A atividade de "autoditado" é uma prática bastante comum nas salas de aula de alfabetização, sendo uma ferramenta eficaz no desenvolvimento da leitura e da escrita. Ela está diretamente relacionada com as competências e habilidades definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que orienta o processo de ensino e aprendizagem no Brasil.
O autoditado é uma atividade em que a criança é incentivada a escrever palavras ou frases por conta própria, sem a intervenção direta do professor no momento da escrita. Geralmente, as palavras trabalhadas já foram exploradas em atividades anteriores, seja em jogos de leitura, textos coletivos ou listas de palavras.
A proposta é que os alunos escrevam o que ouviram ou lembram, sem que haja uma correção imediata ou uma cobrança pela ortografia padrão. O foco principal é o desenvolvimento da consciência fonológica e o reconhecimento das relações entre fonemas (sons) e grafemas (letras), proporcionando à criança a oportunidade de refletir sobre a escrita de forma autônoma.
Os principais objetivos pedagógicos dessa atividade são:
Desenvolver a autonomia na escrita: O aluno se torna protagonista do seu processo de aprendizagem ao tentar escrever palavras de acordo com seus conhecimentos prévios.
Fortalecer a consciência fonológica: Ao tentar escrever o que ouvem, os alunos desenvolvem uma relação mais forte entre os sons da fala e as representações gráficas das letras.
Estimular o reconhecimento ortográfico: Com o tempo, ao revisitar as palavras escritas, o aluno começa a identificar as convenções ortográficas de forma mais natural.
Promover a autoavaliação: O autoditado permite que a criança, ao comparar sua produção com a forma convencional, perceba seus acertos e erros, levando a um processo contínuo de aprimoramento.
A atividade de autoditado está diretamente relacionada a várias competências e habilidades previstas na BNCC para os primeiros anos do Ensino Fundamental, especialmente no campo da Língua Portuguesa. A seguir, destacamos alguns dos códigos de habilidades que o autoditado atende:
EF01LP02 - Reconhecer o sistema de escrita alfabética, observando as semelhanças e diferenças entre sons da fala e letras.
EF01LP04 - Escrever palavras e frases, observando as convenções ortográficas.
EF01LP06 - Produzir textos de forma autônoma, ainda que com certa imprevisibilidade na grafia e na segmentação de palavras.
EF01LP18 - Reconhecer regularidades ortográficas de palavras da língua portuguesa, como o uso de letras que representam o mesmo som.
Para aplicar essa atividade em sala de aula de forma eficaz, o professor pode seguir os seguintes passos:
Seleção de palavras: Escolher palavras ou frases que estejam relacionadas ao conteúdo que está sendo trabalhado em sala. Pode-se utilizar palavras que os alunos já tiveram contato durante a leitura de textos ou listas previamente construídas.
Realização do autoditado: O professor pode ditar as palavras, e os alunos devem escrevê-las individualmente. A ideia é que eles escrevam o que ouvem, sem pedir auxílio imediato ao professor.
Autocorreção ou correção coletiva: Após a escrita, o professor pode apresentar a escrita correta das palavras para que os alunos comparem com suas produções. Esse momento é importante para que a criança reflita sobre o que escreveu e perceba como a ortografia pode ser aprimorada.
Registro e acompanhamento: Manter um registro das atividades de autoditado realizadas ao longo do ano pode ser útil para acompanhar o desenvolvimento dos alunos.
O autoditado é uma estratégia poderosa para o desenvolvimento da alfabetização, principalmente porque promove a autonomia dos alunos, ao mesmo tempo em que facilita a aquisição de habilidades fundamentais de leitura e escrita. Alinhada às orientações da BNCC, essa prática contribui para a construção de uma base sólida de conhecimento, respeitando o tempo de aprendizado de cada aluno e incentivando a reflexão sobre a língua escrita.
0 Comentários
Olá, seja bem-vindo. Não saia sem antes comentar!