Recomendado para você

Façam uma visita na lojinha. Compra pelo PagSeguro (cartão de crédito).

Façam uma visita na lojinha. Compra pelo PagSeguro (cartão de crédito).
é só clicar na imagem

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Projetos pedagógicos e atividades - Natal

Projeto Natal para Educação Infantil 
I – JUSTIFICATIVA: 




Qual a tradição que nossa família possui para comemorar o Natal? Qual a origem desta tradição? E as origens das peculiaridades desta festa, como as meias na lareira, o pinheirinho, a bola de enfeite, o canto do galo, as castanhas, a troca de presentes, o presépio? Qual o significado histórico/religioso do Natal? 




Este projeto surgiu ao pensarmos no tema Natal, no quanto ele pode ser atrativo para as crianças, nas questões acima e em tantas outras que poderão surgir na busca de respostas às mesmas. Pretende-se conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção de conhecimentos das tradições de Natal pelos alunos de forma participativa, descontraída , buscando integrar a perspectiva de diversas áreas envolvendo aspectos históricos, sociais, culturais, biológicos, comerciais, etc. 




II- Conteúdos: 




1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS: 




• Saber sobre a origem da data, quem foi Jesus? 




• Reconhecer a importância das boas ações para nossa vida. 




• Compreender a importância do nascimento de Cristo para a Humanidade, e o que ele nos ensinou. 




• Conhecer os significados dos vários símbolos natalinos: 




- Por que na ceia de Natal sempre há castanhas? (Ciências) 




- Por que Papai Noel usa roupas de inverno? (Geografia) 




- Por que as pessoas trocam presentes no Natal? (História Religiosa) 




- Por que tem gente que como peru no Natal? (História) 




- Qual o significado dos enfeites como pinheirinho, bolas de vidro, neve, presépio, meia na lareira, etc? (História) 




- Qual pode ser o motivo dos "amigos-secretos" entre os familiares? (Economia) 




- E os contos, filmes, sobre o Natal ?... Que tal ler, assistir, discutir, escrever sobre eles 




• Perceber a importância de se estar junto de quem se ama, confraternizando e compartilhando do verdadeiro espírito de Natal! 




2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS: 




• Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema. 




• Realizar atividades que proporcionem a confraternização, o construir conjuntamente. 




• Observar as diversas tradições de comemorar o natal pelo mundo, inclusive dos países não Cristãos. 




• Analisar as comemorações das famílias dos alunos e discutir sobre as diferenças. 




• Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema. 




• Construir presentes artesanais que serão trocados nos amigos-secretos. 




• Confeccionar enfeites para a árvore da Emei. 




• Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento. 






3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS 




• Que a criança saiba que o natal representa o amor de Jesus, e a importância de suas mensagens para melhorar o mundo em que vivemos. 




• Que perceba o verdadeiro significado de praticar boas-ações e continue a fazê-las todos o dias de sua vida. 




• Participar de momentos de união que os socializem e os marquem para sempre positivamente. 




• Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre 




• Valorizar a família, 




• Desvencilhar o natal do comercial, da necessidade do presente. 




II – OBJETIVOS GERAIS: 




• Incentivar a criança e o jovem a vivenciar o amor e o respeito pelas pessoas; 




• Valorizar a convivência familiar, a vivência do amor entre as pessoas; 






III- ETAPAS PREVISTAS 




LINGUAGEM ORAL E ESCRITA 




• Leitura de textos, histórias poesias que falem sobre o assunto. 




• Produção coletiva de pequenos textos. 




• Escrita espontânea. 




• Cruzadinhas, caça-palavras. 




• Atividades com alfabeto móvel. 




• Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado. 




MATEMÁTICA 




• Situações-problema envolvendo o tema. 




• Estatísticas (quantos países comemoram o natal, quantos não comemoram). 






NATUREZA E SOCIEDADE 




• Observação do ciclo da água. 




• Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas. 




• Experiências diversas com a água nos estados : sólido/líquido/gasoso. 




• Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto. 




• Vídeos que abordam o tema. 




• Pesquisa sobre as comemorações do Natal pelo mundo e suas peculiaridades. 




ARTES VISUAIS 




• Desenho livre e de observação. 




• Recorte e colagem 




• Dobraduras 




• Releitura de obras de arte 




• Modelagem com areia e argila 




• Técnicas de pintura. 




• Confecção de caixinhas para a troca de presentes. 




• Confecção dos enfeites da árvore. 




• Confecção dos tsurus pelas professoras ( 20 cada) 






MÚSICA E MOVIMENTO 




• Atividades diversas , músicas e cantigas relacionadas ao tema. 




• Cd especial de natal (gravado especialmente para a data) 




• Corais de músicas natalinas 






AVALIAÇÃO 




• Hora social e/ou exposição de trabalhos. 




• Carinha das crianças. 




DESENVOLVIMENTO 




1ª Etapa 




• Fazer um levantamento com as crianças sobre o que sabem sobre o natal, relatando também como é comemorado o natal em sua casa, Se na família de alguma criança não possuir esta tradição, questionar os motivos deste fato. 




• Assistir o vídeo sobre o nascimento do menino Jesus, e depois construir o presépio junto de cada professora, 






2ª Etapa 




• Cada professora confeccionará 20 tsurus e fará um pedido de natal, ou um agradecimento com a turma depois de conhecerem a lenda japonesa. 




• Pendurar os Tsurus pela escola. 




• Cada turma criará um cartaz do seu gosto com uma mensagem de natal criada pela turma para enfeitar as paredes do pátio. 




• Cada professora encherá 20 bexigas para enfeitar a escola na semana do natal. 




• Cada turma será responsável por confeccionar 10 enfeites para a árvore de natal, de acordo com as sugestões. (Ver final do plano). 






3ª Etapa 




• Apresentar no final do projeto (dia da confraternização final), ou uma música, dança ou peça de teatro. 




• Cada turma fará um pequeno painel com atividades feitas durante o projeto para exposição. 




• Fazer uma oficina com as crianças de confecção de caixinhas de presentes, que serão pintadas por eles e com balas, e serão trocadas através de amigo-secreto. Trocar bilhetes também. 




1º Molde do Papai Noel 












2º Molde do Papai Noel 












































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem-vindo. Não saia sem antes comentar!

Obrigada por cada comentário! Leio a cada um deles!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Brava Cursos Online com certificado.

Divirta-se um pouquinho Professor (a) rsrs. Vista o bebê! É só arrastar os acessórios com o mouse!