PLANEJAMENTO ANUAL - 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

PLANEJAMENTO ANUAL - 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 Segue abaixo um exemplo de planejamento anual para o 3º ano do Ensino Fundamental, alinhado aos códigos da BNCC. Este planejamento abrange as áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, distribuídas por bimestres.





PLANEJAMENTO ANUAL - 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

1º BIMESTRE

Foco Geral: Reforçar conhecimentos prévios, desenvolver habilidades de leitura e escrita, e introduzir conceitos básicos em todas as áreas.

Língua Portuguesa

  • Habilidades BNCC:
    • (EF15LP01) Identificar informações explícitas em textos.
    • (EF03LP03) Produzir textos narrativos curtos com coerência.
    • (EF03LP05) Identificar elementos básicos da narrativa (personagens, enredo, cenário).
  • Atividades: Leitura de fábulas, produção de textos narrativos, interpretação de textos informativos.

Matemática

  • Habilidades BNCC:
    • (EF03MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até 1.000.
    • (EF03MA04) Resolver problemas de adição e subtração.
    • (EF03MA18) Identificar figuras geométricas planas e tridimensionais.
  • Atividades: Jogos de contagem, problemas de adição/subtração, exploração de formas geométricas.

Ciências

  • Habilidades BNCC:
    • (EF03CI01) Identificar as partes do corpo humano e suas funções.
    • (EF03CI02) Reconhecer hábitos saudáveis relacionados à alimentação e higiene.
  • Atividades: Confecção de cartazes sobre hábitos saudáveis, atividades práticas sobre o corpo humano.

História

  • Habilidades BNCC:
    • (EF03HI01) Identificar diferenças entre passado e presente.
    • (EF03HI04) Reconhecer a importância das tradições e costumes da comunidade.
  • Atividades: Linha do tempo pessoal, pesquisa sobre tradições familiares.

Geografia

  • Habilidades BNCC:
    • (EF03GE01) Localizar-se no espaço escolar e comunitário.
    • (EF03GE02) Representar o espaço por meio de desenhos e maquetes.
  • Atividades: Criação de mapas simples da escola e da vizinhança.

2º BIMESTRE

Foco Geral: Aprimorar a leitura e escrita, resolver problemas envolvendo operações matemáticas e explorar conceitos de natureza e sociedade.

Língua Portuguesa

  • Habilidades BNCC:
    • (EF03LP10) Reconhecer diferentes tipos de textos (cartas, bilhetes, convites).
    • (EF03LP13) Reescrever textos com base em histórias lidas.
  • Atividades: Leitura e produção de bilhetes e cartas, reescrita de contos.

Matemática

  • Habilidades BNCC:
    • (EF03MA06) Explorar a tabuada para resolver problemas de multiplicação.
    • (EF03MA09) Resolver problemas de divisão com números naturais.
  • Atividades: Jogos de multiplicação e divisão, resolução de problemas contextualizados.

Ciências

  • Habilidades BNCC:
    • (EF03CI04) Compreender o ciclo de vida dos seres vivos.
    • (EF03CI06) Identificar plantas e animais de diferentes ambientes.
  • Atividades: Plantio de sementes, observação de animais e plantas locais.

História

  • Habilidades BNCC:
    • (EF03HI06) Compreender a importância de eventos históricos para a formação da comunidade.
    • (EF03HI08) Reconhecer monumentos e patrimônios culturais locais.
  • Atividades: Pesquisa sobre monumentos históricos, elaboração de apresentações.

Geografia

  • Habilidades BNCC:
    • (EF03GE03) Identificar os pontos cardeais e sua relação com o sol.
    • (EF03GE05) Reconhecer os diferentes tipos de paisagens (rurais e urbanas).
  • Atividades: Construção de uma bússola simples, diferenciação de paisagens em fotos.

3º BIMESTRE

Foco Geral: Fortalecer a produção textual, ampliar habilidades matemáticas e compreender a interação entre os seres vivos e o ambiente.

Língua Portuguesa

  • Habilidades BNCC:
    • (EF03LP17) Produzir textos informativos com base em pesquisas.
    • (EF03LP19) Identificar causas e consequências em textos explicativos.
  • Atividades: Produção de textos informativos sobre animais e plantas.

Matemática

  • Habilidades BNCC:
    • (EF03MA13) Resolver problemas envolvendo medidas de tempo, comprimento e massa.
    • (EF03MA15) Construir tabelas e gráficos simples.
  • Atividades: Medição de objetos, construção de gráficos a partir de pesquisas em sala.

Ciências

  • Habilidades BNCC:
    • (EF03CI09) Compreender a interação entre seres vivos e o meio ambiente.
    • (EF03CI11) Reconhecer a importância da preservação ambiental.
  • Atividades: Experimentos simples sobre ecossistemas, debates sobre reciclagem.

História

  • Habilidades BNCC:
    • (EF03HI10) Identificar o impacto de tecnologias no cotidiano ao longo do tempo.
  • Atividades: Pesquisa sobre tecnologias antigas e atuais.

Geografia

  • Habilidades BNCC:
    • (EF03GE08) Relacionar os elementos naturais e sociais nas paisagens.
  • Atividades: Observação e descrição de paisagens locais.

4º BIMESTRE

Foco Geral: Consolidar aprendizagens, promover projetos interdisciplinares e revisar os conteúdos principais do ano.

Língua Portuguesa

  • Habilidades BNCC:
    • (EF03LP22) Produzir histórias em quadrinhos ou textos multimodais.
    • (EF03LP23) Revisar textos próprios e de colegas com base em critérios combinados.
  • Atividades: Criação de HQs, oficinas de revisão textual.

Matemática

  • Habilidades BNCC:
    • (EF03MA20) Resolver problemas envolvendo dinheiro.
    • (EF03MA22) Realizar operações combinadas de adição e multiplicação.
  • Atividades: Simulação de compras e vendas, resolução de problemas complexos.

Ciências

  • Habilidades BNCC:
    • (EF03CI12) Desenvolver projetos relacionados à preservação ambiental.
  • Atividades: Criação de campanhas de conscientização ambiental.

História e Geografia

  • Habilidades BNCC:
    • (EF03HI12) Participar de projetos que valorizem a memória e cultura local.
    • (EF03GE10) Relacionar hábitos de consumo com impacto ambiental.
  • Atividades: Projetos interdisciplinares envolvendo a história e a geografia local.

DICAS GERAIS

  1. Interdisciplinaridade: Trabalhe projetos que integrem os conteúdos de diferentes áreas.
  2. Lúdico e prático: Utilize jogos, músicas e experimentos para envolver os alunos.
  3. Avaliação contínua: Acompanhe o progresso dos alunos com atividades diagnósticas e formativas ao longo do ano.

Postar um comentário

0 Comentários