Modelo de prova de história para o 8º ano/4º bimestre

Aluno(a) : _______________________________________      Nº _______         ______ ano
RJ, _______ / _______/ _________       Professor (a) : ____________Marcela Cristina___
Avaliação de ____5ª prova     -____História_______                 Nota : _______________

                                                          
1) Por que a elite recusava-se a abolir a escravidão? Que argumento era usado? (1)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) O que foi a lei Eusébio de Queirós? Que consequências essa lei trouxe para a economia brasileira? (1)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

3)  Como era o acordo feito pelos colonos e o cafeicultor? (1)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

4)  Por que a economia canavieira teve um declínio ao longo do séc. XIX? Em região continuava ativa? (1)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

5) O que foi a Tarifa Alves Branco? (1)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

6) Qual a matéria-prima extraída da Amazônia no final do séc. XIX? Que resultado essa extração levou à economia brasileira? (1)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

7) Como os negócios de Barão de Mauá foram afetados? (1)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

8) Por que o governo imperial tinha interesse na bacia do rio da Prata? Que medida intervencionista o governo tomou para conquista-lá?  (1)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

9) Por que os fazendeiros do oeste paulista aderiram à campanha republicana? (1)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

10) Por que os proprietários de escravos romperam com o governo monárquico? (1)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________








Aluno(a) : _______________________________________      Nº _______         ______ ano
RJ, _______ / _______/ _________       Professor (a) : ____________Marcela Cristina___
Avaliação de ____Recuperação     -___História_______                 Nota : _______________



1) Cite e explique  as consequências das medidas liberais realizadas pelos primeiros regentes na região norte e nordeste do Brasil: (1)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) Explique bem,  as revoltas “Balaiada” e “Sabinada”: (1)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________

3) Qual a diferença da 1ª Revolução Industrial para a 2ª
 Revolução? (1)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4) O que foi o Bill Aberdeen? Que relação tinha com a lei Eusébio de Queirós? (1)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5)  Em 1872, onde se concentrava a maior parte dos escravos no país? Por que algumas províncias eram favoráveis à abolição? (1)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6) Explique por que e como, após a Guerra do Paraguai, o movimento republicano começou a crescer no Brasil: (1)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7) O que os fazendeiros do oeste paulista  fizeram de concreto a respeito do movimento republicano? (1)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8) Explique o que foram a “Questão militar” e a “Questão religiosa” no movimento republicano: (1)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9)A partir de 1870, que novo grupo social surgiu? Em que espaço físico? O que desejavam?  (1)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10) Por que a maior parte da população rural ficou excluída da modernização? (1)
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Postar um comentário

0 Comentários