Maternal - Sugestões de atividades diárias.

Sugestões de atividades: Maternal I




• Manusear livros de histórias (pano ou de plástico).

• Manusear revista e revistas infantis.

• Histórias à vista das gravuras do livro (histórias pequenas).

• Histórias contadas pelo educador com o apoio de fantoches.

• Fazer o re-conto das histórias lidas (professor).

• Apresentar papéis de diferentes texturas para a criança amassar, rasgar, embolar.

• Colocar nome no escaninho pessoal, o nome do aluno e mostrar-lhe

• Oferecer canetas, lápis colorido, giz de cera e deixa-la rabiscar livremente. • Cantar ou recitar parlendas, poesias, músicas ou quadras, dando estímulos para que a criança antecipe ações.

EX.: parabéns pra você. Espera-se que a criança bata palmas logo que comece a canção.

• Solicitar à criança que antecipe gestos e ações as atividades de rotina do dia. EX.: Apanhar a lancheira na hora da merenda.

• Ajudar o aluno a identificar objetos e figuras de pessoas conhecidas.

• Trabalhar diariamente os combinados com o apoio dos fantoches.

• Registar a rotina no quadro.

• Oferecer encartes ou cartão com rótulos de produtos diversos para que a criança identifique.

• Brincar de empilhar caixas vazias de embalagens diversas.

• Recitar parlendas, quadras ou poemas nos deslocamentos feitos na escola.

• Imitar sons e gestos sugeridos por um modelo.

• Soltar objetos dentro de uma caixa.

• Soltar e pegar no ar sem deixar cair pena, algodão, papel picado.

• Empurrar caixas de vários tamanhos com os pés.

• Enfileirar blocos, embalagens, caixas, etc. 

• Saltar pequenos obstáculos.

• Bater bola no chão e agarrar em seguida.

• Encaixar blocos em orifícios diversos.

• Solicitar a criança em diferentes situações que atenda a ordens simples como pegar um brinquedo, ninar a boneca, pega o lápis, etc.

• Contar e ler histórias diariamente (pode repetir a história).

• Estimular à criança a lembrar de atividades não rotineiras. 

EX.: após um passeio ou um filme assistido que nomeie as coisas que viu.

• Rasgar folhas de revistas e tentar unir os pedaços reconstruindo as figuras.

• Brincar de esconder objetos à vista da criança, solicitando em seguida que ela encontre.

• Brincar de dar passos grandes e pequenos, para que ela adquira as noções de dimensão espacial em relação ao próprio corpo.

• Oferecer cubos diversos para fazer “torres e fileiras”.

• Colocar as crianças em frente ao espelho, pedindo que mostre algumas partes de seu corpo.

• Fazê-la sentir necessidade de pedir o que deseja, dizendo o nome não apenas apontando.

• Pedir que diga seu próprio nome ou apelido.

• Oferecer jogos de encaixe diversos e deixá-la brincar livremente.

• Brincar com a criança de jogos de encaixar, montar, desmontar, derrubar, etc.

Fornecer a variedade de materiais que estimulem os diferentes sentidos (visão audição, tato, etc.) permitindo intensa manipulação.

• Oferecer lápis de diferentes tipos de papel para que rabisque, não levando em conta seu tipo de expressão. 

• Valorizá-las nas suas recém-adquiridas habilidades. 



MATERIAIS QUE PODEM SER USADOS


• Jogos de borracha ou plástico desmontáveis.

• Brinquedos representativos de sua realidade (carrinhos, panelinhas, bonecas, bichinhos, etc.).

• Blocos diversos para montar.

• Cubos de diversos tamanhos.

• Lápis de cera, giz, pincéis, tintas, lápis de cor, etc.

• Espelho grande na parede.

• Brinquedos sonoros.

• Caixas com orifícios.

• Embalagens diversas, vazias.

• Fantoches.

• Bolas, bonecas, brinquedos para brincar de casinha.

• Caixas de papelão de vários tamanhos.

• Regador, brinquedos de puxar.

• Copos de plástico e potes de iogurte.

• Fichas com o nome dos alunos.

• Argolas coloridas.

• Potes, garrafas, latas fechadas, contendo dentro materiais diversos (areia, arroz, feijão, milho, etc.)

• Brinquedos coloridos e sonoros.

• Instrumentos musicais.

• Painéis com vários estímulos para exploração.

• Papeis coloridos de texturas variadas.

• Revistas e revistas infantis.

• Massa plástica, lixas, etc. 

• Assistir programas ou desenhos infantis selecionados na televisão.

• Incentivar o aluno a desenvolver hábitos de higiene. EX.: lavar e secas as mãos antes de se alimentar, escovar dentes, etc.

• Brincar de entrar em caixas de papelão.

• Apresentar a ficha ou crachá com nome próprio e nomeá-lo para a criança.

• Levar a criança a imitar a voz dos personagens das histórias trabalhadas.

• Levar a criança a identificar figuras e objetos familiares e pessoas, inclusive a si mesma.

• Incentivar a criança a destampar caixas diversas, para procurar o que tem dentro.


Postar um comentário

0 Comentários