Atividades - Semana Farroupilha 13 à 20 de setembro (Revolução Farroupilha 1835-1845)

Olá, queridos!
Sou formada em História pela Unisuam. Amooo! tudo o que se relaciona a minha disciplina, rs.
Nesse mês de setembro além da comemoração do Dia da Independência (7 de setembro), também comemoramos  a Semana Farroupilha.
A comemoração começa no dia 13 de setembro e termina no dia 20 do mesmo mês.



Postarei algumas atividades sobre o tema, mas antes falarei um pouquinho sobre o que foi a Guerra dos Farrapos.
Vamos lá!

A Guerra dos Farrapos 

Bento Gonçalves



A guerra dos Farrapos durou cerca de 10 anos (1835 à 1845). Ocorreu durante o Período Regencial governado por Feijó.
O estopim da guerra foi o descontentamento político devido as diferenças  entre os Partidos dos Republicanos e os Conservadores.
Bento Gonçalves do partido dos Liberais liderou a Revolução Farroupilha, apossando-se de Porto Alegre e forçando os comados imperiais a sairem da região. Em 1836, os rebeldes liberais proclamaram a república em Paratini,e mesmo preso, Bento Gonçalves foi nomeado presidente. A revolta deu-se por causa da imposição das cobranças de taxas pesadas sobre os produtos rio-grandenses, como charque, erva-mate, couros, sebo, graxa, etc.
Sobre essa guerra podemos também citar a participação do General Neto, Garibaldi, entre outros.
No ano de 1845 Luis Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias), foi nomeado pelo Regente Feijó para dar fim ao conflito. Em 1845, a rebelião foi finalizada.

Curiosidade:


"Muitos dos livros de história insistem na versão de que o nome "farrapos" ou "farroupilhas", dado aos revolucionários gaúchos, teve origem nas roupas que estes vestiam - gastas e esfarrapadas. No entanto, a verdade é bem outra. A denominação é, mesmo, anterior à Revolução Farroupilha, e era utilizada para designar os grupos liberais de idéias exaltadas." (Só História)

Nota:


"A Semana Farroupilha é regulada por uma Lei Estadual e Regulamentada por um Decreto. Sua organização é feita em duas estâncias, a estadual com a definição de diretrizes gerais, escolha do tema básico e atividades que envolvem as distâncias públicas estaduais, e no nível local onde, na prática ocorrem os festejos as manifestações Culturais, artísticas e onde se realizam as mostras e os desfiles destacando-se o realizado a cavalo.
Em Porto Alegre, a Semana Farroupilha tem seu núcleo concentrado no Parque Maurício Sirotski Sobrinho e oferece uma intensa programação sócio, cívica e cultural, com constituição de um grande Acampamento Farroupilha que tem uma duração de quase 30 dias. Durante a Semana Farroupilha são relembrados os feitos dos Gaúchos no Decênio Heróico (1835-1845), através de palestras, espetáculos, lançamento de livros entre outras atividades." (Fonte: http://www.ocariucho.com.br/a-semana-farroupilha)



Símbolos Gaúchos





















Atividades



















Fonte: http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br

Postar um comentário

0 Comentários