Matemática - Plano de Aula: Adição e Subtração - 4º e 5º anos


BRIGADEIRO DE COLHER



Objetivos 
• Resolver problemas de adição e subtração em situações correspondentes a novos significados (busca do estado inicial, incógnita na transformação, combinação de transformações etc.) por meio de diferentes estratégias e posterior comparação das mesmas.


Conteúdo 
• Problemas envol:vendo a ideia de comparação.


Anos 
4º e 5º.


Tempo estimado 
Cinco aulas.

Material necessário 
Cópias da receita.



Desenvolvimento

1ª etapa


Agrupe as crianças em duplas e proponha os seguintes problemas. 
• A lista de chamada O Colégio Brasil tem duas classes de 3º ano. A turma A tem 36 alunos, e a B, 31. Qual tem mais alunos? Quantos a mais? 
• Bola na rede Carlos e Paulo são ótimos jogadores de futebol e participaram de um campeonato para escolher o melhor atacante. Carlos fez 28 gols. Paulo marcou 19. Quantos gols Paulo precisaria fazer para ficar igual a Carlos? 
• Febre alta Janaína estava com febre e muitas bolinhas vermelhas no corpo. Após consultar o médico, ela e a mãe foram à farmácia perto de casa comprar o remédio: uma caixa com 25 comprimidos. Para melhorar, Janaína terá de tomar três comprimidos por dia, durante sete dias. Vai faltar ou sobrar remédio no fim do tratamento? Quantos comprimidos? 
Estimule-as a explicar ao colega o raciocínio usado para encontrar as respostas. A atividade seguinte também pode ser adaptada com outros níveis de dificuldade:



2ª etapa


Distribua cópias da receita (acima) para as crianças. Se houver condições e tempo suficiente, prepare o doce com a turma. Explique que para fazê-lo você precisa comprar os ingredientes. Na despensa, há apenas um pacote de manteiga com 450 gramas e 20 gramas de chocolate em pó. No supermercado, o chocolate em pó só é vendido em embalagens de 500 gramas. Problematize a situação com a turma. O que você precisa comprar no supermercado e em que quantidade? Vai sobrar algum ingrediente depois de fazer a receita? Qual deles? Quanto vai sobrar? O grande desafio é organizar as informações. Circule entre as crianças e observe como elas resolvem o problema. Individualmente, ajude-as a encontrar o resultado final com bases parciais: 
• Você calculou que faltam 120 gramas de chocolate e o pacotes do supermercado tem 500 gramas. E agora, vai sobrar ou faltar? Se algum aluno não conseguir resolver o problema ou tiver dificuldade em avançar no raciocínio, ajude-o fazendo perguntas e anotando as respostas: 
• Quantos gramas de manteiga há na despensa? E quanto é preciso para fazer o brigadeiro? Com isso, você acha que vai faltar ou sobrar manteiga? 
• E o chocolate? Quantos gramas há na despensa? Quantos são necessários para fazer o brigadeiro? Se o supermercado só vende pacote de 500 gramas, o que devemos fazer? 
Avaliação 
Proponha outros problemas como esses e eleja um para uma situação de avaliação com o objetivo de diagnosticar o aprendizado. Corrija e devolva para que os estudantes possam conferir o que erraram e acertaram. Guarde as anotações para montar um portfólio para cada um.


                                                          revistaescola.abril.com.br

Postar um comentário

0 Comentários