1.1     Conteúdo Geral
-         Adaptação
-         Identidade
e Autonomia
-         Identificação
-         Interação
-         Nome
-         Socialização
-         Cuidados
Pessoais
-         Imagem
-         Respeito
e diversidade
Procedimentos
-         Participar
de brincadeiras de escolha;
-         Compartilhar
a história individual da vida de cada um e de seu nome;
-         Ouvir
o outro;
-         Adquirir
habilidades sociais;
-         Realizar
atividades com independência;
-         Participar
de brincadeiras que possibilitem ações valores e regras.
-         Reconhecer
o corpo e suas características;
-         Identificar
e enfrentar situações de conflitos, utilizando recursos pessoais e respeitando
os outros;
-         Vivenciar
situações de higiene e boa alimentação.
-         Participar
e interessar-se por situações que envolvem a relação com o outro;
-         Respeitar
as regras simples do convívio social;
-         Participar
de brincadeiras diversas;
-         Realizar
ações de cuidados pessoais com e sem auxílio.
Atividades
-         Roda
da conversa;
-         Passeio
pela escola;
-         Brincadeira
de faz-de-conta, individual e/ou grupo, envolvendo o cotidiano;
-         Pesquisas;
-         Rotina;
-         Cantigas
de roda;
-         Histórias;
-         Calendário;
-         Confecção
de crachás;
-         Jogos
com o nome;
-         Jogos
e brincadeiras com regras;
-         Guardar
materiais;
-         Organizar
a sala.
 1.2. Ações de Enriquecimento Curricular
-         Fazer
roda da conversa e de combinados;
-         Elaborar
crachás e jogos com o nome dos alunos para reconhecimento e identificação do
nome;
-         Propor
a pesquisa da história do nome para ser consciente de sua história;
-         Proporcionar
situações que a criança interaja com as outras respeitando e percebendo seus
limites;
-         Propor
atividades em que as crianças relatem e entrem em contato com outras vivências;
-         Utilização
do espelho para reconhecimento do próprio corpo; 
-         Propor
situações em que as crianças compartilhem com os outros suas dúvidas,
necessidades e descobertas;
-         Orientar
as crianças quanto à higiene pessoal;
-         Proporcionar
e estimular a capacidade da criança aprender;
-         Oferecer
situações variadas e adequadas para se trabalhar os diferentes conceitos de
formação pessoal e social;
-         Incentivar
a livre iniciativa das crianças;
-         Proporcionar
jogos e brincadeiras para o desenvolvimento pessoal das crianças;
-         Incentivar
a participação das crianças nas diversas atividades de rotina;
-         Sugerir
atividades ao grupo, sem deixar de respeitar a maneira de ser de cada criança;
-         Proporcionar
e estimular a capacidade da criança aprender;
-         Valorizar
mais o fazer da criança do que os resultados das atividades propostas.
-         Incentivar
uma boa alimentação na hora do lanche.
2. ARTES VISUAIS
             Objetivos: que
as crianças estabeleçam relações entre o meio ambiente e as expressões
artísticas no que se refere às cores, formas e sensações; que se interessem
pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras
artísticas; que produzam trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho,
da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o
cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação; que adquiram o
domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos; que desenvolvam
a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço e harmonia.
