PLANO DE AULA - PRIMEIRO DIA DE AULA
1. Dados da Aula
- Série: 6º Ano do Ensino Fundamental (pode ser adaptado para outros anos)
- Disciplina: Acolhimento / Integração
- Duração: 50 minutos
- Objetivo Geral: Criar um ambiente acolhedor e estabelecer as bases para uma convivência respeitosa e produtiva durante o ano letivo.
2. Objetivos Específicos
- Conhecer os alunos e suas expectativas para o ano letivo.
- Apresentar-se e criar um vínculo inicial com os estudantes.
- Estabelecer regras e normas de convivência para a turma.
- Promover uma atividade de integração entre os alunos.
- Estimular um clima de confiança e respeito mútuo.
3. Conteúdo
- Apresentação dos alunos e do professor.
- Regras de convivência na sala de aula.
- Dinâmica de integração.
- Expectativas para o ano letivo.
4. Metodologia
Acolhimento Inicial (5 minutos)
- Início da aula com uma recepção calorosa, perguntando como cada aluno está se sentindo.
- O professor se apresenta de forma descontraída, compartilhando um pouco sobre suas expectativas para o ano e criando uma atmosfera amigável.
Apresentação dos Alunos (10 minutos)
- Solicitar que cada aluno diga seu nome, idade e uma curiosidade sobre si (pode ser um hobby, algo que goste de fazer no tempo livre ou uma curiosidade engraçada).
- Essa atividade cria um clima de integração e permite que os alunos se conheçam melhor.
Estabelecimento de Regras (10 minutos)
- O professor apresenta as regras básicas de convivência na sala de aula, com foco em respeito, escuta e organização.
- As regras podem ser discutidas de forma coletiva, pedindo sugestões aos alunos para que se sintam parte da construção do ambiente de aprendizado.
- Exemplo de regras:
- Levantar a mão para falar.
- Respeitar a vez de cada um.
- Manter o ambiente limpo.
- Não interromper o professor ou os colegas.
- Deixar claro que estas regras são para garantir um ambiente agradável e produtivo.
Dinâmica de Integração (15 minutos)
- Dinâmica "Quem Sou Eu?":
- O professor entrega uma folha em branco para cada aluno e pede para que escrevam 3 coisas sobre si mesmos (pode incluir: um desejo para o ano, uma coisa que gostam de fazer e algo que têm medo).
- Depois, os alunos devem compartilhar uma das informações com a turma (sem revelar quem escreveu).
- O professor pode iniciar compartilhando também.
- Essa dinâmica promove a integração e o sentimento de empatia entre os alunos.
- Dinâmica "Quem Sou Eu?":
Expectativas para o Ano Letivo (5 minutos)
- Solicitar que os alunos compartilhem o que esperam para o ano letivo.
- O professor pode escrever no quadro as palavras-chave das expectativas dos alunos, criando um mural de expectativas que será revisitado ao longo do ano.
Fechamento (5 minutos)
- Reforçar que o objetivo do ano é aprender, crescer juntos e construir um ambiente de respeito.
- Despedir-se de maneira positiva, agradecendo a participação de todos.
5. Recursos
- Quadro e marcador.
- Folhas em branco e canetas para cada aluno.
- Espaço para a dinâmica (pode ser feito em círculo ou em fileiras, dependendo do número de alunos).
6. Avaliação
- Avaliação não formal, observando como os alunos interagem durante a atividade de integração e as discussões sobre regras.
- Avaliar a receptividade dos alunos e o entendimento sobre as regras estabelecidas.
- Observar se os alunos se sentiram à vontade para compartilhar informações pessoais e expressar suas expectativas.
7. Observações
- O primeiro dia é um momento crucial para criar uma base sólida para o relacionamento entre aluno e professor. O professor deve estar atento às necessidades emocionais dos alunos, principalmente aqueles que podem estar nervosos ou ansiosos com o início das aulas.
- A dinâmica de integração é importante para diminuir a timidez e ajudar a turma a se conhecer melhor, criando um ambiente mais acolhedor e cooperativo.
0 Comentários
Olá, seja bem-vindo. Não saia sem antes comentar!