1.1 Conteúdo Geral
- Adaptação
- Identidade
e Autonomia
- Identificação
- Interação
- Nome
- Socialização
- Cuidados
Pessoais
- Imagem
- Respeito
e diversidade
Procedimentos
- Participar
de brincadeiras de escolha;
- Compartilhar
a história individual da vida de cada um e de seu nome;
- Ouvir
o outro;
- Adquirir
habilidades sociais;
- Realizar
atividades com independência;
- Participar
de brincadeiras que possibilitem ações valores e regras.
- Reconhecer
o corpo e suas características;
- Identificar
e enfrentar situações de conflitos, utilizando recursos pessoais e respeitando
os outros;
- Vivenciar
situações de higiene e boa alimentação.
- Participar
e interessar-se por situações que envolvem a relação com o outro;
- Respeitar
as regras simples do convívio social;
- Participar
de brincadeiras diversas;
- Realizar
ações de cuidados pessoais com e sem auxílio.
Atividades
- Roda
da conversa;
- Passeio
pela escola;
- Brincadeira
de faz-de-conta, individual e/ou grupo, envolvendo o cotidiano;
- Pesquisas;
- Rotina;
- Cantigas
de roda;
- Histórias;
- Calendário;
- Confecção
de crachás;
- Jogos
com o nome;
- Jogos
e brincadeiras com regras;
- Guardar
materiais;
- Organizar
a sala.
1.2. Ações de Enriquecimento Curricular
- Fazer
roda da conversa e de combinados;
- Elaborar
crachás e jogos com o nome dos alunos para reconhecimento e identificação do
nome;
- Propor
a pesquisa da história do nome para ser consciente de sua história;
- Proporcionar
situações que a criança interaja com as outras respeitando e percebendo seus
limites;
- Propor
atividades em que as crianças relatem e entrem em contato com outras vivências;
- Utilização
do espelho para reconhecimento do próprio corpo;
- Propor
situações em que as crianças compartilhem com os outros suas dúvidas,
necessidades e descobertas;
- Orientar
as crianças quanto à higiene pessoal;
- Proporcionar
e estimular a capacidade da criança aprender;
- Oferecer
situações variadas e adequadas para se trabalhar os diferentes conceitos de
formação pessoal e social;
- Incentivar
a livre iniciativa das crianças;
- Proporcionar
jogos e brincadeiras para o desenvolvimento pessoal das crianças;
- Incentivar
a participação das crianças nas diversas atividades de rotina;
- Sugerir
atividades ao grupo, sem deixar de respeitar a maneira de ser de cada criança;
- Proporcionar
e estimular a capacidade da criança aprender;
- Valorizar
mais o fazer da criança do que os resultados das atividades propostas.
- Incentivar
uma boa alimentação na hora do lanche.
2. ARTES VISUAIS
Objetivos: que
as crianças estabeleçam relações entre o meio ambiente e as expressões
artísticas no que se refere às cores, formas e sensações; que se interessem
pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras
artísticas; que produzam trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho,
da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o
cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação; que adquiram o
domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos; que desenvolvam
a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço e harmonia.
2.1. Conteúdos
- O
fazer artístico
- Apreciação
- Reflexão
- Apreciação
Procedimentos
- Observar
e reproduzir fotos, paisagens e obras de artes;
- Criar
desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir do seu repertório;
- Conhecer
e utilizar vários materiais (pincéis, lápis, giz de cera, papéis, tintas,
etc.);
- Explorar
espaços variados;
- Expressar-se
livremente;
- Desenhar
espontaneamente;
- Expressar
vivências;
- Criar
desenhos e expressões;
- Utilizar
os elementos da linguagem das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, volume,
espaço, textura, etc.);
- Dominar
técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos nas artes;
- Reconhecer
e expressar-se usando formas geométricas;
- Adquirir
hábitos de observação, limpeza e ordem;
- Interessar-se
pelas próprias produções;
- Criar
desenhos, pinturas, colagens e modelagens a partir de representações artísticas
novas;
- Representar
através de quadros dramáticos ou lúdicos as histórias infantis e bíblicas;
- Conhecer
diferentes produções artísticas;
- Apreciar
suas produções e a dos colegas;
- Organizar
e cuidar do espaço físico da sala;
- Explorar
e aprofundar as possibilidades oferecidas pelos materiais necessários para
fazê-lo artístico;
- Reconhecer
a importância das artes visuais na sociedade e na vida;
- Valorizar
e apreciar a produção de arte em geral.