2.1. Conteúdos
-        O
fazer artístico
-         Apreciação
-         Reflexão
-         Apreciação
Procedimentos
-         Observar
e reproduzir fotos, paisagens e obras de artes;
-         Criar
desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir do seu repertório;
-         Conhecer
e utilizar vários materiais (pincéis, lápis, giz de cera, papéis, tintas,
etc.);
-         Explorar
espaços variados;
-         Expressar-se
livremente;
-         Desenhar
espontaneamente;
-         Expressar
vivências;
-         Criar
desenhos e expressões;
-         Utilizar
os elementos da linguagem das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, volume,
espaço, textura, etc.);
-         Dominar
técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos nas artes;
-         Reconhecer
e expressar-se usando formas geométricas;
-         Adquirir
hábitos de observação, limpeza e ordem;
-         Interessar-se
pelas próprias produções;
-         Criar
desenhos, pinturas, colagens e modelagens a partir de representações artísticas
novas;
-         Representar
através de quadros dramáticos ou lúdicos as histórias infantis e bíblicas;
-         Conhecer
diferentes produções artísticas;
-         Apreciar
suas produções e a dos colegas;
-         Organizar
e cuidar do espaço físico da sala;
-         Explorar
e aprofundar as possibilidades oferecidas pelos materiais necessários para
fazê-lo artístico;
-         Reconhecer
a importância das artes visuais na sociedade e na vida;
-         Valorizar
e apreciar a produção de arte em geral.
Atividades
-         Desenhar;
-         Pintar;
-         Construir
com sucata;
-         Modelar;
-         Manipulação
de diferentes instrumentos de pintura e desenho;
-         Recortes
e colagem;
-         Desenho
de interferência;
-         Jogos
de construção;
-         Manipulação
de diferentes instrumentos de pintura, desenho e modelagem;
-         Impressão;
-         Reprodução
de desenho;
-         Desenho
de observação;
-         Desenho
de interferência;
-         Desenhar
a partir de uma interferência colocada previamente no papel que pode ser um
desenho ou uma colagem de uma parte do corpo humano;
-         Desenho
e pintura com várias técnicas e diferentes suportes;
-         Apreciação
de obras de arte diversas.
2.2. Ações de Enriquecimento Curricular
-         Oferecer
oportunidade para que a criança possa se familiarizar com os materiais e
objetos utilizados;
-         Proporcionar
contato, uso e exploração de diferentes materiais;
-         Criar
possibilidades para que as crianças desenvolvam relações entre as apresentações
visuais e suas vivências pessoais ou grupais enriquecendo seu conhecimento do
mundo;
-         Intervir
na reprodução de desenho, onde o aluno possa avaliar sua forma de expressão;
-         Trabalhar
com as expressões artísticas dentro do conteúdo das demais disciplinas
utilizando diferentes materiais e técnicas (desenhos, pinturas, modelagens,
maquetes).
3. LINGUAGEM ORAL E ESCRITA (português)
3.1. Conteúdos
Linguagem oral
-         Diálogo
-         Argumentação
 Linguagem escrita
-         Escrita
como representação da fala
-         Organização
na escrita do nome
-         Reescrita
a partir de suas hipóteses
-         Produção
e interpretação de pequenos textos
-         Função
social da escrita
Procedimentos
-         Usar
a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se, relatar suas vivências
em situações de interação presentes no cotidiano e expor seu ponto de vista;
-         Conhecer
e produzir pequenos textos, oralmente;
-         Ouvir
histórias;
-         Usar
o diálogo para resolver conflitos;
-         Participar
da elaboração das regras do grupo;
-         Ouvir
com atenção;
-         Pronunciar
as palavras com clareza;
-         Reconhecer
o nome;
-         Usar
a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e relatar suas vivências em
situações cotidianas;
-         Conhecer
e reproduzir oralmente jogos verbais, histórias bíblicas, poemas e canções;
-         Ouvir,
comentar, reconhecer e recontar histórias;
-         Defender
seu ponto de vista respeitando os demais;
-         Usar
corretamente a língua;
-         Preparar
a fala para uma exposição oral;
-         Participar
em situações cotidianas nas quais se faz uso da escrita;
-         Saber
escrever o próprio nome;
-         Reconhecer
as letras do alfabeto;
-         Conhecer
os diferentes gêneros de textos que circulam no dia-a-dia;
-         Levantar
hipóteses sobre o tema a partir do título;
-         Selecionar
material para ler;
-         Compreender
o funcionamento comunicativo da escrita (escrever para ser lido);
-         Produzir
textos mesmo que não convencionalmente;
-         Interessar-se
por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional;
-         Interpretar,
reescrever e produzir pequenos textos;
-         Recontar
histórias conhecidas com aproximação às características da história original no
que se refere à descrição de personagens;
-         Explorar
diferentes tipos de textos;
Atividades
- Uso diversificado de vários
estilos de textos: Músicas; Texto informativo; Rótulos; Propagandas; Poesias;
Receitas; Historias Bíblicas;
- Roda de conversa;
- Forca;
- Dramatização;
- Conto e reconto de histórias;
- Leitura do nome;
- Jogos com nome;
- Memória;
- Dominó.
