Baixar grátis - Jogo da Memória: Alfabeto. (Plano de aula com códigos da BNCC).

Baixar grátis - Jogo da Memória: Alfabeto. (Plano de aula com códigos da BNCC).

 

A Importância do Jogo da Memória na Alfabetização



A alfabetização é um processo essencial no desenvolvimento infantil, e o uso de jogos educativos pode torná-lo mais eficaz e envolvente. Entre essas atividades, o jogo da memória se destaca por estimular a atenção, a concentração e o reconhecimento de palavras e imagens, habilidades fundamentais na aprendizagem da leitura e da escrita.


O Papel do Jogo da Memória na Alfabetização

O jogo da memória contribui para a alfabetização ao:

  • Estimular a percepção visual e auditiva: As crianças associam imagens a palavras, favorecendo o reconhecimento de letras e fonemas.
  • Desenvolver a consciência fonológica: O jogo pode ser adaptado para trabalhar rimas, aliterações e sílabas, facilitando a leitura.
  • Ampliar o vocabulário: Por meio da correspondência de palavras e figuras, os alunos enriquecem sua linguagem.
  • Promover a socialização e o trabalho em equipe: Quando jogado em grupo, as crianças aprendem a esperar a vez, respeitar regras e interagir com os colegas.

BNCC e o Jogo da Memória

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta o ensino no Brasil e inclui diretrizes para a alfabetização. O jogo da memória atende aos seguintes códigos da BNCC para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental – Anos Iniciais:

  • EI03EF03 – Reconhecer semelhanças e diferenças entre as palavras, observando aspectos sonoros e gráficos.
  • EF01LP02 – Reconhecer palavras e frases em diferentes contextos, estabelecendo relações entre texto e imagem.
  • EF01LP05 – Identificar fonemas e grafemas, percebendo sua relação na escrita.
  • EF01LP06 – Relacionar letras e seus sons na leitura de palavras.

 

Plano de Aula: Jogo da Memória na Alfabetização

Tema: Aprendendo a ler com o Jogo da Memória

Público-alvo: Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental

Objetivo: Desenvolver a consciência fonológica e a associação entre imagem e palavra para aprimorar a alfabetização.

Etapas da Aula:

  1. Aquecimento (10 min)

    • Conversa inicial sobre jogos e suas regras.
    • Apresentação do jogo da memória e explicação de sua mecânica.
  2. Desenvolvimento (25 min)

    • Distribuição dos jogos da memória (cartas com figuras e palavras).
    • Formação de duplas ou pequenos grupos.
    • As crianças jogam, tentando formar pares corretos.
    • O professor media o jogo, ajudando na identificação de palavras e fonemas.
  3. Reflexão (15 min)

    • Discussão sobre as palavras encontradas e sua relação com as imagens.
    • Perguntas como: "Que palavras começam com a mesma letra?", "Quais rimas vocês encontraram?"
  4. Finalização (10 min)

    • Registro no caderno: desenho e escrita de algumas palavras do jogo.
    • Roda de conversa para compartilhar experiências.

Materiais:

  • Cartas com imagens e palavras correspondentes.
  • Cartolina e canetas para criação de novas cartas pelos alunos.

Avaliação:

  • Observação da participação dos alunos no jogo.
  • Análise do envolvimento na identificação de palavras e fonemas.
  • Produção escrita das palavras reconhecidas.

Conclusão:

O jogo da memória é uma ferramenta poderosa para a alfabetização, pois alia aprendizado e diversão. Integrado às práticas pedagógicas, ele contribui para o desenvolvimento da leitura e escrita, respeitando as diretrizes da BNCC e favorecendo a aprendizagem significativa.

Incentivar o uso de jogos na sala de aula é uma forma eficaz de tornar o ensino mais dinâmico e atrativo para as crianças.

Gostou da atividade? Compartilhe suas experiências nos comentários!


Salve as imagens ou salve em PDF no final da postagem.


Plano de aula - Jogo da memória com alfabeto 

Público-alvo:

Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental

Objetivo Geral:

Desenvolver a consciência fonológica e a associação entre letras e seus sons, facilitando o reconhecimento do alfabeto.

Objetivos Específicos:

  • Identificar e nomear as letras do alfabeto.
  • Relacionar as letras com sons e imagens.
  • Estimular a memória, atenção e concentração.

Habilidades da BNCC:

  • EF01LP02 – Nomear as letras do alfabeto e relacioná-las aos seus respectivos sons.
  • EF01LP05 – Identificar fonemas e grafemas, percebendo sua relação na escrita.
  • EF01LP06 – Relacionar letras e seus sons na leitura de palavras.

Etapas da Aula

1. Início (10 minutos) – Ativação do Conhecimento Prévio

  • Conversa inicial sobre o alfabeto: "Quais letras vocês já conhecem?"
  • Cantar uma música do alfabeto para engajar os alunos.

2. Desenvolvimento (30 minutos) – Jogo da Memória com Alfabeto

Materiais:

  • Cartas com letras do alfabeto (maiúsculas e minúsculas).
  • Cartas com imagens de objetos que começam com cada letra.

Passo a Passo:

  1. Organizar os alunos em pequenos grupos.
  2. Distribuir as cartas viradas para baixo.
  3. Explicar as regras: cada aluno, na sua vez, vira duas cartas tentando encontrar pares (letra + imagem correspondente).
  4. Ao encontrar um par, o aluno deve dizer o nome da letra e do objeto em voz alta.
  5. Vence quem formar mais pares corretos.

3. Reflexão e Registro (15 minutos)

  • Perguntar aos alunos quais letras e palavras mais gostaram.
  • Desenhar e escrever algumas letras e palavras trabalhadas no jogo.
  • Roda de conversa sobre a importância de conhecer o alfabeto.

4. Encerramento (5 minutos)

  • Relembrar a atividade e reforçar que as letras formam palavras que usamos todos os dias.
  • Cantar novamente a música do alfabeto para fixação.

Avaliação:

  • Observar se os alunos conseguem identificar as letras e associá-las corretamente às imagens.
  • Participação no jogo e no momento de registro.
  • Capacidade de verbalizar os sons das letras e relacioná-los às palavras.

Conclusão:

O jogo da memória com o alfabeto é uma estratégia lúdica e eficaz para ensinar as letras, tornando a alfabetização mais divertida e interativa. Além de estimular o reconhecimento das letras, a atividade favorece a memória e a socialização dos alunos.




Baixar em PDF AQUI



Postar um comentário

0 Comentários