Atividades
- Desenhar;
- Pintar;
- Construir
com sucata;
- Modelar;
- Manipulação
de diferentes instrumentos de pintura e desenho;
- Recortes
e colagem;
- Desenho
de interferência;
- Jogos
de construção;
- Manipulação
de diferentes instrumentos de pintura, desenho e modelagem;
- Impressão;
- Reprodução
de desenho;
- Desenho
de observação;
- Desenho
de interferência;
- Desenhar
a partir de uma interferência colocada previamente no papel que pode ser um
desenho ou uma colagem de uma parte do corpo humano;
- Desenho
e pintura com várias técnicas e diferentes suportes;
- Apreciação
de obras de arte diversas.
2.2. Ações de Enriquecimento Curricular
- Oferecer
oportunidade para que a criança possa se familiarizar com os materiais e
objetos utilizados;
- Proporcionar
contato, uso e exploração de diferentes materiais;
- Criar
possibilidades para que as crianças desenvolvam relações entre as apresentações
visuais e suas vivências pessoais ou grupais enriquecendo seu conhecimento do
mundo;
- Intervir
na reprodução de desenho, onde o aluno possa avaliar sua forma de expressão;
- Trabalhar
com as expressões artísticas dentro do conteúdo das demais disciplinas
utilizando diferentes materiais e técnicas (desenhos, pinturas, modelagens,
maquetes).
3. LINGUAGEM ORAL E ESCRITA (português)
3.1. Conteúdos
Linguagem oral
- Diálogo
- Argumentação
Linguagem escrita
- Escrita
como representação da fala
- Organização
na escrita do nome
- Reescrita
a partir de suas hipóteses
- Produção
e interpretação de pequenos textos
- Função
social da escrita
Procedimentos
- Usar
a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se, relatar suas vivências
em situações de interação presentes no cotidiano e expor seu ponto de vista;
- Conhecer
e produzir pequenos textos, oralmente;
- Ouvir
histórias;
- Usar
o diálogo para resolver conflitos;
- Participar
da elaboração das regras do grupo;
- Ouvir
com atenção;
- Pronunciar
as palavras com clareza;
- Reconhecer
o nome;
- Usar
a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e relatar suas vivências em
situações cotidianas;
- Conhecer
e reproduzir oralmente jogos verbais, histórias bíblicas, poemas e canções;
- Ouvir,
comentar, reconhecer e recontar histórias;
- Defender
seu ponto de vista respeitando os demais;
- Usar
corretamente a língua;
- Preparar
a fala para uma exposição oral;
- Participar
em situações cotidianas nas quais se faz uso da escrita;
- Saber
escrever o próprio nome;
- Reconhecer
as letras do alfabeto;
- Conhecer
os diferentes gêneros de textos que circulam no dia-a-dia;
- Levantar
hipóteses sobre o tema a partir do título;
- Selecionar
material para ler;
- Compreender
o funcionamento comunicativo da escrita (escrever para ser lido);
- Produzir
textos mesmo que não convencionalmente;
- Interessar-se
por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional;
- Interpretar,
reescrever e produzir pequenos textos;
- Recontar
histórias conhecidas com aproximação às características da história original no
que se refere à descrição de personagens;
- Explorar
diferentes tipos de textos;
Atividades
- Uso diversificado de vários
estilos de textos: Músicas; Texto informativo; Rótulos; Propagandas; Poesias;
Receitas; Historias Bíblicas;
- Roda de conversa;
- Forca;
- Dramatização;
- Conto e reconto de histórias;
- Leitura do nome;
- Jogos com nome;
- Memória;
- Dominó.
- Crachá;
- Caça-palavras;
- Cantinho da leitura;
- Palavras-cruzadas;
- Bingo de letras e palavras;
- Alfabeto Móvel;
- Quebra cabeça.
- Reconto de histórias feitas
pelos alunos e professora;
- Transmissão de recados;
- Leitura de textos diversos;
- Mímica e gestos;
- Leitura do nome;
- Produção de pequenos textos;
- Palavra cruzada;
- Texto com lacunas para
completar;
- Conversas informais e formais
(recados, convites, bilhetes, informações);
- Entrevistas;
- Pesquisas;
- Atividade de escrita de
diferentes textos;
- Jogos de escrita;
- Faz-de-conta
(mercadinho, cantinhos, receitas, casinhas, etc.).