-  Crachá;
- Caça-palavras;
- Cantinho da leitura;
- Palavras-cruzadas;
- Bingo de letras e palavras;
- Alfabeto Móvel;
- Quebra cabeça.
- Reconto de histórias feitas
pelos alunos e professora;
- Transmissão de recados;
- Leitura de textos diversos;
- Mímica e gestos;
- Leitura do nome;
- Produção de pequenos textos;
- Palavra cruzada;
- Texto com lacunas para
completar;
- Conversas informais e formais
(recados, convites, bilhetes, informações);
- Entrevistas;
- Pesquisas;
- Atividade de escrita de
diferentes textos;
- Jogos de escrita;
-  Faz-de-conta
(mercadinho, cantinhos, receitas, casinhas, etc.).
3.2. Ações de Enriquecimento Curricular
-         Participação
na roda de conversa, onde permite que as crianças aprendam a olhar e a ouvir os
amigos, trocando experiências;
-         Proporcionar
a hora do conto com leitura compartilhada feito pela professora e pelos alunos;
-         Criar
um clima de segurança, respeito e afeto;
-         Propor
jogos onde se nomeiam letras;
-         Criar
situações em que seja necessária a escrita do nome;
-         Escutar
a criança, dar atenção ao que fala atribuir sentido, reconhecendo que quer dizer
algo;
-         Dar
significado a fala da criança;
-         Ajudar
as crianças a explicitarem, para si e para os demais, as relações e associações
contidas em suas falas;
-         Desenvolver
a escrita com produções de textos, reescritas de textos individuais, grupais e
coletivas e que tenham significados (poesias, músicas, etc.);
-         Propor
a participação das crianças em situações cotidianas nas quais se faz necessário
o uso da oralidade e da escrita (bilhetes, cartazes, convites, etc.).
-         Utilizar
diferentes textos como os que circulam na vida real;
-         Trabalhar
a leitura de muitas maneiras: em grupos, individualmente, em voz alta,
silenciosamente, etc;
-         Propor
e elaborar projetos de escrita, como por exemplo, um jornal ou um mural,
livros, instruções de jogos e receitas;
-         Estimular
os alunos a escreverem textos, vivendo situações de comunicação real, com
objetivos definidos;
-         Propor
que os alunos reescrevam textos coletivamente e individualmente, a partir de
conversas sobre a estrutura, completando idéias, reorganizando-as, modificando
palavras, cortando repetições e conectivos próprios da fala oral.
4. NATUREZA E SOCIEDADE
              Objetivos: que
as crianças estabeleçam relações entre o modo de vida característica de seu
grupo social e de outros grupos; que estabeleçam algumas relações entre o meio
ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância
para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana, que se
interessem e demonstrem curiosidade pelo mundo social e natural, questionando,
propondo soluções, formulando perguntas e confrontando idéias.
