📚 Perímetro e Área.
Plano de Aula + Atividades (4º, 5º e 6º Ano)
Reconhecer o que é perímetro e como calculá-lo em diferentes figuras.
Compreender o conceito de área e aplicá-lo em situações práticas.
Resolver problemas contextualizados envolvendo perímetro e área.
Desenvolver o raciocínio lógico e a autonomia na resolução de problemas.
📌 BNCC – Habilidades Trabalhadas
4º Ano
EF04MA15 – Determinar o perímetro de figuras planas desenhadas em malhas quadriculadas.
EF04MA16 – Explorar regularidades para calcular áreas em malhas quadriculadas.
5º Ano
EF05MA18 – Calcular perímetro e área de figuras planas em situações reais.
EF05MA19 – Resolver problemas envolvendo o uso de unidades de medida de comprimento e superfície.
6º Ano
EF06MA20 – Calcular área e perímetro de polígonos, usando expressões matemáticas.
EF06MA21 – Resolver problemas sobre medidas de superfície e comprimento.
📘 Plano de Aula Completo
1. Acolhida e Introdução (10 min)
Mostre um retângulo e pergunte:
Compreender o conceito de área e aplicá-lo em situações práticas.
Resolver problemas contextualizados envolvendo perímetro e área.
Desenvolver o raciocínio lógico e a autonomia na resolução de problemas.
📌 BNCC – Habilidades Trabalhadas
4º Ano
EF04MA15 – Determinar o perímetro de figuras planas desenhadas em malhas quadriculadas.
EF04MA16 – Explorar regularidades para calcular áreas em malhas quadriculadas.
5º Ano
EF05MA18 – Calcular perímetro e área de figuras planas em situações reais.
EF05MA19 – Resolver problemas envolvendo o uso de unidades de medida de comprimento e superfície.
6º Ano
EF06MA20 – Calcular área e perímetro de polígonos, usando expressões matemáticas.
EF06MA21 – Resolver problemas sobre medidas de superfície e comprimento.
📘 Plano de Aula Completo
1. Acolhida e Introdução (10 min)
Mostre um retângulo e pergunte:
“Como podemos medir o contorno dessa figura? E a parte de dentro?”
Área = parte de dentro
2. Desenvolvimento (30 a 40 min)
🧩 Perímetro – Explicação Rápida
Somar todos os lados
Quadrado: P = 4 · lado
Explique de forma simples:
Perímetro = contornoÁrea = parte de dentro
2. Desenvolvimento (30 a 40 min)
🧩 Perímetro – Explicação Rápida
Somar todos os lados
Exemplos:
Retângulo: P = 2 · (largura + comprimento)Quadrado: P = 4 · lado
🟥 Área – Explicação Simples
É o espaço dentro da figura
Fórmulas:
Retângulo: A = base × alturaQuadrado: A = lado × lado
🧠 Atividade de Fixação na Lousa
Mostre uma figura na malha quadriculada e peça:
✔ Calcule o perímetro
✔ Calcule a área
3. Prática Individual (20 min)
Distribua as atividades abaixo (já prontas para imprimir ou colar no blog).
4. Fechamento (10 min)
Revisão rápida:
👉 “O perímetro mede o quê?”
👉 “A área representa o quê?”
Corrija os exercícios com a turma.
🟨 ✏️ Atividades – 4º, 5º e 6º Ano
📌 ATIVIDADES – 4º ANO
1) Observe a malha quadriculada e responda:
a) Quantos quadradinhos tem dentro da figura?
➡ Área: ______ unidades²
b) Conte os lados externos da figura:
➡ Perímetro: ______ unidades
2) Resolva:
a) Um retângulo tem base 5 cm e altura 3 cm.
Perímetro = ______
Área = ______
b) Uma praça quadrada tem lado medindo 8 m.
Perímetro = ______
Área = ______
📌 ATIVIDADES – 5º ANO
1) Resolva os problemas:
a) Um jardim retangular tem 12 m de comprimento e 7 m de largura.
Calcule:
Perímetro = ______
Área = ______
b) Uma pista de corrida formada por um quadrado de 10 m de lado será cercada.
Quantos metros de cerca serão necessários?Perímetro = ______ m
2) Calcule a área e o perímetro:
Quadrado 9 cm _________\ ________
Corrija os exercícios com a turma.
🟨 ✏️ Atividades – 4º, 5º e 6º Ano
📌 ATIVIDADES – 4º ANO
1) Observe a malha quadriculada e responda:
a) Quantos quadradinhos tem dentro da figura?
➡ Área: ______ unidades²
b) Conte os lados externos da figura:
➡ Perímetro: ______ unidades
2) Resolva:
a) Um retângulo tem base 5 cm e altura 3 cm.
Perímetro = ______
Área = ______
b) Uma praça quadrada tem lado medindo 8 m.
Perímetro = ______
Área = ______
📌 ATIVIDADES – 5º ANO
1) Resolva os problemas:
a) Um jardim retangular tem 12 m de comprimento e 7 m de largura.
Calcule:
Perímetro = ______
Área = ______
b) Uma pista de corrida formada por um quadrado de 10 m de lado será cercada.
