Essa tarefa escolar é bem divertida. Fazer o seu próprio vulcão e apresentar em sua maquete.
Essa ideia é tanto para o aluno responsável em apresentar o tema em uma Feira de Ciências como para o professor que precisa dar o conteúdo em sala de aula.
Segue abaixo a forma de fazer e as imagens ilustrativas e dois vídeos.
Nota
: "Na química temos alguns elementos que são classificados como ácidos e outros como bases. Quando eles se encontram ocorre uma reação química que é diferente conforme as substâncias misturadas. No caso da nossa reação química, temos o vinagre que é ácido misturado ao bicarbonato de sódio que é base, um dos novos produtos dessa mistura é um gás, o dióxido de carbono (que é perigoso, mas na nossa experiência sua quantidade é muito pequena para apresentar perigo). São as bolhas desse gás formam a espuma da nossa erupção." (http://alquimistaspontocom.blogspot.com.br/)
Materiais:
• Uma placa grossa de isopor para maquete;
• Argila para modelar o vulcão;
• Uma embalagem de filme fotográfico vazia;
• Corante de alimentos nas cores amarela e vermelha.
• Vinagre;
• Detergente líquido;
• Tinta e pincel;
• Bicarbonato de sódio.
Modo de fazer:
- Utilizando a argila, modele o vulcão sobre a placa de isopor. No topo do vulcão coloque a embalagem do filme fotográfico com a boca para cima, essa representará a cratera.
- após a secagem da argila faça a decoração do vulcão e das áreas periféricas. Pinte-o de maneira que caracterize o que está sendo representado.
- finalizada a parte estrutural do vulcão, é hora de colocá-lo em funcionamento. Para isso, coloque dentro da cratera duas colheres de bicarbonato de sódio, uma colher de detergente, três gotas de corante vermelho e três, de amarelo. E, por fim, acrescente uma colher de vinagre.
- com a união desses elementos você verá o resultado. Esse processo produz uma fiel representação de um vulcão em atividade, vale apena conferir.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
0 Comentários
Olá, seja bem-vindo. Não saia sem antes comentar!