4.1. Conteúdos
-         Família
-         Esquema
corporal
-         Órgão
dos sentidos
-         Os
lugares e as paisagens
-         Meio
Ambiente
-         Fenômenos
da Natureza
-         Meio
de comunicação
-         Meio
de transporte
-         Tipos
de moradia
-         Modo
de ser, viver e trabalhar
-         Saúde
-         Plantas
-         Seres
vivos
Procedimentos
-         Ter
conhecimento do próprio corpo por meio de uso e da exploração de suas
habilidades físicas, motoras e perceptivas;
-         Utilizar
os diversos órgãos dos sentidos e membros do corpo;
-         Construir
conhecimentos através do contato com a natureza;
-         Perceber
que as idéias físicas e naturais não dependem da vontade do homem;
-         Perceber,
compreender e utilizar os elementos que compõem o lugar em que vive;
-         Reconhecer
as modificações feitas pelo homem;
-         Perceber
os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;
-         Utilizar
normas de higiene para prevenir doenças;
-         Valorizar
atitudes relacionadas à saúde a ao bem estar individual e coletivo;
-         Estabelecer
relações entre os fenômenos da natureza de diferentes regiões (relevo, rios,
chuvas, secas, etc.);
-         Participar
de diferentes atividades envolvendo a observação e a pesquisa;
-         Conhecer
as diferentes fontes de informações e meio de transportes através de visitas e
registros;
-         Reconhecer
relações de mudanças e permanência dos costumes;
-         Pesquisar
e conhecer os diferentes meios de comunicação da sociedade;
-         Utilizar
normas de higiene para prevenir doenças;
-         Conhecer
a importância de uma boa alimentação para a saúde;
-         Observar
e conhecer os diferentes tipos de plantas;
-         Identificar
os seres vivos;
-         Conhecer
os modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais.
Atividades
-         Roda
de perguntas;
-         Espelho;
-         Recorte
e colagem;
-         Interferência;
-         Pintura;
-         Histórias;
-         Pesquisas;
-         Experiências;
-         Cartazes
informativos (uso e confecção);
-         Atividades
em grupo e individuais;
-         Leitura,
escrita, desenho e coletas de dados;
-         Busca
e divulgação sobre a Dengue;
-         Brincadeiras;
-         Música;
-         Filmes;
-         Passeios;
-         Conversas;
-         Jogos;
-         Atividade
de observação.
4.2. Ações de Enriquecimento Curricular
-         Formular
perguntas para o desenvolvimento dos conteúdos;
-         Proporcionar
brincadeiras, canções para reflexão do seu próprio corpo;
-         Fazer
o levantamento dos conhecimentos prévios;
-         Dar
espaços para as crianças perguntarem e se possível fazê-la descobrir através de
pesquisas e experiências a resposta;
-         Selecionar
textos sobre assuntos diversos da área para trabalhar com os alunos;
-         Oferecer
oportunidades para que as crianças possam expor o que sabem sobre a natureza;
-         Elaborar
projetos, pesquisas e situações de observação e reflexão sobre o meio em que
vivemos;
-         Proporcionar
atividades que envolva a observação, a troca de idéias entre as crianças e a
pesquisa;
-         Propiciar
o acesso das crianças aos conteúdos inserindo-os nas atividades e no cotidiano
da instituição escolar (telefone, computador, quadro de avisos, jornal, meios
de transporte dos professores e funcionários, tipos de moradia em volta da
escola, etc.);
-         Fazer
o levantamento dos conhecimentos prévios;
-         Permitir
que a criança construísse suas hipóteses e confronte-as com o real para
refletir sobre os conteúdos;
-         Promover
passeios para observação da diversidade de seres vivos;
-         Eleger
temas que possibilitem o conhecimento de hábitos e costumes socioculturais
diversos.
-         Plantio
e cuidados com a horta.
5. MATEMÁTICA
              Objetivos: que
as crianças reconheçam e valorizem os números, as operações numéricas, as
contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano
social; que desenvolvam a capacidade de analisar, relacionar, comparar,
classificar, ordenar, criar, generalizar, avaliar, observar e explorar o
ambiente que a cerca; que sejam cidadãos autônomos, capazes de pensar e tomar
decisões; que sejam capazes de comunicar idéias matemáticas, hipóteses e
soluções de situações problema utilizando a linguagem oral e a linguagem
matemática.
