Segue abaixo um planejamento anual de Geografia para o 1º ano do Ensino Fundamental, com os códigos da BNCC incluídos para cada objetivo específico, conforme o conteúdo abordado.
Planejamento Anual de Geografia - 1º Ano Ensino Fundamental.
Objetivos Gerais:
Compreender o espaço geográfico imediato, noções de localização e a relação entre os lugares e as pessoas.
Explorar o ambiente, as características naturais e culturais, e desenvolver uma consciência espacial.
1º Bimestre: O Espaço ao Nosso Redor
Objetivos Específicos:
Identificar e explorar o ambiente familiar, escolar e a vizinhança.
Compreender as noções de "perto", "longe", "aqui", "ali".
Introdução ao conceito de mapa e plano.
Conteúdos:
A casa e a escola como espaços conhecidos.
Localização de objetos no espaço (aqui e ali).
A comunidade e a vizinhança.
Atividades:
Passeio pelo bairro/localidade e observação das características.
Confecção de um "mapa da escola" com a ajuda dos alunos.
Jogo de localização de objetos dentro da sala de aula.
BNCC - Competências e Habilidades:
EF01GE01: Identificar e explorar o espaço próximo (escola, casa, bairro).
EF01GE02: Reconhecer a importância da escola e da casa como espaços significativos para as crianças.
EF01GE03: Localizar-se em espaços próximos e realizar orientações simples (aqui e ali, perto e longe).
2º Bimestre: A Noção de Tempo e Mudanças no Espaço.
Objetivos Específicos:
Reconhecer a passagem do tempo e suas implicações no espaço.
Identificar transformações no ambiente ao longo do tempo.
Conteúdos:
Ciclo do dia e da noite.
Estações do ano e suas diferenças.
Mudanças no ambiente (crescimento de plantas, obras na cidade).
Atividades:
Criação de um calendário simples com imagens das estações.
Observação de mudanças no ambiente ao longo das semanas.
Discussão sobre atividades realizadas em diferentes estações do ano.
BNCC - Competências e Habilidades:
EF01GE04: Identificar o ciclo do dia e da noite e compreender sua relação com o tempo e as atividades cotidianas.
EF01GE05: Compreender as mudanças no ambiente e as diferenças entre as estações do ano.
EF01GE06: Reconhecer o impacto das mudanças ambientais no cotidiano das crianças e nas atividades humanas.
3º Bimestre: O Mundo ao Nosso Redor.
Objetivos Específicos:
Ampliar a visão de espaço para além da escola e da casa, incluindo diferentes tipos de lugares.
Explorar as noções de mapa e símbolo.
Conteúdos:
O planeta Terra: continentes, oceanos e representações geográficas.
Mapas simples e representações de lugares próximos.
O que é um lugar e como ele é representado em um mapa.
Atividades:
Introdução ao globo terrestre e aos continentes.
Confecção de um mapa simples de um bairro ou cidade.
Jogo de "Onde está?" com mapas simples.
BNCC - Competências e Habilidades:
EF01GE07: Identificar representações simples de espaços geográficos, como mapas e plantas, e compreender seus elementos.
EF01GE08: Compreender a organização do espaço geográfico do planeta Terra, de forma simples, reconhecendo continentes e oceanos.
EF01GE09: Relacionar a leitura de mapas simples a uma melhor compreensão do espaço próximo e distante.
4º Bimestre: A Diversidade do Mundo e Suas Características
Objetivos Específicos:
Explorar as diferenças e semelhanças entre diferentes lugares e pessoas.
Refletir sobre as características culturais e naturais dos locais.
Conteúdos:
As pessoas e suas diferentes formas de viver (vestuário, comida, moradia).
Diversidade de paisagens e ambientes (florestas, cidades, praias).
A importância do respeito às diferenças culturais.
Atividades:
Roda de conversa sobre como as pessoas vivem em diferentes lugares.
Atividades de recorte e colagem com imagens de diferentes paisagens.
Contação de histórias ou lendas de diferentes culturas.
BNCC - Competências e Habilidades:
EF01GE10: Identificar características culturais e naturais dos lugares, como modos de vida, vestuário e alimentação.
EF01GE11: Reconhecer e valorizar a diversidade de culturas e ambientes em diferentes lugares.
EF01GE12: Compreender a importância do respeito à diversidade cultural e ambiental.
Avaliação:
A avaliação será contínua e observacional, baseada nas interações dos alunos nas atividades práticas, nos desenhos, nos mapas e na participação nas discussões. Além disso, será importante coletar e registrar as observações dos alunos sobre os conteúdos abordados, ajustando a abordagem pedagógica conforme necessário.
Esse planejamento pode ser ajustado ao longo do ano, conforme o ritmo de aprendizagem da turma, e a cada atividade, as habilidades da BNCC devem ser revisitadas para garantir o desenvolvimento dos conteúdos de forma integrada e significativa.
0 Comentários
Olá, seja bem-vindo. Não saia sem antes comentar!