Projetos de Leitura

A Professora  Alzenira Freitas me pediu Projetos de Leitura e eu prontamente fui pesquisar na net alguns e os coloquei aqui com os devidos créditos aos autores.

















Projeto livro viajante




Projeto de incentivo à leitura para educação infantil. Neste projeto cada semana um aluno é sorteado para levar para casa um livro e uma ficha de registro.




Projeto de leitura: Ei! Lê pra mim?



O objetivo é oportunizar desde cedo o maior contato das crianças com livros tendo como aliados os pais. Cada professora recebeu uma sacolinha com livro de literatura(que poderá ser trocado assim que todos tiverem lido o livro). Além do livro no interior da sacola há uma caixa de lápis de cor, lápis de escrever, borracha, apontador e um caderno para a criança registrar a parte da história de que mais gostou.
Quem vai ler o livro? O papai, a mamãe, o vovô, a vovó, o irmão mais velho....
Quem vai ilustrar? A criança.
Ao final das folhas do caderno de ilustrações teremos um belo material confeccionado pela turma.
O projeto é antigo na escola, porém neste ano o uso da sacolinha é novidade!



Projeto de Leitura

"Redescobrindo o Brasil de Cabral a Lula uma viagem pela Literatura".






Fonte:http://educaramarsonhar.blogspot.com.br/




Projeto de leitura - Ciranda de Livros 


Nome do Projeto: Ciranda de Livros
Tema: Incentivando à leitura
Publico Alvo: Alunos de Educação Infantil
Área do conhecimento: Alfabetização / leitura de livros

Justificativa:
Não se forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com os textos. Há inúmera maneiras de fazer isso. O importante é que o material escrito apresentado aos alunos seja interessante e desperte a curiosidade das crianças.

Objetivos:


Incentivar a leitura e o contato com os livros desde cedo.
Tornar a leitura um ato prazeroso.
Possibilitar a integração dos pais com os filhos através do projeto de leitura, para que se torne um hábito familiar.
Estimular os alunos a participar ativamente da ciranda de livros.



Estrutura Programática

Conteúdos: Troca de livros entre as crianças.

Desenvolvimento: Através de uma ciranda de livros feita com os alunos da sala, será montada uma espécie de biblioteca, e os mesmos poderão trocar de livro semanalmente para que sejam levados para serem também lidos em casa com a ajuda e participação dos pais ou outro familiar.

Conteúdos Atitudinais: o projeto possibilita que os alunos realizem um trabalho coletivo, onde haja o envolvimento de todos em sala de aula e, estimulando a integração e participação dos pais na vida escolar dos filhos, que participam do projeto fazendo a leitura desses livros em casa , discutindo-os com os filhos.

Problematização: O projeto não só abre caminhos para os alunos diante dos livros, mas permite explorar a trilha junto com eles.


Procedimentos Metodológicos:
A professora baseada em conhecimentos obtidos de suas interações com os alunos faz uma lista de livros e cada um adquirirá um livro da lista. Esses livros deverão ser encapados, para começar a ciranda dos livros que serão trocados entre os alunos com auxílio da professora, semanalmente. Os alunos serão orientados a lê-los em casa, durante o final de semana com os pais, participando do projeto de incentivo à leitura.

Os alunos quando retornarem à escola após o final de semana, farão um relato do livro para os amigos e darão sua opinião sobre a leitura. Ao final do terceiro bimestre, será realizada uma feira de livros com produções dos próprios alunos, para apresentação à comunidade.

Recursos: Livros de interesse para as crianças.

Avaliação: A avaliação será realizada durante todo o processo, pois dela dependem os passos seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias situações de aprendizagem.



PROJETO/TEMA: O PRAZER DA LEITURA SE ENSINA – LITERATURA INFANTIL


TURMA: Maternal II A


PROFESSORAS: Dalva, Josiane e Clarice


PROBLEMA: É possível utilizar a Literatura Infantil, como forma de compreender o mundo e incentivar a leitura?


JUSTIFICATIVA: A Literatura Infantil pode ser um instrumento pedagógico extremamente relevante durante todo o período que antecede um processo formal de alfabetização e a pré-escola. Ela influencia a criança na sua aprendizagem tornando-a leitora da sua realidade, ouvindo diariamente histórias ela fará comparações, descobertas e vai compreendendo o mundo em que está inserida.



