Plano de Aula com os códigos da BNCC: Atividade de Autoditado

 

Plano de Aula: Atividade de Autoditado

Série: 1º ano do Ensino Fundamental
Duração: 1 aula de 50 minutos
Tema: Autoditado – Desenvolvendo a Autonomia na Escrita
Componentes Curriculares: Língua Portuguesa
Habilidades da BNCC:

  • EF01LP02 – Reconhecer o sistema de escrita alfabética, observando as semelhanças e diferenças entre sons da fala e letras.
  • EF01LP04 – Escrever palavras e frases, observando as convenções ortográficas.
  • EF01LP06 – Produzir textos de forma autônoma, ainda que com certa imprevisibilidade na grafia e na segmentação de palavras.
  • EF01LP18 – Reconhecer regularidades ortográficas de palavras da língua portuguesa, como o uso de letras que representam o mesmo som.






Objetivos:

  • Promover a autonomia na escrita por meio da atividade de autoditado.
  • Desenvolver a consciência fonológica, associando fonemas (sons) a grafemas (letras).
  • Incentivar a autorreflexão dos alunos sobre suas próprias produções de escrita.
  • Identificar regularidades ortográficas de palavras simples e frequentes.

Recursos:

  • Quadro branco, pincel ou lousa digital
  • Caderno ou folhas de atividade para os alunos
  • Cartões com figuras ou palavras relacionadas ao tema do autoditado
  • Cartazes com as palavras ou frases escolhidas (para correção coletiva)

Etapas da Aula:

1. Início da Aula (10 minutos)

  • Organização e Aquecimento:
    • Explique aos alunos o que é um autoditado, destacando que o objetivo é que eles tentem escrever as palavras da melhor forma que conseguirem, sem ajuda imediata.
    • Mostre algumas figuras ou objetos relacionados ao tema da atividade (pode ser animais, frutas ou elementos do cotidiano das crianças), para ativar o vocabulário que será utilizado.
    • Faça uma revisão rápida com os alunos sobre a relação entre letras e sons, reforçando que o importante é tentar escrever o que ouvem.

2. Desenvolvimento (30 minutos)

  • Autoditado – Escrita Autônoma:

    • 1ª etapa (10 minutos): O professor irá ditar 5 palavras relacionadas às imagens ou ao conteúdo trabalhado nas últimas aulas (ex.: sol, gato, casa, bola, flor).
      • Os alunos devem escrever cada palavra no caderno ou folha de atividade, tentando lembrar a relação entre os sons e as letras.
      • Explique que não há problema em errar, o mais importante é tentar.
    • 2ª etapa (5 minutos): O professor pode ditar 2 ou 3 frases curtas, formadas com palavras simples já conhecidas (ex.: "O gato dorme." ou "A bola caiu.").
      • Os alunos devem escrever as frases por conta própria, aplicando o que já sabem sobre a escrita.
  • Correção e Reflexão:

    • Correção coletiva (15 minutos): Após o autoditado, o professor mostra as palavras e frases corretamente escritas no quadro ou em cartazes.
      • Peça para os alunos compararem o que escreveram com a forma correta e discutam as diferenças.
      • Incentive-os a perceber padrões ortográficos, como letras que representam o mesmo som (ex.: “casa” e “cachorro”).
      • Pergunte: "O que conseguimos escrever bem?" ou "Onde poderíamos melhorar?" para promover a autorreflexão.

3. Fechamento da Aula (10 minutos)

  • Revisão e Autocorreção:

    • Após a correção coletiva, peça que os alunos reescrevam as palavras ou frases corretamente em seus cadernos.
    • Reforce que a prática do autoditado ajuda a melhorar a escrita e que, com o tempo, eles conseguirão escrever cada vez mais palavras corretamente.
  • Conclusão:

    • Elogie o esforço dos alunos, destacando que o mais importante é a ten tativa de escrever e o aprendizado que acontece com a prática.

Avaliação:

  • Formativa: A avaliação será feita de maneira contínua, observando como os alunos se saem na atividade de autoditado, sua autonomia na escrita e o progresso na relação entre sons e letras.
  • Autorreflexão: Durante a correção coletiva, observar como os alunos reagem ao compararem suas produções com as formas convencionais. Verificar se eles conseguem identificar seus próprios acertos e áreas de melhoria.

Diferenciação e Adaptações:

  • Para alunos que apresentam mais dificuldade, pode-se utilizar um banco de palavras previamente trabalhado e disponível em sala de aula, para que eles possam consultar.
  • Para alunos mais avançados, podem ser propostos desafios adicionais, como escrever frases mais longas ou compor pequenos textos baseados nas palavras do autoditado.

Considerações Finais:

O autoditado é uma atividade que promove a reflexão sobre a escrita, desenvolvendo a autonomia e a confiança dos alunos no processo de alfabetização. Alinhada com as habilidades da BNCC, essa prática contribui para o desenvolvimento integral das capacidades de leitura e escrita, ao mesmo tempo em que respeita o ritmo de cada aluno.


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