terra e para os animais.

 * Relacionar a imagem com o tema da limpeza urbana e o papel de cada um na manutenção de espaços limpos.

3º Momento (Pintura Coletiva do Cartaz - aproximadamente 50 minutos):

 * Organizar os alunos para a pintura coletiva do cartaz.

 * Distribuir os materiais de pintura.

 * Estimular a colaboração e o respeito pelas ideias dos colegas na escolha das cores e na forma de pintar.

 * Orientar os alunos a colorirem os diferentes elementos da imagem, reforçando os conceitos discutidos (ex: pintar o lixo com cores escuras, a natureza com cores vibrantes).

 * Circular pela sala, auxiliando os alunos e incentivando a criatividade.

4º Momento (Socialização e Reflexão Final - aproximadamente 20 minutos):

 * Expor o cartaz finalizado em um local visível na escola.

 * Promover uma conversa sobre a experiência da pintura coletiva e o aprendizado sobre o tema.

 * Questionar:

   * O que vocês mais gostaram de pintar?

   * O que aprenderam sobre a importância de cuidar do meio ambiente?

   * O que podemos fazer no nosso dia a dia para ajudar a manter a escola e a comunidade limpas?

 * Registrar as conclusões da turma.


 


Avaliação:

 * A avaliação será processual e contínua, considerando a participação e o envolvimento dos alunos nas discussões, a colaboração durante a pintura coletiva e a compreensão dos conceitos abordados, demonstrada nas falas e na representação artística.

Extensão:

 * Promover uma pequena ação de limpeza na área externa da escola.

 * Criar cartazes individuais sobre a importância da reciclagem e do descarte correto do lixo.

 * Realizar uma pesquisa sobre os serviços de limpeza urbana do município.

 * Convidar um profissional da área ambiental para conversar com os alunos.

Este plano de aula é uma sugestão e pode ser adaptado de acordo com a realidade e as necessidades de cada turma. O objetivo principal é utilizar a imagem como ponto de partida para uma reflexão profunda e a construção de atitudes positivas em relação ao meio ambiente.

Autor: Nosso Espaço da Educação 

BAIXAR EM PDF AQUI 


Postar um comentário

2 Comentários

  1. Boa tarde, pode repostar o livro alegria do saber? Ou me mandar o link pra download?? Ficaria muito grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Repostei!!! O link é esse: https://drive.google.com/file/d/1E37tTtex1bHXbmqB_yd-2wPoLhX8kRlr/view?usp=drivesdk

      Excluir

Olá, seja bem-vindo. Não saia sem antes comentar!