Há tantos jeitos de a criança ler, de conviver com a literatura de modo próximo, sem achar que é algo do outro mundo, remoto, enfadonho ou chato... É uma questão de aproximá-la dos livros de modo aberto – seja na livraria ou na biblioteca... Se a criança é a única culpada nos tribunais adultos por não ler, pede-se o veredicto inocente... Mais culpados são os adultos que não lhe proporcionam esse contato, que não lhe abrem essas – e outras tantas – trilhas para toda a maravilha que é a caminhada pelo mundo mágico e encantado das letras... (ABRAMOVICH, 2006, p. 163).



A imagem na literatura infantil deve ser oferecida a todas as crianças, mesmo que a criança não conheça a escrita deve ter contato com livros e no decorrer da sua vida irá adquirir o hábito da leitura, pois as imagens fazem com que as crianças que não lêem, tenham contato com o livro e com o mundo da leitura, elaborando conceitos sobre o mundo e sua própria vida. A literatura infantil influencia a criança na sua aprendizagem tornando-a leitora da sua realidade. Ouvindo diariamente histórias ela fará comparações, descobertas e vai compreendendo o mundo em que está inserida. Este projeto será aplicado no Centro de Educação Infantil Ivete Spézia Schmitt e Pré-escolar Gotinha Sapeca, com todas as turmas.





OBJETIVO GERAL: Expressar desejos, pensamento e sentimentos através da interação com a literatura infantil, a fim de despertar desde os primeiros anos de vida, o estímulo e o gosto pelos livros.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS



Desenvolver a autoestima;
Ampliar as possibilidades expressivas do corpo;
Envolver-se em várias situações de comunicação;
Fazer escolhas de livros para leitura e apreciação;
Recontar histórias e fatos em sequência;
Apreciar a leitura de textos apresentados pelas professoras;
Conhecer diferentes gêneros literários orais e escritos;
Manusear diferentes tipos de livros.



CONTEÚDOS



Comunicação e expressão (oral, corporal e escrita) – Identidade e autonomia
Comunicação de desejos e sentimentos – Identidade e autonomia
Manifestações culturais – Artes visuais
Ritmos e gêneros musicais – Música
Repertório de canções – Música
Comunicação e gêneros textuais – Linguagem
Conto e reconto de histórias, gêneros literários, observação e manuseio de livros – Linguagem
Expressividade – Movimento



METODOLOGIA



Será confeccionado um mascote literário, que irá para casa juntamente com livros de histórias, específicos para sua faixa etária. Os pais contarão histórias para seu filho(a), e farão um relatório de como foi a reação da criança, devolvendo esse relatório para as professoras. Isto irá acontecer durante todo o ano.

Confecção de um mascote da turma.
Dramatizações das professoras e crianças.
Contação de histórias com livros, fantoches, dedoches, máscaras.
Contação de histórias em ambientes diferentes.
Criar livros de histórias com as crianças.
Leitura de imagens.
Visualização de histórias no data show.
Contação de história através de objetos diversos.
Visita a Biblioteca Municipal.
Momento diferenciado no momento da contação com caixa diferente, molho de chaves, pau da chuva, música, etc.
Dia da contação onde uma criança escolhe um livro e faz uma contação para os colegas.





AVALIAÇÃO



A avaliação far-se-á de acordo com a faixa etária da turma, mediante observação, reflexão e registro de:

ü Comunica ideias e sentimentos através de diferentes linguagens;

ü Identifica imagens;

ü Movimenta-se ao ouvir diferentes sons;

ü Canta e realiza movimentos de interpretação musical;

ü Memoriza canções, reproduzindo parte delas;

ü Reconta histórias conhecidas com aproximação à original;

ü Manuseia livros, folheando-os;

ü Explora sons, texturas e imagens dos livros;

ü Narra fatos com seqüência temporal e causal;

ü Valoriza a leitura como fonte de prazer e entretenimento;

ü Faz escolhas de livros para apreciar ou ler;

ü Demonstra espontaneidade em movimentar seu corpo;

ü Expressa-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos;





AVALIAÇÃO DO PROJETO



Com o projeto literatura infantil observou-se que, as crianças desta faixa etária gostam e se identificam com as varias histórias contadas. Por conseguinte a magia das histórias faz com que as crianças recontem suas próprias histórias alem de, utilizar do livro elas também se reportam ao brincar com fantoches, mascaras e fantasias. Também observou que, a contação de história é um caminho que leva criança em direção do mundo letrado. Com isso as mesmas se interassam por folhear vários tipos de materiais impressos, além disso, durante a contação de histórias observou-se que a atenção fica voltada para a magia do que está sendo contado. Neste sentido concluiu-se que o projeto é muito importante para o desenvolvimento do gosto e o hábito pela leitura. 






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