3.2. Ações de Enriquecimento Curricular
- Participação
na roda de conversa, onde permite que as crianças aprendam a olhar e a ouvir os
amigos, trocando experiências;
- Proporcionar
a hora do conto com leitura compartilhada feito pela professora e pelos alunos;
- Criar
um clima de segurança, respeito e afeto;
- Propor
jogos onde se nomeiam letras;
- Criar
situações em que seja necessária a escrita do nome;
- Escutar
a criança, dar atenção ao que fala atribuir sentido, reconhecendo que quer dizer
algo;
- Dar
significado a fala da criança;
- Ajudar
as crianças a explicitarem, para si e para os demais, as relações e associações
contidas em suas falas;
- Desenvolver
a escrita com produções de textos, reescritas de textos individuais, grupais e
coletivas e que tenham significados (poesias, músicas, etc.);
- Propor
a participação das crianças em situações cotidianas nas quais se faz necessário
o uso da oralidade e da escrita (bilhetes, cartazes, convites, etc.).
- Utilizar
diferentes textos como os que circulam na vida real;
- Trabalhar
a leitura de muitas maneiras: em grupos, individualmente, em voz alta,
silenciosamente, etc;
- Propor
e elaborar projetos de escrita, como por exemplo, um jornal ou um mural,
livros, instruções de jogos e receitas;
- Estimular
os alunos a escreverem textos, vivendo situações de comunicação real, com
objetivos definidos;
- Propor
que os alunos reescrevam textos coletivamente e individualmente, a partir de
conversas sobre a estrutura, completando idéias, reorganizando-as, modificando
palavras, cortando repetições e conectivos próprios da fala oral.
4. NATUREZA E SOCIEDADE
Objetivos: que
as crianças estabeleçam relações entre o modo de vida característica de seu
grupo social e de outros grupos; que estabeleçam algumas relações entre o meio
ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância
para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana, que se
interessem e demonstrem curiosidade pelo mundo social e natural, questionando,
propondo soluções, formulando perguntas e confrontando idéias.
4.1. Conteúdos
- Família
- Esquema
corporal
- Órgão
dos sentidos
- Os
lugares e as paisagens
- Meio
Ambiente
- Fenômenos
da Natureza
- Meio
de comunicação
- Meio
de transporte
- Tipos
de moradia
- Modo
de ser, viver e trabalhar
- Saúde
- Plantas
- Seres
vivos
Procedimentos
- Ter
conhecimento do próprio corpo por meio de uso e da exploração de suas
habilidades físicas, motoras e perceptivas;
- Utilizar
os diversos órgãos dos sentidos e membros do corpo;
- Construir
conhecimentos através do contato com a natureza;
- Perceber
que as idéias físicas e naturais não dependem da vontade do homem;
- Perceber,
compreender e utilizar os elementos que compõem o lugar em que vive;
- Reconhecer
as modificações feitas pelo homem;
- Perceber
os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;
- Utilizar
normas de higiene para prevenir doenças;
- Valorizar
atitudes relacionadas à saúde a ao bem estar individual e coletivo;
- Estabelecer
relações entre os fenômenos da natureza de diferentes regiões (relevo, rios,
chuvas, secas, etc.);
- Participar
de diferentes atividades envolvendo a observação e a pesquisa;
- Conhecer
as diferentes fontes de informações e meio de transportes através de visitas e
registros;
- Reconhecer
relações de mudanças e permanência dos costumes;
- Pesquisar
e conhecer os diferentes meios de comunicação da sociedade;
- Utilizar
normas de higiene para prevenir doenças;
- Conhecer
a importância de uma boa alimentação para a saúde;
- Observar
e conhecer os diferentes tipos de plantas;
- Identificar
os seres vivos;
- Conhecer
os modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais.
Atividades
- Roda
de perguntas;
- Espelho;
- Recorte
e colagem;
- Interferência;
- Pintura;
- Histórias;
- Pesquisas;
- Experiências;
- Cartazes
informativos (uso e confecção);
- Atividades
em grupo e individuais;
- Leitura,
escrita, desenho e coletas de dados;
- Busca
e divulgação sobre a Dengue;
- Brincadeiras;
- Música;
- Filmes;
- Passeios;
- Conversas;
- Jogos;
- Atividade
de observação.
