Consciência Negra na Educação Infantil: Valorizando Nossas Raízes e Diversidade
Celebrar a Consciência Negra na educação infantil é fundamental para promover o respeito à diversidade, a valorização da cultura afro-brasileira e o combate ao racismo desde cedo. Mais do que uma data, é uma oportunidade de construir um ambiente escolar inclusivo, onde todas as crianças se sintam representadas e valorizadas.
Nesta postagem, apresentamos um plano de aula detalhado com atividades lúdicas e engajadoras, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para você aplicar com seus pequenos.
Plano de Aula: Consciência Negra na Educação Infantil
Tema: Valorizando Nossas Raízes e Cores
- Público-alvo: Crianças da Educação Infantil (4 a 5 anos)
- Duração: 3 encontros de 45-60 minutos (ou adaptável conforme a necessidade)
- Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (BNCC):
EI03EO05: Demonstrar valorização das características do seu corpo e do corpo dos outros, com base em atitudes de respeito às diferenças.
EI03TS02: Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03EF01: Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
EI03CG01: Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e pensamentos nas situações do cotidiano.
Materiais Necessários:
- Imagens de pessoas de diferentes etnias (especialmente afrodescendentes)
- Livros infantis que abordem a temática da diversidade e cultura africana/afro-brasileira (ex: "Menina Bonita do Laço de Fita", "O Cabelo de Lelê")
- Tintas, lápis de cor, giz de cera
- Papel sulfite, papel cartaz
- Tesoura sem ponta, cola
- Retalhos de tecidos coloridos, lã, barbante
- Espelhos
- Instrumentos musicais (tambores, chocalhos - ou materiais para confeccioná-los)
- Música africana e afro-brasileira
Atividades Sugeridas:
Encontro 1: Minha Pele, Minha Cor, Minha História
Roda de Conversa – "Somos Todos Diferentes e Especiais": Inicie perguntando às crianças sobre as cores da pele, dos cabelos, dos olhos. Use um espelho para que cada criança observe suas próprias características.
Sugestão de Pergunta: "Que cor é a sua pele? E a do seu amigo? Todas as cores são bonitas, não é?"
BNCC: EI03EO05
Leitura de Livros: Apresente livros infantis que celebrem a diversidade e a beleza da cultura negra. (Ex: "Menina Bonita do Laço de Fita", de Ana Maria Machado). Converse sobre a história e os personagens.
BNCC: EI03EF01
Atividade de Artes – "Autorretrato Colorido": Peça às crianças para desenharem a si mesmas, prestando atenção à cor da sua pele, cabelos e olhos. Ofereça uma variedade de tons de tintas e lápis para que possam escolher a cor que mais se aproxima da sua pele.
BNCC: EI03TS02
Encontro 2: Sons e Ritmos da África
Exploração Musical: Apresente músicas africanas e afro-brasileiras. Permita que as crianças dancem e explorem os ritmos livremente.
Sugestão: Use músicas do grupo "Palavra Cantada" que abordem a temática ou ritmos de maracatu e congado.
BNCC: EI03CG01
Confeccionando Nossos Instrumentos: Com materiais recicláveis (latas, garrafas PET, grãos, sementes), ajude as crianças a confeccionar seus próprios chocalhos e tambores.
Veja confecção de instrumentos AQUI
BNCC: EI03TS02
Roda de Capoeira (Adaptada): Se possível, convide um capoeirista para uma breve demonstração ou mostre vídeos. Em seguida, oriente as crianças a imitar alguns movimentos básicos de forma lúdica, explorando o corpo e o ritmo.
BNCC: EI03CG01
Encontro 3: Meus Cabelos, Minha Coroa!
Roda de Conversa – "Cabelos de Todos os Tipos": Converse sobre a diversidade de cabelos (lisos, cacheados, crespos, curtos, longos). Mostre imagens de pessoas com diferentes tipos de cabelo, valorizando a beleza de cada um.
Sugestão de Pergunta: "O seu cabelo é parecido com qual desses? Todos os cabelos são bonitos!"
BNCC: EI03EO05
Atividade de Colagem – "Meus Cabelos, Minha Arte": Utilize a atividade que preparei para vocês! As crianças poderão colorir o rosto e, no espaço destinado aos cabelos, colar pedacinhos de papel, lã, barbante ou outros materiais, explorando diferentes texturas e cores para criar penteados únicos.
Aqui está a atividade que você pode imprimir:



0 Comentários
Olá, seja bem-vindo. Não saia sem antes comentar!