Ad Code

šŸ“š Atividade de LĆ­ngua Portuguesa: R, RR, SĆ­labas, Til e Formação de Palavras

✏️ R, RR, SĆ­labas, Til e Formação de Palavras




1️⃣ Coloque o til (~) quando for necessĆ”rio:

🌟 Coloque o til nas palavras que precisam!

liƧao

caderno

pavao

tubarao

mercado

livro

macarrao

irma



2️⃣ Separe as sĆ­labas das palavras abaixo:

šŸ”  Escreva as sĆ­labas separadas corretamente!

šŸ® Gelatina: 

__________________________________

šŸ”” Barulho:

 _________________________________

🐰 Coelho: 

__________________________________          

3️⃣ Acrescente a letra R e forme novas palavras:

šŸ“Œ Exemplo: cata → carta

a) lago → (____________________)

b) cota →(____________________)

c) muro → (____________________)

d) pena → (____________________)




4️⃣ Classifique as palavras quanto ao nĆŗmero de sĆ­labas:

luz – mĆ©dico – elefante – travesseiro – pĆ© – gato – sorvete – massa

✅ MonossĆ­labas _______________________

 ✅ DissĆ­labas

__________________________

 ✅ TrissĆ­labas

_________________________

✅ PolissĆ­labas

_________________________


5️⃣ Forme frases com as palavras abaixo:

šŸš› CaminhĆ£o:

 _________________________________

šŸŽ  Carrossel: 

__________________________________


6️⃣ R ou RR?

šŸ”Š Marque se o som do R Ć© forte ou fraco:

✏️ aranha   ( ) forte  ( ) fraco

✏️ arranha ( ) forte  ( ) fraco

✏️ armĆ”rio ( ) forte  ( ) fraco

✏️ raro        ( ) forte  ( ) fraco

✏️ parede   ( ) forte  ( ) fraco

✏️ corrida   ( ) forte  ( ) fraco

✏️ robĆ“        ( ) forte  ( ) fraco

✏️ barata     ( ) forte  ( ) fraco

✏️ carruagem ( ) forte ( ) fraco

✏️ senhora      ( ) forte ( ) fraco

✏️ caro             ( ) forte ( ) fraco

✏️ carro            ( ) forte ( ) fraco

✏️ arara            ( ) forte ( ) fraco


šŸ’” Dica para o professor:

Trabalhe oralmente antes da escrita. Use imagens ou objetos para facilitar a compreensão!

šŸ“Œ Compartilhe essa atividade com colegas e siga o blog Nosso EspaƧo da Educação para mais conteĆŗdos.


Baixe em PDF AQUI  

Postar um comentƔrio

0 ComentƔrios