Painel polvo matemático educativo


Painel polvo matemático educativo - Atividade para ensinar números e numerais

    Uma idéia colorida, divertida e educativa: um painel polvo, através do qual se pode trabalhar número e numeral de forma significativa e divertida. Sem as tradicionais e maçantes cópias, a criança pode associar quantidades a símbolos.

Monta-se um painel de polvo. Na parte de baixo da cabeça você escreve os números. Até que número?  até o que você deseja trabalhar com a turma. Na imagem, fizeram até o número 8, mas você pode ir além.


Em seguida, será preciso recortar tentáculos ou as pernas do polvo. Eles terão velcro colado nas pontas para que possam ser grudados pela criança no número correto. Coloque velcro no mural, logo abaixo de cada número. Você compra velcro a metro em papelarias ou casas de tecido.



Cada tentáculo traz colados botões com as quantidades ou numerais. Você pode colar botões, bolinhas de papel, eva etc.




É a criança quem irá fixar os tentáculos aos lugares corretos, fazendo associações, pedindo ajuda, brincando com os amigos!

Você pode, por exemplo, deixar os tentáculos virados para baixo, sobre a mesa e pedir que cada aluno retire um e coloque no lugar certinho. Observe que se você contextualizar o jogo, ele ganha sentido. Pode ser contada uma historinha sobre um polvo. Clique aqui e veja uma.

Na hora de guardar os tentáculos, nada melhor que este envelope, colado ao mural:






Postar um comentário

0 Comentários