Olá, professores e responsáveis!
Hoje trago uma sequência completa de atividades de Língua Portuguesa especialmente elaboradas para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é reforçar conteúdos essenciais como pontuação, plural, ordem alfabética, interpretação de texto, uso de GUA/GUE/GUI, aumentativo e diminutivo, palavras com til, masculino e feminino, e ortografia com C ou QU.
Essas atividades são ideais para fixação de conteúdo, avaliação diagnóstica, reforço escolar ou mesmo para compor o caderno de atividades dos alunos.
✏️ Confira as habilidades trabalhadas:
✅ Uso correto da pontuação
✅ Formação do plural
✅ Organização de palavras em ordem alfabética
✅ Leitura e interpretação de um texto curto
✅ Uso correto de GUA, GUE e GUI
✅ Formação do aumentativo e diminutivo
✅ Colocação correta do til (~)
✅ Identificação do masculino e feminino
✅ Ortografia com C e QU
📎 Atividades incluídas:
📌 Atividade 1 – Coloque a pontuação correta
📌 Atividade 2 – Escreva o plural das palavras
📌 Atividade 3 – Ordem alfabética
📌 Atividade 4 – Interpretação de texto: A escova de dentes amiga
📌 Atividade 5 – Complete com GUA, GUE, GUI
📌 Atividade 6 – Aumentativo e diminutivo
📌 Atividade 7 – Coloque o til nas palavras
📌 Atividade 8 – Masculino das palavras
📌 Atividade 9 – Complete com C ou QU
✅ Atividade 1 – Pontuação
Habilidade da BNCC:
📘 EF02LP03 – Identificar o uso da pontuação (ponto final, ponto de interrogação e exclamação) e de letras maiúsculas no início de frases e nomes próprios.
✅ Atividade 2 – Plural
Habilidade da BNCC:
📘 EF02LP05 – Reconhecer a estrutura e formação de palavras (plural, aumentativo, diminutivo, entre outras) e suas regularidades ortográficas.
✅ Atividade 3 – Ordem alfabética
Habilidade da BNCC:
📘 EF02LP12 – Ordenar palavras alfabeticamente, utilizando o conhecimento da ordem do alfabeto.
✅ Atividade 4 – Interpretação de texto
Habilidades da BNCC:
📘 EF02LP01 – Localizar informações explícitas em textos.
📘 EF02LP02 – Identificar o assunto de um texto.
📘 EF02LP06 – Ler e compreender, com autonomia, textos literários e não literários.
✅ Atividade 5 – GUA, GUE, GUI
Habilidade da BNCC:
📘 EF02LP10 – Observar relações entre fonemas e grafias no processo de alfabetização, com ênfase em regularidades ortográficas (ex: GUA, GUE, GUI).
✅ Atividade 6 – Aumentativo e diminutivo
Habilidade da BNCC:
📘 EF02LP05 – Reconhecer e utilizar adequadamente formas do aumentativo e do diminutivo, observando seus efeitos de sentido.
✅ Atividade 7 – Palavras com til (~)
Habilidade da BNCC:
📘 EF02LP10 – Identificar e aplicar corretamente grafias relacionadas ao uso do til (~), observando padrões da ortografia.
✅ Atividade 8 – Masculino e feminino
Habilidade da BNCC:
📘 EF02LP05 – Reconhecer e aplicar flexões de gênero (masculino e feminino) nas palavras.
✅ Atividade 9 – Uso do C e QU
Habilidade da BNCC:
📘 EF02LP10 – Aplicar convenções ortográficas, como o uso de C e QU, com base em regularidades e memorização de palavras.
SEGUE A SUGESTÃO DE ATIVIDADES ABAIXO:
🏫 ESCOLA: _____________________
👩🏫 NOME: _______________________
📅 DATA: //_____
📚 LÍNGUA PORTUGUESA – 2º ANO
✍️ Atividade 1 – Coloque a pontuação correta:
Que dia lindo___
-
Onde está meu lápis_____
-
Eu gosto de brincar___
-
Que brincadeira legal_____
-
Que horas são_____
🧠 Atividade 2 – Escreva o plural das palavras:
-
🌸 flor → ____________________
-
🏠 casa → ____________________
-
🦋 borboleta → ____________________
-
🎁 presente → ____________________
-
👦 menino → ____________________
-
🐶 cachorro → ____________________
🔠 Atividade 3 – Coloque em ordem alfabética:
(Escreva os nomes das palavras da atividade anterior ou outras palavras)
📖 Atividade 4 – Interpretação de Texto
A escova de dentes amiga
Era uma vez uma escova de dentes que adorava cuidar dos dentinhos das crianças.
Ela era colorida e macia, tornando a escovação divertida e gostosa.
A escova de dentes era uma verdadeira amiga dos sorrisos saudáveis; ela ficava muito feliz quando via que os dentinhos estavam limpos e saudáveis.
a) Qual é o título do texto?
📌 ________________________________________________________
b) O que a escova de dentes adorava fazer?
📌 ________________________________________________________
c) Como era a escova de dentes?
📌 ________________________________________________________
d) O que a escova era para o sorriso das crianças?
📌 ________________________________________________________
🧩 Atividade 5 – GUA, GUE, GUI
Complete com GUA – GUE – GUI:
a) __ __ rda → ____________________
b) __ __ tarra → ____________________
c) __ __ na → ____________________
d) __ __ rra → ____________________
📏 Atividade 6 – Aumentativo e Diminutivo:
🎁 Presente
👉 Aumentativo: _________________________
👉 Diminutivo: _________________________
🐕 Cachorro
👉 Aumentativo: _________________________
👉 Diminutivo: _________________________
👧 Menina
👉 Aumentativo: _________________________
👉 Diminutivo: _________________________
~̃ Atividade 7 – Coloque o til nas palavras abaixo:
trovao – pao – mao – limao – coraçao – chao – feijao – balao – leao – irmao
👉 ________________________________________________
♂️♀️ Atividade 8 – Dê o masculino das palavras femininas:
a) Mãe → __________________
b) Irmã → __________________
c) Sogra → __________________
d) Tia → __________________
e) Rainha → __________________
f) Fada → __________________
g) Princesa → __________________
h) Mulher → __________________
i) Garota → __________________
j) Menina → __________________
🅰️ Atividade 9 – Complete com C ou QU:
a) ___ebola
b) ___uadro
c) ___ueijo
d) ___opo
e) ___asa
f) ___aneta
g) ___uadro
h) ___ento
i) ___achorro
j) ___uadro
k) ___ada
l) ___oqueiro
m) ___asa
n) ___asa
o) ___aderno
0 Comentários
Olá, seja bem-vindo. Não saia sem antes comentar!