5.1. Conteúdos
-         Escrita
numérica
-         Seqüência
numérica
-         Número
e quantidade
-         Seriação
-         Simbolização
-         Espaço
e forma
-         Grandezas
e medidas
-         Classificação
e ordenação
-         Situação-problema
-         Cálculo
mental
Procedimentos
-         Associar
símbolos às quantidades correspondentes;
-         Agrupar
de diferentes maneiras uma mesma quantidade;
-         Seriar
diferentes materiais;
-         Verbalizar
numa série dada, o primeiro, o último, o que vem depois, o que vem antes;
-         Fazer
comparações entre números e quantidades;
-         Ler,
escrever, comparar e ordenar números;
-         Participar
de brincadeiras e jogos onde se faz uso da contagem;
-         Manipular
os elementos do seu ambiente;
-         Classificar
elementos segundo diferentes critérios, como cor, forma, tamanho, etc.
-         Relacionar
tamanhos, formas e medidas;
-         Resolver
situações-problemas;
-         Observar
formas geométricas;
-         Verbalizar
em diferentes situações a seqüência numérica;
-         Separar
e generalizar materiais diversos;
-         Colecionar
materiais de acordo o interesse do grupo;
-         Analisar
e avaliar as suas conquistas;
-         Seriar,
comparar e verbalizar números e quantidades;
-         Saber
tomar decisões a partir dos desafios da rotina diária;
-         Utilização
de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas e operações;
-         Comparar
as distâncias, medidas e tamanho;
-         Identificação
de números nos diferentes contextos em que se encontram;
-         Registrar
números em diferentes situações;
-         Manusear
cédulas xerocadas em brincadeiras de faz-de-conta;
-         Ter
confiança em suas próprias estratégias;
-         Comparar
receitas (culinária, tintas, etc.);
-         Comparação
de escritas numéricas.
-         Descrição
e representação de pequenos 
Atividades
-         Observar
números que fazem parte de sua vida (sapato, roupa, casa, etc.);
-         Bingo
e ditado de números;
-         Trabalho
com seqüência numérica através de réguas, fitas métricas, trenas, quadro
numérico, calendário;
-         Músicas;
-         Histórias
(valorizando a seqüência dos fatos);
-         Jornais
de mercado;
-         Jogos
de encaixe;
-         Jogos
numéricos;
-         Uso
do calendário;
-         Pesquisa;
-         Histórias;
-         Exploração
de numerais em diferentes materiais;
-         Músicas;
-         Registro
de jogos (posição, pontuação);
-         Listas;
-         Modelagem;
-         Recorte
e colagem;
-         Observar
e explorar o ambiente que o cerca;
-         Manipular
os elementos do seu ambiente;
-         Classificar
materiais manipulando e levando em consideração seus atributos;
-         Brincar
com rótulos e embalagens em diversas situações;
-         Jogos
de contagem;
-         Situações
problema envolvendo o cotidiano escolar.
-         Ditado
de números;
-         Manipular
e utilizar blocos e figuras geométricos;
-         Jogos
variados;
-         Participar
do feitio e registro de receitas.
5.2. Ações de Enriquecimento Curricular
-         Fazer
uso do calendário durante todo o ano letivo;
-         Despertar
a criança para a presença dos números em diferentes contextos;
-         Propor,
no cotidiano, situações problemas envolvendo representações numéricas, em
jogos, em atividades onde é necessário dividir a turma ou materiais, votações,
chamada, etc.;
-         Questionar
as crianças para que reflitam e formulem hipóteses;
-         Propor
dramatizações de situações-problema;
-         Realizar
trabalhos com formas geométricas por meio de observação do ambiente, de obras
de arte e artesanato;
-         Utilização
dos números durante as atividades seqüenciadas;
-         Fazer
uso de contagem através da tabela numérica;
-         Propor
momentos com oficinas de jogos;
-         Dar
oportunidade aos alunos de observar tudo que os rodeia, comparando, analisando,
classificando, ordenando, contando, medindo, etc.
