REVISÃO
DE MATEMÁTICA – 6º ANO
1
- Considere os algarismos ,
e ,
sem repetir algarismos. Quantos números de três algarismos diferentes podem ser
formados?
2 - Considere os algarismos 2, 5 e 7. Quantos números de três
algarismos diferentes podem ser formados?
4 - 2. Em uma urna há 4 bolas amarelas, 5 vermelhas e 6
laranjas. Calcule a probabilidade de retirarmos aleatoriamente uma bola, de
cada uma das cores:
a) amarela.
b) vermelha. c)
laranja.
5 - Complete
as conversões:
- 500 g = ____ kg
- 3,5 kg = ____ g
3 - Complete as conversões a
seguir:
- a) 2000 L = ____ m³
- b) 0,5 m³ = ____ L
- c) 1500 L = ____ m³
- d) 3,2 m³ = ____ L
Lembrete: Use a relação de que 1 m³ =
1000 L para realizar as conversões.
4 - Uma piscina tem 3 m de comprimento, 2 m de largura e
1,5 m de profundidade.
·
Calcule o volume da piscina em metros
cúbicos.
·
Quantos litros de água são necessários para
encher a piscina completamente?
5. Mirella é coordenadora pedagógica de
uma escola e, preocupada com a infrequência de seus alunos do 6° ao 9° ano,
observou as faltas diárias ao longo de um mês e computou a média da
infrequência no gráfico de linhas a seguir:
Com base no gráfico, é possível afirmar
que o dia da semana que os alunos menos faltam é:
a) segunda-feira.
b) terça-feira.
c) quarta-feira.
d) sexta-feira.
REVISÃO
DE PORTUGUÊS – 6º ANO
1. Conjunções e seus Valores
Exercício
1: Complete
as frases abaixo com uma das conjunções sugeridas entre parênteses, observando
o valor (função) de cada uma.
- a) Não fui ao cinema, ____
estava muito cansado. (pois, mas, e)
- b) Maria quer estudar
bastante, ____ não tem conseguido tempo. (porém, e, nem)
- c) Vamos ao parque, ____ o
tempo esteja nublado. (contudo, embora, pois)
- d) Gosto muito de sorvete,
____ sempre escolho novos sabores. (por isso, e, mas)
Exercício
2:
Identifique o valor (função) das conjunções em cada frase a seguir (causa,
oposição, conclusão, adição).
- a) Estudo todos os dias,
pois quero passar na prova.
- b) O jogo foi cancelado,
pois estava chovendo muito.
- c) Quero aprender inglês e
espanhol.
- d) A escola estava lotada,
mas o professor não se atrasou.
2. Advérbios e seus Valores
Exercício
1:
Identifique o valor (função) dos advérbios em cada frase (tempo, lugar, modo,
intensidade, etc.).
- a) Ela saiu cedo para
o trabalho.
- b) O gato dorme tranquilamente
no sofá.
- c) Estudo sempre
antes das provas.
- d) A professora explicou muito
bem o conteúdo.
Exercício
2:
Substitua os advérbios destacados por outros que tenham o mesmo valor (função).
- a) O ônibus chegou ontem.
- b) Falei baixinho
para não acordar ninguém.
- c) Ele correu rapidamente
para não perder o trem.
- d) Saímos tarde da
festa.
3. Tipos de Sujeito
Exercício
1:
Identifique o tipo de sujeito nas frases abaixo (simples, composto, oculto,
indeterminado ou inexistente).
- a) Os pássaros cantam no
jardim.
- b) João e Pedro foram ao
cinema.
- c) Estudamos todos os dias
para a prova.
- d) Vendem-se livros usados.
- e) Há muitas estrelas no
céu.
Exercício
2:
Reescreva as frases mudando o tipo de sujeito conforme solicitado:
- a) "A professora chegou
cedo." (transforme em sujeito indeterminado)
- b) "As crianças brincam
no parque." (transforme em sujeito composto)
4. Período Simples e Composto
Exercício
1:
Classifique as frases abaixo como período simples ou período composto.
- a) Ana foi à biblioteca.
- b) A menina saiu cedo, mas
voltou para casa.
- c) Gostamos de ler e de
aprender coisas novas.
- d) O sol nasceu; o dia
promete ser bonito.
Exercício
2:
Transforme as frases abaixo de período simples para período composto,
adicionando uma ideia nova.
- a) O professor explicou a
matéria.
- b) Ele estuda com dedicação.
- c) A chuva parou.
- d) Ela fez a tarefa.
5. Frase Verbal e Nominal
Exercício
1:
Identifique se as frases abaixo são verbais ou nominais.
- a) Silêncio!
- b) O sol estava brilhando
intensamente.
- c) Que dia bonito!
- d) As crianças jogavam bola
na quadra.
Exercício
2: Transforme
as frases nominais abaixo em frases verbais.
- a) Alegria no coração.
- b) Vento forte no litoral.
- c) Animais no zoológico.
- d) Muita festa na praça.
Exercício
3: Crie
duas frases nominais e duas frases verbais sobre um tema de sua escolha.
0 Comentários
Olá, seja bem-vindo. Não saia sem antes comentar!