6º ANO: PLANO DE AULA - PRIMEIRO DIA DE AULA

6º ANO: PLANO DE AULA - PRIMEIRO DIA DE AULA

PLANO DE AULA - PRIMEIRO DIA DE AULA



1. Dados da Aula

  • Série: 6º Ano do Ensino Fundamental (pode ser adaptado para outros anos)
  • Disciplina: Acolhimento / Integração
  • Duração: 50 minutos
  • Objetivo Geral: Criar um ambiente acolhedor e estabelecer as bases para uma convivência respeitosa e produtiva durante o ano letivo.

2. Objetivos Específicos

  • Conhecer os alunos e suas expectativas para o ano letivo.
  • Apresentar-se e criar um vínculo inicial com os estudantes.
  • Estabelecer regras e normas de convivência para a turma.
  • Promover uma atividade de integração entre os alunos.
  • Estimular um clima de confiança e respeito mútuo.

3. Conteúdo

  • Apresentação dos alunos e do professor.
  • Regras de convivência na sala de aula.
  • Dinâmica de integração.
  • Expectativas para o ano letivo.

4. Metodologia

  1. Acolhimento Inicial (5 minutos)

    • Início da aula com uma recepção calorosa, perguntando como cada aluno está se sentindo.
    • O professor se apresenta de forma descontraída, compartilhando um pouco sobre suas expectativas para o ano e criando uma atmosfera amigável.
  2. Apresentação dos Alunos (10 minutos)

    • Solicitar que cada aluno diga seu nome, idade e uma curiosidade sobre si (pode ser um hobby, algo que goste de fazer no tempo livre ou uma curiosidade engraçada).
    • Essa atividade cria um clima de integração e permite que os alunos se conheçam melhor.
  3. Estabelecimento de Regras (10 minutos)

    • O professor apresenta as regras básicas de convivência na sala de aula, com foco em respeito, escuta e organização.
    • As regras podem ser discutidas de forma coletiva, pedindo sugestões aos alunos para que se sintam parte da construção do ambiente de aprendizado.
    • Exemplo de regras:
      • Levantar a mão para falar.
      • Respeitar a vez de cada um.
      • Manter o ambiente limpo.
      • Não interromper o professor ou os colegas.
    • Deixar claro que estas regras são para garantir um ambiente agradável e produtivo.
  4. Dinâmica de Integração (15 minutos)

    • Dinâmica "Quem Sou Eu?":
      • O professor entrega uma folha em branco para cada aluno e pede para que escrevam 3 coisas sobre si mesmos (pode incluir: um desejo para o ano, uma coisa que gostam de fazer e algo que têm medo).
      • Depois, os alunos devem compartilhar uma das informações com a turma (sem revelar quem escreveu).
      • O professor pode iniciar compartilhando também.
      • Essa dinâmica promove a integração e o sentimento de empatia entre os alunos.
  5. Expectativas para o Ano Letivo (5 minutos)

    • Solicitar que os alunos compartilhem o que esperam para o ano letivo.
    • O professor pode escrever no quadro as palavras-chave das expectativas dos alunos, criando um mural de expectativas que será revisitado ao longo do ano.
  6. Fechamento (5 minutos)

    • Reforçar que o objetivo do ano é aprender, crescer juntos e construir um ambiente de respeito.
    • Despedir-se de maneira positiva, agradecendo a participação de todos.

5. Recursos

  • Quadro e marcador.
  • Folhas em branco e canetas para cada aluno.
  • Espaço para a dinâmica (pode ser feito em círculo ou em fileiras, dependendo do número de alunos).

6. Avaliação

  • Avaliação não formal, observando como os alunos interagem durante a atividade de integração e as discussões sobre regras.
  • Avaliar a receptividade dos alunos e o entendimento sobre as regras estabelecidas.
  • Observar se os alunos se sentiram à vontade para compartilhar informações pessoais e expressar suas expectativas.

7. Observações

  • O primeiro dia é um momento crucial para criar uma base sólida para o relacionamento entre aluno e professor. O professor deve estar atento às necessidades emocionais dos alunos, principalmente aqueles que podem estar nervosos ou ansiosos com o início das aulas.
  • A dinâmica de integração é importante para diminuir a timidez e ajudar a turma a se conhecer melhor, criando um ambiente mais acolhedor e cooperativo.

 

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