-         Organizar
atividades diversas, como jogos, brinquedos, modelagem, manuseio de diferentes
materiais, onde as crianças vão adquirindo os conhecimentos matemáticos.
-         Propor
situações em que as crianças coloquem em prova os conhecimentos construídos
durante o ano;
-         Aproveitar
situações reais para propor novos desafios;
-         Elaborar
situações didáticas para que todos possam aprender e progredir em suas
aprendizagens.
Conteúdo Programático  Bimestral
do Jardim III
Aspecto Cognitivo:
PORTUGUÊS (LINGUAGEM)
·        Escrita
*Reconhecimento do
pré-nome,
*Iniciação a
alfabetização.
·        Revisão
das vogais;
·        Revisão
das consoantes;
·        Introdução
ao alfabeto e a cada letra do alfabeto-: apresentação, fixação do mesmo com
palavras e pequenas frases.
·        Tamanho
(grande, pequeno);
·        Posição
( embaixo, em cima, dentro, fora, na frente de, atrás de, ao lado de);
·        Formas
(círculo, quadrado, retângulo, losango);
·        Característica
(altura);
·        Percepção
auditiva
* Sons: vocais/ não
vocais,
*Sons e sílabas,
*Sons de palavras.
MATEMÁTICA
·        Quantidade,
correspondência e classificação;
·        Construção
do número e conjunto;
·        Conhecimento
físico sobre a água, o ar e o sol;
·        Dúzia
e meia dúzia
·        Cores
primárias e secundárias;
·        Percepção
tátil, gustativa, olfativa e do tempo;
·        Construção
do número;
·        Sequência
numérica;
·        Sinais;
·        Ordem
crescente e decrescente;
·        Idéia
auditiva: adições e problemas;
·        Números
pares e ímpares;
·        Conhecimento
físico sobre o corpo humano;
·        Conhecimento
sobre higiene, saúde e alimentação;
·        Seres
vivos e não vivos;
·        Números
ordinais;
·        Idéia
subtrativa e auditiva;
·        Divisão
exata;
·        Construção
do número;
CIÊNCIAS
·        Conhecimento
físico sobre Animais;
·        Meios
de transporte e Comunicação;
·        A
terra;
·        A
natureza;
·        Enriquecimento
do vocabulário;
·        Entrevistas;
·        Poesia,
leitura incidental;
·        Recreação;
·        Pensamento
lógico;
·        Escrita;
*As horas,
*Geometria,
*Meses doa ano,
*Medidas.
INTEGRAÇÃO SOCIAL
·        Interação
com os pares;
·        Interação
com os adultos;
·        Construção
das regras e valores;
·        Autonomia.
Conhecimento Social
·        Família;
·        Eu;
·        Casa;
·        Bairro;
·        Comunidade
·        Escola;
·        Profissões;
·        Escrita.
·        Enriquecimento
do vocabulário;
·        Entrevistas;
·        Poesia;
·        Leitura
incidental;
·        Recreação;
·        Pensamento
lógico;
·        Escrita
Aspecto Perceptivo-motor
·        Coordenação
motora grossa;
·        Coordenação
voluntária dos pequenos músculos;
·        Coordenação
voluntária dos grandes músculos;
*Discriminação viso-motora,
*Coordenação motora-fina,
*Esquema corporal,
*Recorte, colagem e pintura,
*Ligadura de pontos,
*Movimentos no ar,
*Percepção espaço-motora.
Aspecto Afetivo
·        Expressão
musical, plástica e corporal;
·        Curiosidade
e motivação.
Aspecto Perceptivo-motor
·        Coordenação
voluntária dos grandes músculos;
·        Coordenação
voluntária dos pequenos músculos;
Aspecto Afetivo
·        Expressão
musical, plástica, corporal;
·        Curiosidades
e motivação.
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