Quantos metros de cerca serão necessários?Perímetro = ______ m
2) Calcule a área e o perímetro:
Quadrado 9 cm _________\ ________
Retângulo 4 cm × 13 cm _________\ ________
Quadrado 15 cm _________\ ________
📌 ATIVIDADES – 6º ANO
1) Calcule o perímetro das figuras:
📌 ATIVIDADES – 6º ANO
1) Calcule o perímetro das figuras:
a) Triângulo com lados 7 cm, 12 cm, 9 cm
Perímetro = ______
b) Pentágono regular com lado 6 cm
Perímetro = ______
2) Calcule as áreas:
a) Retângulo: base 18 cm, altura 12 cm
Área = ______ cm²
b) Quadrado de lado 25 cm
Área = ______ cm²
3) Problemas desafiadores
a) Um terreno retangular tem 40 m de comprimento e área de 520 m².
Qual é a largura?
Largura = ______
b) Uma sala medindo 9 m × 7 m será revestida com cerâmicas quadradas de 1 m².
Quantas cerâmicas serão usadas?
Resposta = ______
✅ Gabarito - Perímetro e Área
Aqui estão as respostas corretas para todas as atividades propostas, organizadas por ano:
📌 Atividades – 4º Ano
Observe a malha quadriculada e responda:
a) Área: 18 unidades²
b) Perímetro: 18 unidades
Resolva:
a) Retângulo (Base 5 cm, Altura 3 cm)
Perímetro: 16 cm
Área: 15 cm²
b) Praça quadrada (Lado 8 m)
Perímetro: 32 m
Área: 64 m²
📌 Atividades – 5º Ano
Resolva os problemas:
a) Jardim retangular (12 m de comprimento e 7 m de largura)
Perímetro: 38 m
Área: 84 m²
b) Pista de corrida (Quadrado de 10 m de lado)
Perímetro (Cerca): 40 m
Complete a tabela:
Figura Medidas Perímetro Área
Quadrado 9 cm 36 cm 81 cm²
Retângulo 4 cm × 13 cm 34 cm 52 cm²
Quadrado 15 cm 60 cm 225 cm²
📌 Atividades – 6º Ano
Calcule o perímetro das figuras:
a) Triângulo com lados 7 cm, 12 cm, 9 cm: 28 cm
b) Pentágono regular com lado 6 cm: 30 cm
Calcule as áreas:
a) Retângulo: base 18 cm, altura 12 cm: 216 cm²
b) Quadrado de lado 25 cm: 625 cm²
Problemas desafiadores
a) Um terreno retangular tem 40 m de comprimento e área de 520 m². Qual é a largura?
Largura: 13 m
b) Uma sala medindo 9 m × 7 m será revestida com cerâmicas quadradas de 1 m². Quantas cerâmicas serão usadas?
Resposta: 63 cerâmicas
Perímetro = ______
b) Pentágono regular com lado 6 cm
Perímetro = ______
2) Calcule as áreas:
a) Retângulo: base 18 cm, altura 12 cm
Área = ______ cm²
b) Quadrado de lado 25 cm
Área = ______ cm²
3) Problemas desafiadores
a) Um terreno retangular tem 40 m de comprimento e área de 520 m².
Qual é a largura?
Largura = ______
b) Uma sala medindo 9 m × 7 m será revestida com cerâmicas quadradas de 1 m².
Quantas cerâmicas serão usadas?
Resposta = ______
✅ Gabarito - Perímetro e Área
Aqui estão as respostas corretas para todas as atividades propostas, organizadas por ano:
📌 Atividades – 4º Ano
Observe a malha quadriculada e responda:
a) Área: 18 unidades²
b) Perímetro: 18 unidades
Resolva:
a) Retângulo (Base 5 cm, Altura 3 cm)
Perímetro: 16 cm
Área: 15 cm²
b) Praça quadrada (Lado 8 m)
Perímetro: 32 m
Área: 64 m²
📌 Atividades – 5º Ano
Resolva os problemas:
a) Jardim retangular (12 m de comprimento e 7 m de largura)
Perímetro: 38 m
Área: 84 m²
b) Pista de corrida (Quadrado de 10 m de lado)
Perímetro (Cerca): 40 m
Complete a tabela:
Figura Medidas Perímetro Área
Quadrado 9 cm 36 cm 81 cm²
Retângulo 4 cm × 13 cm 34 cm 52 cm²
Quadrado 15 cm 60 cm 225 cm²
📌 Atividades – 6º Ano
Calcule o perímetro das figuras:
a) Triângulo com lados 7 cm, 12 cm, 9 cm: 28 cm
b) Pentágono regular com lado 6 cm: 30 cm
Calcule as áreas:
a) Retângulo: base 18 cm, altura 12 cm: 216 cm²
b) Quadrado de lado 25 cm: 625 cm²
Problemas desafiadores
a) Um terreno retangular tem 40 m de comprimento e área de 520 m². Qual é a largura?
Largura: 13 m
b) Uma sala medindo 9 m × 7 m será revestida com cerâmicas quadradas de 1 m². Quantas cerâmicas serão usadas?
Resposta: 63 cerâmicas


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