4.2. Ações de Enriquecimento Curricular
- Formular
perguntas para o desenvolvimento dos conteúdos;
- Proporcionar
brincadeiras, canções para reflexão do seu próprio corpo;
- Fazer
o levantamento dos conhecimentos prévios;
- Dar
espaços para as crianças perguntarem e se possível fazê-la descobrir através de
pesquisas e experiências a resposta;
- Selecionar
textos sobre assuntos diversos da área para trabalhar com os alunos;
- Oferecer
oportunidades para que as crianças possam expor o que sabem sobre a natureza;
- Elaborar
projetos, pesquisas e situações de observação e reflexão sobre o meio em que
vivemos;
- Proporcionar
atividades que envolva a observação, a troca de idéias entre as crianças e a
pesquisa;
- Propiciar
o acesso das crianças aos conteúdos inserindo-os nas atividades e no cotidiano
da instituição escolar (telefone, computador, quadro de avisos, jornal, meios
de transporte dos professores e funcionários, tipos de moradia em volta da
escola, etc.);
- Fazer
o levantamento dos conhecimentos prévios;
- Permitir
que a criança construísse suas hipóteses e confronte-as com o real para
refletir sobre os conteúdos;
- Promover
passeios para observação da diversidade de seres vivos;
- Eleger
temas que possibilitem o conhecimento de hábitos e costumes socioculturais
diversos.
- Plantio
e cuidados com a horta.
5. MATEMÁTICA
Objetivos: que
as crianças reconheçam e valorizem os números, as operações numéricas, as
contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano
social; que desenvolvam a capacidade de analisar, relacionar, comparar,
classificar, ordenar, criar, generalizar, avaliar, observar e explorar o
ambiente que a cerca; que sejam cidadãos autônomos, capazes de pensar e tomar
decisões; que sejam capazes de comunicar idéias matemáticas, hipóteses e
soluções de situações problema utilizando a linguagem oral e a linguagem
matemática.
5.1. Conteúdos
- Escrita
numérica
- Seqüência
numérica
- Número
e quantidade
- Seriação
- Simbolização
- Espaço
e forma
- Grandezas
e medidas
- Classificação
e ordenação
- Situação-problema
- Cálculo
mental
Procedimentos
- Associar
símbolos às quantidades correspondentes;
- Agrupar
de diferentes maneiras uma mesma quantidade;
- Seriar
diferentes materiais;
- Verbalizar
numa série dada, o primeiro, o último, o que vem depois, o que vem antes;
- Fazer
comparações entre números e quantidades;
- Ler,
escrever, comparar e ordenar números;
- Participar
de brincadeiras e jogos onde se faz uso da contagem;
- Manipular
os elementos do seu ambiente;
- Classificar
elementos segundo diferentes critérios, como cor, forma, tamanho, etc.
- Relacionar
tamanhos, formas e medidas;
- Resolver
situações-problemas;
- Observar
formas geométricas;
- Verbalizar
em diferentes situações a seqüência numérica;
- Separar
e generalizar materiais diversos;
- Colecionar
materiais de acordo o interesse do grupo;
- Analisar
e avaliar as suas conquistas;
- Seriar,
comparar e verbalizar números e quantidades;
- Saber
tomar decisões a partir dos desafios da rotina diária;
- Utilização
de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas e operações;
- Comparar
as distâncias, medidas e tamanho;
- Identificação
de números nos diferentes contextos em que se encontram;
- Registrar
números em diferentes situações;
- Manusear
cédulas xerocadas em brincadeiras de faz-de-conta;
- Ter
confiança em suas próprias estratégias;
- Comparar
receitas (culinária, tintas, etc.);
- Comparação
de escritas numéricas.
- Descrição
e representação de pequenos
Atividades
- Observar
números que fazem parte de sua vida (sapato, roupa, casa, etc.);
- Bingo
e ditado de números;
- Trabalho
com seqüência numérica através de réguas, fitas métricas, trenas, quadro
numérico, calendário;
- Músicas;
- Histórias
(valorizando a seqüência dos fatos);
- Jornais
de mercado;
- Jogos
de encaixe;
- Jogos
numéricos;
- Uso
do calendário;
- Pesquisa;
- Histórias;
- Exploração
de numerais em diferentes materiais;
- Músicas;
- Registro
de jogos (posição, pontuação);
- Listas;
- Modelagem;
- Recorte
e colagem;
- Observar
e explorar o ambiente que o cerca;
- Manipular
os elementos do seu ambiente;
- Classificar
materiais manipulando e levando em consideração seus atributos;
- Brincar
com rótulos e embalagens em diversas situações;
- Jogos
de contagem;
- Situações
problema envolvendo o cotidiano escolar.
- Ditado
de números;
- Manipular
e utilizar blocos e figuras geométricos;
- Jogos
variados;
- Participar
do feitio e registro de receitas.
