Plano de Aula: Atividade de Autoditado
Série: 1º ano do Ensino Fundamental
Duração: 1 aula de 50 minutos
Tema: Autoditado – Desenvolvendo a Autonomia na Escrita
Componentes Curriculares: Língua Portuguesa
Habilidades da BNCC:
- EF01LP02 – Reconhecer o sistema de escrita alfabética, observando as semelhanças e diferenças entre sons da fala e letras.
- EF01LP04 – Escrever palavras e frases, observando as convenções ortográficas.
- EF01LP06 – Produzir textos de forma autônoma, ainda que com certa imprevisibilidade na grafia e na segmentação de palavras.
- EF01LP18 – Reconhecer regularidades ortográficas de palavras da língua portuguesa, como o uso de letras que representam o mesmo som.
Objetivos:
- Promover a autonomia na escrita por meio da atividade de autoditado.
- Desenvolver a consciência fonológica, associando fonemas (sons) a grafemas (letras).
- Incentivar a autorreflexão dos alunos sobre suas próprias produções de escrita.
- Identificar regularidades ortográficas de palavras simples e frequentes.
Recursos:
- Quadro branco, pincel ou lousa digital
- Caderno ou folhas de atividade para os alunos
- Cartões com figuras ou palavras relacionadas ao tema do autoditado
- Cartazes com as palavras ou frases escolhidas (para correção coletiva)
Etapas da Aula:
1. Início da Aula (10 minutos)
- Organização e Aquecimento:
- Explique aos alunos o que é um autoditado, destacando que o objetivo é que eles tentem escrever as palavras da melhor forma que conseguirem, sem ajuda imediata.
- Mostre algumas figuras ou objetos relacionados ao tema da atividade (pode ser animais, frutas ou elementos do cotidiano das crianças), para ativar o vocabulário que será utilizado.
- Faça uma revisão rápida com os alunos sobre a relação entre letras e sons, reforçando que o importante é tentar escrever o que ouvem.
2. Desenvolvimento (30 minutos)
Autoditado – Escrita Autônoma:
- 1ª etapa (10 minutos): O professor irá ditar 5 palavras relacionadas às imagens ou ao conteúdo trabalhado nas últimas aulas (ex.: sol, gato, casa, bola, flor).
- Os alunos devem escrever cada palavra no caderno ou folha de atividade, tentando lembrar a relação entre os sons e as letras.
- Explique que não há problema em errar, o mais importante é tentar.
- 2ª etapa (5 minutos): O professor pode ditar 2 ou 3 frases curtas, formadas com palavras simples já conhecidas (ex.: "O gato dorme." ou "A bola caiu.").
- Os alunos devem escrever as frases por conta própria, aplicando o que já sabem sobre a escrita.
- 1ª etapa (10 minutos): O professor irá ditar 5 palavras relacionadas às imagens ou ao conteúdo trabalhado nas últimas aulas (ex.: sol, gato, casa, bola, flor).
Correção e Reflexão:
- Correção coletiva (15 minutos): Após o autoditado, o professor mostra as palavras e frases corretamente escritas no quadro ou em cartazes.
- Peça para os alunos compararem o que escreveram com a forma correta e discutam as diferenças.
- Incentive-os a perceber padrões ortográficos, como letras que representam o mesmo som (ex.: “casa” e “cachorro”).
- Pergunte: "O que conseguimos escrever bem?" ou "Onde poderíamos melhorar?" para promover a autorreflexão.
- Correção coletiva (15 minutos): Após o autoditado, o professor mostra as palavras e frases corretamente escritas no quadro ou em cartazes.
3. Fechamento da Aula (10 minutos)
Revisão e Autocorreção:
- Após a correção coletiva, peça que os alunos reescrevam as palavras ou frases corretamente em seus cadernos.
- Reforce que a prática do autoditado ajuda a melhorar a escrita e que, com o tempo, eles conseguirão escrever cada vez mais palavras corretamente.
Conclusão:
- Elogie o esforço dos alunos, destacando que o mais importante é a ten tativa de escrever e o aprendizado que acontece com a prática.
Avaliação:
- Formativa: A avaliação será feita de maneira contínua, observando como os alunos se saem na atividade de autoditado, sua autonomia na escrita e o progresso na relação entre sons e letras.
- Autorreflexão: Durante a correção coletiva, observar como os alunos reagem ao compararem suas produções com as formas convencionais. Verificar se eles conseguem identificar seus próprios acertos e áreas de melhoria.
Diferenciação e Adaptações:
- Para alunos que apresentam mais dificuldade, pode-se utilizar um banco de palavras previamente trabalhado e disponível em sala de aula, para que eles possam consultar.
- Para alunos mais avançados, podem ser propostos desafios adicionais, como escrever frases mais longas ou compor pequenos textos baseados nas palavras do autoditado.
Considerações Finais:
O autoditado é uma atividade que promove a reflexão sobre a escrita, desenvolvendo a autonomia e a confiança dos alunos no processo de alfabetização. Alinhada com as habilidades da BNCC, essa prática contribui para o desenvolvimento integral das capacidades de leitura e escrita, ao mesmo tempo em que respeita o ritmo de cada aluno.
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