Atividade de Alfabetização: Autoditado e sua Relação com a BNCC

   A atividade de "autoditado" é uma prática bastante comum nas salas de aula de alfabetização, sendo uma ferramenta eficaz no desenvolvimento da leitura e da escrita. Ela está diretamente relacionada com as competências e habilidades definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que orienta o processo de ensino e aprendizagem no Brasil.








O que é a Atividade de Autoditado?

O autoditado é uma atividade em que a criança é incentivada a escrever palavras ou frases por conta própria, sem a intervenção direta do professor no momento da escrita. Geralmente, as palavras trabalhadas já foram exploradas em atividades anteriores, seja em jogos de leitura, textos coletivos ou listas de palavras.

A proposta é que os alunos escrevam o que ouviram ou lembram, sem que haja uma correção imediata ou uma cobrança pela ortografia padrão. O foco principal é o desenvolvimento da consciência fonológica e o reconhecimento das relações entre fonemas (sons) e grafemas (letras), proporcionando à criança a oportunidade de refletir sobre a escrita de forma autônoma.

Objetivos Pedagógicos do Autoditado

Os principais objetivos pedagógicos dessa atividade são:

  1. Desenvolver a autonomia na escrita: O aluno se torna protagonista do seu processo de aprendizagem ao tentar escrever palavras de acordo com seus conhecimentos prévios.

  2. Fortalecer a consciência fonológica: Ao tentar escrever o que ouvem, os alunos desenvolvem uma relação mais forte entre os sons da fala e as representações gráficas das letras.

  3. Estimular o reconhecimento ortográfico: Com o tempo, ao revisitar as palavras escritas, o aluno começa a identificar as convenções ortográficas de forma mais natural.

  4. Promover a autoavaliação: O autoditado permite que a criança, ao comparar sua produção com a forma convencional, perceba seus acertos e erros, levando a um processo contínuo de aprimoramento.

Relação com a BNCC

A atividade de autoditado está diretamente relacionada a várias competências e habilidades previstas na BNCC para os primeiros anos do Ensino Fundamental, especialmente no campo da Língua Portuguesa. A seguir, destacamos alguns dos códigos de habilidades que o autoditado atende:

  1. EF01LP02 - Reconhecer o sistema de escrita alfabética, observando as semelhanças e diferenças entre sons da fala e letras.

    • Durante o autoditado, o aluno exercita exatamente essa habilidade, ao tentar relacionar os sons que ouve às letras e sílabas.
  2. EF01LP04 - Escrever palavras e frases, observando as convenções ortográficas.

    • Embora no autoditado não haja uma cobrança pela ortografia perfeita, a atividade permite que a criança, aos poucos, internalize as convenções ortográficas, especialmente por meio de atividades de autocorreção e comparação.
  3. EF01LP06 - Produzir textos de forma autônoma, ainda que com certa imprevisibilidade na grafia e na segmentação de palavras.

    • O autoditado é uma excelente oportunidade para os alunos exercitarem a escrita autônoma, mesmo que apresentem algumas dificuldades em relação à segmentação ou ortografia.
  4. EF01LP18 - Reconhecer regularidades ortográficas de palavras da língua portuguesa, como o uso de letras que representam o mesmo som.

    • Durante o processo de autoditado, o aluno começa a perceber padrões ortográficos, especialmente em palavras que aparecem com frequência.

Como Implementar o Autoditado

Para aplicar essa atividade em sala de aula de forma eficaz, o professor pode seguir os seguintes passos:

  1. Seleção de palavras: Escolher palavras ou frases que estejam relacionadas ao conteúdo que está sendo trabalhado em sala. Pode-se utilizar palavras que os alunos já tiveram contato durante a leitura de textos ou listas previamente construídas.

  2. Realização do autoditado: O professor pode ditar as palavras, e os alunos devem escrevê-las individualmente. A ideia é que eles escrevam o que ouvem, sem pedir auxílio imediato ao professor.

  3. Autocorreção ou correção coletiva: Após a escrita, o professor pode apresentar a escrita correta das palavras para que os alunos comparem com suas produções. Esse momento é importante para que a criança reflita sobre o que escreveu e perceba como a ortografia pode ser aprimorada.

  4. Registro e acompanhamento: Manter um registro das atividades de autoditado realizadas ao longo do ano pode ser útil para acompanhar o desenvolvimento dos alunos.

Conclusão

O autoditado é uma estratégia poderosa para o desenvolvimento da alfabetização, principalmente porque promove a autonomia dos alunos, ao mesmo tempo em que facilita a aquisição de habilidades fundamentais de leitura e escrita. Alinhada às orientações da BNCC, essa prática contribui para a construção de uma base sólida de conhecimento, respeitando o tempo de aprendizado de cada aluno e incentivando a reflexão sobre a língua escrita.


BAIXE AQUI EM PDF



Postar um comentário

0 Comentários