Plano de Aula – Matemática – 6º Ano (4º Bimestre)
Tema: Introdução à Geometria – Ângulos e Classificação
Componente Curricular: Matemática
Ano: 6º Ano
Bimestre: 4º
Duração: 2 aulas (100 min)
Objeto de Conhecimento: Ângulos: noção, usos e classificação
Habilidade (BNCC): EF06MA25 – Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas e classificar os ângulos em reto, agudo e obtuso.
⏰ 1. Momento Inicial – Onde Encontramos Ângulos? (15 min)
-
Cumprimentar a turma e apresentar o tema.
-
Pedir aos alunos que observem a sala de aula e identifiquem “cantos” ou aberturas semelhantes a um L ou à abertura de uma tesoura.
-
Explicar que essas aberturas são chamadas de ângulos, formados por duas semirretas que partem do mesmo ponto (vértice).
✍️ 2. Desenvolvimento – Conceito e Classificação (50 min)
Conceito de Ângulo
-
Ângulo é a abertura formada por duas semirretas que partem de um mesmo ponto.
Classificação dos Ângulos
-
Ângulo Reto: mede exatamente 90°.
-
Ângulo Agudo: mede menos que 90°.
-
Ângulo Obtuso: mede mais que 90° e menos que 180°.
Atividade Prática
-
Usando papel quadriculado, esquadro ou transferidor, pedir ao aluno que desenhe:
-
1 ângulo reto
-
1 ângulo agudo
-
1 ângulo obtuso
-
🧠 3. Fechamento – Fixação e Tarefa (35 min)
-
Corrigir rapidamente os desenhos feitos pelos alunos.
-
Entregar a folha de atividades abaixo para ser resolvida em sala ou como tarefa.
📝 Atividade – Ângulos (6º Ano)
Nome: _______________________________________
Data: ____ / ____ / ______
1. O que é um ângulo?
Explique com suas palavras:
2. Classificando Ângulos no Relógio
Observe os relógios e marque o tipo de ângulo formado pelos ponteiros:
| Relógio | Hora | Classificação |
|---|---|---|
| A | 3:00 | ( ) Reto ( ) Agudo ( ) Obtuso |
| B | 10:00 | ( ) Reto ( ) Agudo ( ) Obtuso |
| C | 1:00 | ( ) Reto ( ) Agudo ( ) Obtuso |
3. Ângulos em uma Construção
Identifique o tipo de ângulo indicado pelas letras:
| Letra | Tipo de Ângulo |
|---|---|
| A | _____________________________________ |
| B | _____________________________________ |
| C | _____________________________________ |
4. Complete as frases com: MAIOR – MENOR – IGUAL
a) O ângulo agudo é sempre ____________________ que o ângulo reto.
b) O ângulo obtuso é sempre ____________________ que o ângulo reto.
c) O ângulo reto tem medida ____________________ a 90°.

0 Comentários
Olá, seja bem-vindo. Não saia sem antes comentar!