Baixar e editar atividades de Matemática e Português 6º ano (volume, massa e capacidade, gráficos estatísticos, possilibidade e probalidade/conjunção e seu valor, advérbio e seu valor, tipos de sujeito, período simples e composto, frase verbal e nominal).

 



REVISÃO DE MATEMÁTICA – 6º ANO

 

1 - Considere os algarismos 1, e 8, sem repetir algarismos. Quantos números de três algarismos diferentes podem ser formados?

 

 


2 - Considere os algarismos 2, 5 e 7.
Quantos números de três algarismos diferentes podem ser formados?

 

 

 

4 - 2. Em uma urna há 4 bolas amarelas, 5 vermelhas e 6 laranjas. Calcule a probabilidade de retirarmos aleatoriamente uma bola, de cada uma das cores:

a) amarela.                  b) vermelha.                 c) laranja.

 

 

 

5 - Complete as conversões:

  1. 500 g = ____ kg
  2. 3,5 kg = ____ g

3 - Complete as conversões a seguir:

  • a) 2000 L = ____ m³
  • b) 0,5 m³ = ____ L
  • c) 1500 L = ____ m³
  • d) 3,2 m³ = ____ L

Lembrete: Use a relação de que 1 m³ = 1000 L para realizar as conversões.

4 - Uma piscina tem 3 m de comprimento, 2 m de largura e 1,5 m de profundidade.

 

·         Calcule o volume da piscina em metros cúbicos.

 

 

 

·         Quantos litros de água são necessários para encher a piscina completamente?

 

 

5. Mirella é coordenadora pedagógica de uma escola e, preocupada com a infrequência de seus alunos do 6° ao 9° ano, observou as faltas diárias ao longo de um mês e computou a média da infrequência no gráfico de linhas a seguir:

 

 





Com base no gráfico, é possível afirmar que o dia da semana que os alunos menos faltam é:

a) segunda-feira.

b) terça-feira.

c) quarta-feira.

d) sexta-feira.

 

 

REVISÃO DE PORTUGUÊS – 6º ANO

 

1. Conjunções e seus Valores

Exercício 1: Complete as frases abaixo com uma das conjunções sugeridas entre parênteses, observando o valor (função) de cada uma.

  • a) Não fui ao cinema, ____ estava muito cansado. (pois, mas, e)
  • b) Maria quer estudar bastante, ____ não tem conseguido tempo. (porém, e, nem)
  • c) Vamos ao parque, ____ o tempo esteja nublado. (contudo, embora, pois)
  • d) Gosto muito de sorvete, ____ sempre escolho novos sabores. (por isso, e, mas)

Exercício 2: Identifique o valor (função) das conjunções em cada frase a seguir (causa, oposição, conclusão, adição).

  • a) Estudo todos os dias, pois quero passar na prova.
  • b) O jogo foi cancelado, pois estava chovendo muito.
  • c) Quero aprender inglês e espanhol.
  • d) A escola estava lotada, mas o professor não se atrasou.

2. Advérbios e seus Valores

Exercício 1: Identifique o valor (função) dos advérbios em cada frase (tempo, lugar, modo, intensidade, etc.).

  • a) Ela saiu cedo para o trabalho.
  • b) O gato dorme tranquilamente no sofá.
  • c) Estudo sempre antes das provas.
  • d) A professora explicou muito bem o conteúdo.

Exercício 2: Substitua os advérbios destacados por outros que tenham o mesmo valor (função).

  • a) O ônibus chegou ontem.
  • b) Falei baixinho para não acordar ninguém.
  • c) Ele correu rapidamente para não perder o trem.
  • d) Saímos tarde da festa.

3. Tipos de Sujeito

Exercício 1: Identifique o tipo de sujeito nas frases abaixo (simples, composto, oculto, indeterminado ou inexistente).

  • a) Os pássaros cantam no jardim.
  • b) João e Pedro foram ao cinema.
  • c) Estudamos todos os dias para a prova.
  • d) Vendem-se livros usados.
  • e) Há muitas estrelas no céu.

Exercício 2: Reescreva as frases mudando o tipo de sujeito conforme solicitado:

  • a) "A professora chegou cedo." (transforme em sujeito indeterminado)
  • b) "As crianças brincam no parque." (transforme em sujeito composto)

4. Período Simples e Composto

Exercício 1: Classifique as frases abaixo como período simples ou período composto.

  • a) Ana foi à biblioteca.
  • b) A menina saiu cedo, mas voltou para casa.
  • c) Gostamos de ler e de aprender coisas novas.
  • d) O sol nasceu; o dia promete ser bonito.

Exercício 2: Transforme as frases abaixo de período simples para período composto, adicionando uma ideia nova.

  • a) O professor explicou a matéria.
  • b) Ele estuda com dedicação.
  • c) A chuva parou.
  • d) Ela fez a tarefa.

5. Frase Verbal e Nominal

Exercício 1: Identifique se as frases abaixo são verbais ou nominais.

  • a) Silêncio!
  • b) O sol estava brilhando intensamente.
  • c) Que dia bonito!
  • d) As crianças jogavam bola na quadra.

Exercício 2: Transforme as frases nominais abaixo em frases verbais.

  • a) Alegria no coração.
  • b) Vento forte no litoral.
  • c) Animais no zoológico.
  • d) Muita festa na praça.

Exercício 3: Crie duas frases nominais e duas frases verbais sobre um tema de sua escolha.


BAIXE EM WORD PARA EDITAR AQUI
 

Postar um comentário

0 Comentários