Planejamento Anual de Geografia - 1º Ano Ensino Fundamental.

Planejamento Anual de Geografia - 1º Ano Ensino Fundamental.

Segue abaixo um planejamento anual de Geografia para o 1º ano do Ensino Fundamental, com os códigos da BNCC incluídos para cada objetivo específico, conforme o conteúdo abordado.





Planejamento Anual de Geografia - 1º Ano Ensino Fundamental.


Objetivos Gerais:

Compreender o espaço geográfico imediato, noções de localização e a relação entre os lugares e as pessoas.

Explorar o ambiente, as características naturais e culturais, e desenvolver uma consciência espacial.


1º Bimestre: O Espaço ao Nosso Redor

Objetivos Específicos:

Identificar e explorar o ambiente familiar, escolar e a vizinhança.

Compreender as noções de "perto", "longe", "aqui", "ali".

Introdução ao conceito de mapa e plano.

Conteúdos:

A casa e a escola como espaços conhecidos.

Localização de objetos no espaço (aqui e ali).

A comunidade e a vizinhança.

Atividades:

Passeio pelo bairro/localidade e observação das características.

Confecção de um "mapa da escola" com a ajuda dos alunos.

Jogo de localização de objetos dentro da sala de aula.

BNCC - Competências e Habilidades:

EF01GE01: Identificar e explorar o espaço próximo (escola, casa, bairro).

EF01GE02: Reconhecer a importância da escola e da casa como espaços significativos para as crianças.

EF01GE03: Localizar-se em espaços próximos e realizar orientações simples (aqui e ali, perto e longe).


2º Bimestre: A Noção de Tempo e Mudanças no Espaço.

Objetivos Específicos:

Reconhecer a passagem do tempo e suas implicações no espaço.

Identificar transformações no ambiente ao longo do tempo.

Conteúdos:

Ciclo do dia e da noite.

Estações do ano e suas diferenças.

Mudanças no ambiente (crescimento de plantas, obras na cidade).

Atividades:

Criação de um calendário simples com imagens das estações.

Observação de mudanças no ambiente ao longo das semanas.

Discussão sobre atividades realizadas em diferentes estações do ano.

BNCC - Competências e Habilidades:

EF01GE04: Identificar o ciclo do dia e da noite e compreender sua relação com o tempo e as atividades cotidianas.

EF01GE05: Compreender as mudanças no ambiente e as diferenças entre as estações do ano.

EF01GE06: Reconhecer o impacto das mudanças ambientais no cotidiano das crianças e nas atividades humanas.


3º Bimestre: O Mundo ao Nosso Redor.

Objetivos Específicos:

Ampliar a visão de espaço para além da escola e da casa, incluindo diferentes tipos de lugares.

Explorar as noções de mapa e símbolo.

Conteúdos:

O planeta Terra: continentes, oceanos e representações geográficas.

Mapas simples e representações de lugares próximos.

O que é um lugar e como ele é representado em um mapa.

Atividades:

Introdução ao globo terrestre e aos continentes.

Confecção de um mapa simples de um bairro ou cidade.

Jogo de "Onde está?" com mapas simples.

BNCC - Competências e Habilidades:

EF01GE07: Identificar representações simples de espaços geográficos, como mapas e plantas, e compreender seus elementos.

EF01GE08: Compreender a organização do espaço geográfico do planeta Terra, de forma simples, reconhecendo continentes e oceanos.

EF01GE09: Relacionar a leitura de mapas simples a uma melhor compreensão do espaço próximo e distante.


4º Bimestre: A Diversidade do Mundo e Suas Características

Objetivos Específicos:

Explorar as diferenças e semelhanças entre diferentes lugares e pessoas.

Refletir sobre as características culturais e naturais dos locais.

Conteúdos:

As pessoas e suas diferentes formas de viver (vestuário, comida, moradia).

Diversidade de paisagens e ambientes (florestas, cidades, praias).

A importância do respeito às diferenças culturais.

Atividades:

Roda de conversa sobre como as pessoas vivem em diferentes lugares.

Atividades de recorte e colagem com imagens de diferentes paisagens.

Contação de histórias ou lendas de diferentes culturas.

BNCC - Competências e Habilidades:

EF01GE10: Identificar características culturais e naturais dos lugares, como modos de vida, vestuário e alimentação.

EF01GE11: Reconhecer e valorizar a diversidade de culturas e ambientes em diferentes lugares.

EF01GE12: Compreender a importância do respeito à diversidade cultural e ambiental.

Avaliação:

A avaliação será contínua e observacional, baseada nas interações dos alunos nas atividades práticas, nos desenhos, nos mapas e na participação nas discussões. Além disso, será importante coletar e registrar as observações dos alunos sobre os conteúdos abordados, ajustando a abordagem pedagógica conforme necessário.


Esse planejamento pode ser ajustado ao longo do ano, conforme o ritmo de aprendizagem da turma, e a cada atividade, as habilidades da BNCC devem ser revisitadas para garantir o desenvolvimento dos conteúdos de forma integrada e significativa.


 

Postar um comentário

0 Comentários