Ad Code

Atividade e plano de aula sobre Ordem Alfabética alinhado à BNCC

   Olá, professores!

   Trabalhar a ordem alfabética com os alunos é uma excelente forma de desenvolver habilidades de localização, organização e alfabetização. Abaixo, você encontrará um plano de aula completo com atividades práticas e os códigos da BNCC para garantir um ensino alinhado às diretrizes nacionais.


📚 Plano de Aula – Ordem Alfabética


💡 Tema: Ordem Alfabética

📅 Duração: 1 aula (50 minutos)

🎯 Público-alvo: 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental

📍 Habilidade principal da BNCC:


EF12LP06 – Identificar a ordem alfabética e utilizá-la como recurso para a localização de palavras em diferentes portadores de texto (como listas, índices, dicionários etc.).


🎯 Objetivos

✏️Compreender a função da ordem alfabética na organização de palavras.

✏️Identificar a sequência correta das letras do alfabeto.

✏️Localizar palavras em listas utilizando a ordem alfabética.

✏️Desenvolver atenção e raciocínio lógico-linguístico.


✍️ Desenvolvimento da Aula

1️⃣ Início (10 minutos)

Inicie com uma roda de conversa perguntando:

"Para que serve o alfabeto?"

"Como podemos organizar palavras usando as letras?"

Apresente o alfabeto em cartaz ou no quadro, destacando a ordem correta.


2️⃣ Desenvolvimento (25 minutos)

Atividade 1:

Distribua uma lista com palavras embaralhadas (ex: animais, frutas, nomes). Os alunos devem colocar em ordem alfabética.

Atividade 2 (opcional):

Jogo de cartas com letras do alfabeto. Em duplas, os alunos devem montar o alfabeto na ordem correta.

Atividade 3:

Distribuir um pequeno minidicionário ilustrado (impressão simples) e pedir que encontrem palavras de acordo com a letra inicial, como um caça-palavras.


3️⃣ Encerramento (15 minutos)

Correção coletiva e discussão sobre como a ordem alfabética ajuda no dia a dia (por exemplo, procurar nomes em uma lista de chamada, dicionário, índice de livro).

Proponha que os alunos organizem os nomes da turma em ordem alfabética.


🧠 Avaliação

Participação nas atividades propostas.

Correção das palavras organizadas corretamente em ordem alfabética.

Capacidade de localizar palavras a partir da letra inicial.


🧩 Atividade extra para imprimir






📎 Clique aqui para baixar a atividade em PDF


📘 BNCC – Base Nacional Comum Curricular

Componentes e habilidades desenvolvidas:

📖 Língua Portuguesa – 1º ao 3º ano

EF12LP06: Identificar a ordem alfabética e utilizá-la como recurso para a localização de palavras.

EF02LP05: Localizar informações explícitas em textos diversos.

EF02LP09: Utilizar estratégias de leitura, como antecipação, inferência e verificação.

EF02LP11: Estabelecer relações entre texto e contexto de produção e de leitura.


🧩 Dica para o professor

📌 Utilize nomes da turma, objetos da sala ou temas do projeto em andamento para criar listas personalizadas. Isso aumenta o engajamento e a aprendizagem significativa!

Postar um comentário

0 Comentários