Plano de Aula com códigos da BNCC: Letras Iniciais das imagens.

 

Plano de Aula: Atividade de Letras Iniciais

Série: 1º ano do Ensino Fundamental
Duração: 1 aula de 50 minutos
Tema: Identificação de Letras Iniciais de Palavras
Componentes Curriculares: Língua Portuguesa





Habilidades da BNCC:

  • EF01LP02 – Reconhecer o sistema de escrita alfabética, observando as semelhanças e diferenças entre sons da fala e letras.
  • EF01LP03 – Identificar fonemas e sua representação por letras.
  • EF01LP05 – Nomear e ordenar as letras do alfabeto.
  • EF01LP17 – Reconhecer e usar o alfabeto como um sistema de representação fonológica.

Objetivos:

  • Identificar e reconhecer letras iniciais de palavras a partir de imagens.
  • Desenvolver a consciência fonológica ao associar sons de letras às suas representações gráficas.
  • Nomear corretamente as letras iniciais das palavras representadas.
  • Promover a familiarização dos alunos com o alfabeto.

Recursos:

  • Cartões com imagens de objetos e animais (ex.: bola, sol, gato, casa, flor).
  • Cartões com as letras do alfabeto.
  • Caderno ou folhas de atividade para os alunos.
  • Quadro branco e pincel ou lousa digital.

Etapas da Aula:

1. Acolhida e Aquecimento (10 minutos)

  • Ativação de conhecimento prévio:

    • Inicie a aula apresentando o alfabeto no quadro ou em cartazes. Pergunte aos alunos se eles conhecem as letras e os sons que cada uma faz.
    • Escolha algumas letras aleatórias e peça aos alunos que citem palavras que começam com essas letras (ex.: "O que começa com a letra B?").
  • Explicação da Atividade:

    • Explique que a atividade de hoje será focada em descobrir as letras iniciais das palavras que representam as imagens que eles vão ver.

2. Desenvolvimento (30 minutos)

  • Apresentação de Imagens e Identificação de Letras Iniciais:

    • Mostre um conjunto de 5 a 7 cartões com imagens de objetos ou animais conhecidos, um de cada vez. Cada imagem deve estar claramente relacionada a uma palavra comum para os alunos (ex.: bola, sol, gato, casa, flor).
    • Pergunte aos alunos qual é o nome da imagem e incentive-os a falar em voz alta.
    • Após nomearem a imagem, peça que identifiquem a primeira letra da palavra (ex.: “Que letra ouvimos no início da palavra 'bola'? Que som faz?”).
  • Atividade Coletiva:

    • No quadro, escreva a palavra associada à imagem e destaque a primeira letra.
    • Mostre um cartão com a letra inicial correspondente e fixe-o ao lado da imagem para reforçar a associação.
  • Atividade Prática (Individual ou em Duplas):

    • Distribua folhas de atividades ou cadernos e peça que os alunos desenhem algumas das imagens mostradas. Depois, peça que escrevam a letra inicial de cada uma das figuras desenhadas.
    • Incentive os alunos a verbalizar o som da letra inicial enquanto escrevem.

3. Jogo de Associação (10 minutos)

  • Jogo de "Ache a Letra":
    • Espalhe pelo quadro algumas letras do alfabeto (aleatoriamente) e, ao mostrar uma nova imagem, peça para que os alunos identifiquem a letra inicial e venham ao quadro escolher a letra correta.
    • Reforce a pronúncia do som da letra com todos os alunos após cada escolha correta.

Fechamento da Aula (10 minutos)

  • Revisão e Reflexão:

    • Peça que os alunos compartilhem com a turma algumas das letras que conseguiram identificar durante a atividade.
    • Pergunte: “Qual foi a imagem mais fácil de descobrir a letra inicial?” ou “Quais letras vocês já conheciam bem?”.
  • Conclusão:

    • Reforce a importância de conhecer as letras e os sons que elas fazem, pois isso ajuda muito na hora de aprender a ler e escrever.

Avaliação:

  • Formativa: A avaliação será feita de forma contínua, observando como os alunos participam da identificação das letras iniciais e sua capacidade de associar corretamente os sons às letras.
  • Prática Escrita: A avaliação também ocorrerá ao observar os desenhos e a escrita das letras iniciais realizadas individualmente ou em duplas.

Diferenciação e Adaptações:

  • Alunos com Dificuldades: Para alunos que apresentarem maior dificuldade, o professor pode fornecer um banco de palavras visuais (cartões com imagens e letras) como suporte adicional.
  • Alunos Avançados: Para os alunos que conseguirem identificar as letras iniciais com facilidade, pode-se propor o desafio de escrever a palavra completa ou identificar outras letras presentes na palavra.

Considerações Finais:

O uso de imagens para trabalhar a identificação de letras iniciais é uma ferramenta eficaz no processo de alfabetização. Essa estratégia ajuda os alunos a construir a relação entre sons e letras de forma lúdica e concreta, além de estar alinhada às diretrizes da BNCC, que visam garantir o desenvolvimento integral das habilidades de leitura e escrita nos primeiros anos escolares.


BAIXE EM PDF AQUI

Postar um comentário

0 Comentários