REVISÃO
DE MATEMÁTICA – 6º ANO
1
- Considere os algarismos ,
e ,
sem repetir algarismos. Quantos números de três algarismos diferentes podem ser
formados?
2 - Considere os algarismos 2, 5 e 7. Quantos números de três
algarismos diferentes podem ser formados?
4 - 2. Em uma urna há 4 bolas amarelas, 5 vermelhas e 6
laranjas. Calcule a probabilidade de retirarmos aleatoriamente uma bola, de
cada uma das cores:
a) amarela.        
         b) vermelha.                 c)
laranja.
5 - Complete
as conversões:
- 500 g = ____ kg
 - 3,5 kg = ____ g
 
3 - Complete as conversões a
seguir:
- a) 2000 L = ____ m³
 - b) 0,5 m³ = ____ L
 - c) 1500 L = ____ m³
 - d) 3,2 m³ = ____ L
 
Lembrete: Use a relação de que 1 m³ =
1000 L para realizar as conversões.
4 - Uma piscina tem 3 m de comprimento, 2 m de largura e
1,5 m de profundidade.
·        
Calcule o volume da piscina em metros
cúbicos.
·        
Quantos litros de água são necessários para
encher a piscina completamente?
5. Mirella é coordenadora pedagógica de
uma escola e, preocupada com a infrequência de seus alunos do 6° ao 9° ano,
observou as faltas diárias ao longo de um mês e computou a média da
infrequência no gráfico de linhas a seguir:
 
Com base no gráfico, é possível afirmar
que o dia da semana que os alunos menos faltam é:
a) segunda-feira.
b) terça-feira.
c) quarta-feira.
d) sexta-feira.
REVISÃO
DE PORTUGUÊS – 6º ANO 
1. Conjunções e seus Valores
Exercício
1: Complete
as frases abaixo com uma das conjunções sugeridas entre parênteses, observando
o valor (função) de cada uma.
- a) Não fui ao cinema, ____
     estava muito cansado. (pois, mas, e)
 - b) Maria quer estudar
     bastante, ____ não tem conseguido tempo. (porém, e, nem)
 - c) Vamos ao parque, ____ o
     tempo esteja nublado. (contudo, embora, pois)
 - d) Gosto muito de sorvete,
     ____ sempre escolho novos sabores. (por isso, e, mas)
 
Exercício
2:
Identifique o valor (função) das conjunções em cada frase a seguir (causa,
oposição, conclusão, adição).
- a) Estudo todos os dias,
     pois quero passar na prova.
 - b) O jogo foi cancelado,
     pois estava chovendo muito.
 - c) Quero aprender inglês e
     espanhol.
 - d) A escola estava lotada,
     mas o professor não se atrasou.
 
2. Advérbios e seus Valores
Exercício
1:
Identifique o valor (função) dos advérbios em cada frase (tempo, lugar, modo,
intensidade, etc.).
- a) Ela saiu cedo para
     o trabalho.
 - b) O gato dorme tranquilamente
     no sofá.
 - c) Estudo sempre
     antes das provas.
 - d) A professora explicou muito
     bem o conteúdo.
 
Exercício
2:
Substitua os advérbios destacados por outros que tenham o mesmo valor (função).
- a) O ônibus chegou ontem.
 - b) Falei baixinho
     para não acordar ninguém.
 - c) Ele correu rapidamente
     para não perder o trem.
 - d) Saímos tarde da
     festa.
 
3. Tipos de Sujeito
Exercício
1:
Identifique o tipo de sujeito nas frases abaixo (simples, composto, oculto,
indeterminado ou inexistente).
- a) Os pássaros cantam no
     jardim.
 - b) João e Pedro foram ao
     cinema.
 - c) Estudamos todos os dias
     para a prova.
 - d) Vendem-se livros usados.
 - e) Há muitas estrelas no
     céu.
 
Exercício
2:
Reescreva as frases mudando o tipo de sujeito conforme solicitado:
- a) "A professora chegou
     cedo." (transforme em sujeito indeterminado)
 - b) "As crianças brincam
     no parque." (transforme em sujeito composto)
 
4. Período Simples e Composto
Exercício
1:
Classifique as frases abaixo como período simples ou período composto.
- a) Ana foi à biblioteca.
 - b) A menina saiu cedo, mas
     voltou para casa.
 - c) Gostamos de ler e de
     aprender coisas novas.
 - d) O sol nasceu; o dia
     promete ser bonito.
 
Exercício
2:
Transforme as frases abaixo de período simples para período composto,
adicionando uma ideia nova.
- a) O professor explicou a
     matéria.
 - b) Ele estuda com dedicação.
 - c) A chuva parou.
 - d) Ela fez a tarefa.
 
5. Frase Verbal e Nominal
Exercício
1:
Identifique se as frases abaixo são verbais ou nominais.
- a) Silêncio!
 - b) O sol estava brilhando
     intensamente.
 - c) Que dia bonito!
 - d) As crianças jogavam bola
     na quadra.
 
Exercício
2: Transforme
as frases nominais abaixo em frases verbais.
- a) Alegria no coração.
 - b) Vento forte no litoral.
 - c) Animais no zoológico.
 - d) Muita festa na praça.
 
Exercício
3: Crie
duas frases nominais e duas frases verbais sobre um tema de sua escolha.
0 Comentários
Olá, seja bem-vindo. Não saia sem antes comentar!