Atividade escolar e Plano de aula: Aprendendo as vogais.

Atividade escolar e Plano de aula: Aprendendo as vogais.

Abaixo você encontrará as atividades para salvar a imagem, o plano de aula e as atividades em PDF.




Nome: ____________________
Data: ____/____/_____

1. Complete as palavras com a vogal que está faltando:

a) C___ S___    🏠
b) P___ T___    🦆
c) B___ L___     ⚽
d) M___ Ç___   🍎
e) S___ P___     🥣

2. Pinte as vogais nas palavras abaixo:

MACACO - ESCOLA - URSO - ELEFANTE - IGREJA

3. Circule todas as vogais na frase abaixo:

"O elefante e o urso são amigos."

4. Ligue as vogais aos desenhos que começam com elas:

(O)                           🥑 Abacate
(I)                            🐘 Elefante
(U)                          🏠 Igreja
(E)                          👓 Óculos
(A)                          🦄 Unicórnio

5. Pesquise e escreva uma palavra para cada vogal:

A: __________
E: __________
I: __________
O: __________
U: __________








Plano de Aula: Trabalhando as Vogais

Público-alvo: Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental
Duração: 50 minutos

Habilidade da BNCC:

EI03EF03 – Reconhecer e valorizar a escrita do próprio nome e de outras palavras do cotidiano, percebendo sua função social.
EF01LP02 – Reconhecer o sistema de escrita alfabética, identificando letras e sua organização em palavras.

Objetivos:

Identificar e completar palavras com vogais.
Reconhecer e destacar as vogais em diferentes palavras.
Relacionar imagens com as vogais iniciais de seus nomes.
Escrever palavras que iniciam com cada vogal.

Materiais:

Fichas de atividades impressas (conforme as imagens enviadas).
Lápis de cor ou giz de cera.
Quadro e pincel/lápis para quadro branco.

Desenvolvimento:

1. Roda de conversa (10 min)

Iniciar perguntando às crianças se conhecem as vogais e pedindo que as digam em voz alta.
Mostrar cartazes ou escrever no quadro as vogais (A, E, I, O, U).
Cantar uma música educativa sobre as vogais para reforçar a memorização.

2. Atividades escritas (30 min).

Atividade 1: Completar as palavras com as vogais que faltam.
Atividade 2: Pintar as vogais dentro das palavras apresentadas.
Atividade 3: Circular todas as vogais na frase dada.
Atividade 4: Ligar as vogais às imagens correspondentes.
Atividade 5: Escrever uma palavra para cada vogal.

3. Correção e feedback (10 min).

Corrigir coletivamente as atividades no quadro, pedindo para as crianças compartilharem suas respostas.
Reforçar a importância das vogais na formação das palavras.

Avaliação:

Observar a participação dos alunos durante a roda de conversa.
Analisar as respostas das atividades, verificando se identificam corretamente as vogais.
Estimular e reforçar positivamente os avanços individuais.
Esse plano de aula ajudará as crianças a fixarem as vogais de maneira lúdica e interativa!



Baixar em PDF AQUI 




Profª Marcela Cris.

Postar um comentário

0 Comentários