5.2. Ações de Enriquecimento Curricular
- Fazer
uso do calendário durante todo o ano letivo;
- Despertar
a criança para a presença dos números em diferentes contextos;
- Propor,
no cotidiano, situações problemas envolvendo representações numéricas, em
jogos, em atividades onde é necessário dividir a turma ou materiais, votações,
chamada, etc.;
- Questionar
as crianças para que reflitam e formulem hipóteses;
- Propor
dramatizações de situações-problema;
- Realizar
trabalhos com formas geométricas por meio de observação do ambiente, de obras
de arte e artesanato;
- Utilização
dos números durante as atividades seqüenciadas;
- Fazer
uso de contagem através da tabela numérica;
- Propor
momentos com oficinas de jogos;
- Dar
oportunidade aos alunos de observar tudo que os rodeia, comparando, analisando,
classificando, ordenando, contando, medindo, etc.
- Organizar
atividades diversas, como jogos, brinquedos, modelagem, manuseio de diferentes
materiais, onde as crianças vão adquirindo os conhecimentos matemáticos.
- Propor
situações em que as crianças coloquem em prova os conhecimentos construídos
durante o ano;
- Aproveitar
situações reais para propor novos desafios;
- Elaborar
situações didáticas para que todos possam aprender e progredir em suas
aprendizagens.
Conteúdo Programático Bimestral
do Jardim III
Aspecto Cognitivo:
PORTUGUÊS (LINGUAGEM)
· Escrita
*Reconhecimento do
pré-nome,
*Iniciação a
alfabetização.
· Revisão
das vogais;
· Revisão
das consoantes;
· Introdução
ao alfabeto e a cada letra do alfabeto-: apresentação, fixação do mesmo com
palavras e pequenas frases.
· Tamanho
(grande, pequeno);
· Posição
( embaixo, em cima, dentro, fora, na frente de, atrás de, ao lado de);
· Formas
(círculo, quadrado, retângulo, losango);
· Característica
(altura);
· Percepção
auditiva
* Sons: vocais/ não
vocais,
*Sons e sílabas,
*Sons de palavras.
MATEMÁTICA
· Quantidade,
correspondência e classificação;
· Construção
do número e conjunto;
· Conhecimento
físico sobre a água, o ar e o sol;
· Dúzia
e meia dúzia
· Cores
primárias e secundárias;
· Percepção
tátil, gustativa, olfativa e do tempo;
· Construção
do número;
· Sequência
numérica;
· Sinais;
· Ordem
crescente e decrescente;
· Idéia
auditiva: adições e problemas;
· Números
pares e ímpares;
· Conhecimento
físico sobre o corpo humano;
· Conhecimento
sobre higiene, saúde e alimentação;
· Seres
vivos e não vivos;
· Números
ordinais;
· Idéia
subtrativa e auditiva;
· Divisão
exata;
· Construção
do número;
CIÊNCIAS
· Conhecimento
físico sobre Animais;
· Meios
de transporte e Comunicação;
· A
terra;
· A
natureza;
· Enriquecimento
do vocabulário;
· Entrevistas;
· Poesia,
leitura incidental;
· Recreação;
· Pensamento
lógico;
· Escrita;
*As horas,
*Geometria,
*Meses doa ano,
*Medidas.
INTEGRAÇÃO SOCIAL
· Interação
com os pares;
· Interação
com os adultos;
· Construção
das regras e valores;
· Autonomia.
Conhecimento Social
· Família;
· Eu;
· Casa;
· Bairro;
· Comunidade
· Escola;
· Profissões;
· Escrita.
· Enriquecimento
do vocabulário;
· Entrevistas;
· Poesia;
· Leitura
incidental;
· Recreação;
· Pensamento
lógico;
· Escrita
Aspecto Perceptivo-motor
· Coordenação
motora grossa;
· Coordenação
voluntária dos pequenos músculos;
· Coordenação
voluntária dos grandes músculos;
*Discriminação viso-motora,
*Coordenação motora-fina,
*Esquema corporal,
*Recorte, colagem e pintura,
*Ligadura de pontos,
*Movimentos no ar,
*Percepção espaço-motora.
Aspecto Afetivo
· Expressão
musical, plástica e corporal;
· Curiosidade
e motivação.
Aspecto Perceptivo-motor
· Coordenação
voluntária dos grandes músculos;
· Coordenação
voluntária dos pequenos músculos;
Aspecto Afetivo
· Expressão
musical, plástica, corporal;
· Curiosidades
e motivação.
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