Plano de Aula: Atividade de Letras Iniciais
Série: 1º ano do Ensino Fundamental
Duração: 1 aula de 50 minutos
Tema: Identificação de Letras Iniciais de Palavras
Componentes Curriculares: Língua Portuguesa
Habilidades da BNCC:- EF01LP02 – Reconhecer o sistema de escrita alfabética, observando as semelhanças e diferenças entre sons da fala e letras.
- EF01LP03 – Identificar fonemas e sua representação por letras.
- EF01LP05 – Nomear e ordenar as letras do alfabeto.
- EF01LP17 – Reconhecer e usar o alfabeto como um sistema de representação fonológica.
Objetivos:
- Identificar e reconhecer letras iniciais de palavras a partir de imagens.
- Desenvolver a consciência fonológica ao associar sons de letras às suas representações gráficas.
- Nomear corretamente as letras iniciais das palavras representadas.
- Promover a familiarização dos alunos com o alfabeto.
Recursos:
- Cartões com imagens de objetos e animais (ex.: bola, sol, gato, casa, flor).
- Cartões com as letras do alfabeto.
- Caderno ou folhas de atividade para os alunos.
- Quadro branco e pincel ou lousa digital.
Etapas da Aula:
1. Acolhida e Aquecimento (10 minutos)
2. Desenvolvimento (30 minutos)
3. Jogo de Associação (10 minutos)
- Jogo de "Ache a Letra":
- Espalhe pelo quadro algumas letras do alfabeto (aleatoriamente) e, ao mostrar uma nova imagem, peça para que os alunos identifiquem a letra inicial e venham ao quadro escolher a letra correta.
- Reforce a pronúncia do som da letra com todos os alunos após cada escolha correta.
Fechamento da Aula (10 minutos)
Revisão e Reflexão:
- Peça que os alunos compartilhem com a turma algumas das letras que conseguiram identificar durante a atividade.
- Pergunte: “Qual foi a imagem mais fácil de descobrir a letra inicial?” ou “Quais letras vocês já conheciam bem?”.
Conclusão:
- Reforce a importância de conhecer as letras e os sons que elas fazem, pois isso ajuda muito na hora de aprender a ler e escrever.
Avaliação:
- Formativa: A avaliação será feita de forma contínua, observando como os alunos participam da identificação das letras iniciais e sua capacidade de associar corretamente os sons às letras.
- Prática Escrita: A avaliação também ocorrerá ao observar os desenhos e a escrita das letras iniciais realizadas individualmente ou em duplas.
Diferenciação e Adaptações:
- Alunos com Dificuldades: Para alunos que apresentarem maior dificuldade, o professor pode fornecer um banco de palavras visuais (cartões com imagens e letras) como suporte adicional.
- Alunos Avançados: Para os alunos que conseguirem identificar as letras iniciais com facilidade, pode-se propor o desafio de escrever a palavra completa ou identificar outras letras presentes na palavra.
Considerações Finais:
O uso de imagens para trabalhar a identificação de letras iniciais é uma ferramenta eficaz no processo de alfabetização. Essa estratégia ajuda os alunos a construir a relação entre sons e letras de forma lúdica e concreta, além de estar alinhada às diretrizes da BNCC, que visam garantir o desenvolvimento integral das habilidades de leitura e escrita nos primeiros anos escolares.
BAIXE EM PDF AQUI
0 Comentários
Olá, seja bem-vindo. Não saia sem antes comentar!