Projeto Natal para Educação Infantil 
I – JUSTIFICATIVA: 
Qual a tradição que nossa família possui para comemorar o Natal? Qual a origem desta tradição? E as origens das peculiaridades desta festa, como as meias na lareira, o pinheirinho, a bola de enfeite, o canto do galo, as castanhas, a troca de presentes, o presépio? Qual o significado histórico/religioso do Natal? 
Este projeto surgiu ao pensarmos no tema Natal, no quanto ele pode ser atrativo para as crianças, nas questões acima e em tantas outras que poderão surgir na busca de respostas às mesmas. Pretende-se conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção de conhecimentos das tradições de Natal pelos alunos de forma participativa, descontraída , buscando integrar a perspectiva de diversas áreas envolvendo aspectos históricos, sociais, culturais, biológicos, comerciais, etc. 
II- Conteúdos: 
1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS: 
• Saber sobre a origem da data, quem foi Jesus? 
• Reconhecer a importância das boas ações para nossa vida. 
• Compreender a importância do nascimento de Cristo para a Humanidade, e o que ele nos ensinou. 
• Conhecer os significados dos vários símbolos natalinos: 
- Por que na ceia de Natal sempre há castanhas? (Ciências) 
- Por que Papai Noel usa roupas de inverno? (Geografia) 
- Por que as pessoas trocam presentes no Natal? (História Religiosa) 
- Por que tem gente que como peru no Natal? (História) 
- Qual o significado dos enfeites como pinheirinho, bolas de vidro, neve, presépio, meia na lareira, etc? (História) 
- Qual pode ser o motivo dos "amigos-secretos" entre os familiares? (Economia) 
- E os contos, filmes, sobre o Natal ?... Que tal ler, assistir, discutir, escrever sobre eles 
• Perceber a importância de se estar junto de quem se ama, confraternizando e compartilhando do verdadeiro espírito de Natal! 
2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS: 
• Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema. 
• Realizar atividades que proporcionem a confraternização, o construir conjuntamente. 
• Observar as diversas tradições de comemorar o natal pelo mundo, inclusive dos países não Cristãos. 
• Analisar as comemorações das famílias dos alunos e discutir sobre as diferenças. 
• Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema. 
• Construir presentes artesanais que serão trocados nos amigos-secretos. 
• Confeccionar enfeites para a árvore da Emei. 
• Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento. 
3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS 
• Que a criança saiba que o natal representa o amor de Jesus, e a importância de suas mensagens para melhorar o mundo em que vivemos. 
• Que perceba o verdadeiro significado de praticar boas-ações e continue a fazê-las todos o dias de sua vida. 
• Participar de momentos de união que os socializem e os marquem para sempre positivamente. 
• Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre 
• Valorizar a família, 
• Desvencilhar o natal do comercial, da necessidade do presente. 
II – OBJETIVOS GERAIS: 
• Incentivar a criança e o jovem a vivenciar o amor e o respeito pelas pessoas; 
• Valorizar a convivência familiar, a vivência do amor entre as pessoas; 
III- ETAPAS PREVISTAS 
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA 
• Leitura de textos, histórias poesias que falem sobre o assunto. 
• Produção coletiva de pequenos textos. 
• Escrita espontânea. 
• Cruzadinhas, caça-palavras. 
• Atividades com alfabeto móvel. 
• Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado. 
MATEMÁTICA 
• Situações-problema envolvendo o tema. 
• Estatísticas (quantos países comemoram o natal, quantos não comemoram). 
NATUREZA E SOCIEDADE 
• Observação do ciclo da água. 
• Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas. 
• Experiências diversas com a água nos estados : sólido/líquido/gasoso. 
• Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto. 
• Vídeos que abordam o tema. 
• Pesquisa sobre as comemorações do Natal pelo mundo e suas peculiaridades. 
ARTES VISUAIS 
• Desenho livre e de observação. 
• Recorte e colagem 
• Dobraduras 
• Releitura de obras de arte 
• Modelagem com areia e argila 
• Técnicas de pintura. 
• Confecção de caixinhas para a troca de presentes. 
• Confecção dos enfeites da árvore. 
• Confecção dos tsurus pelas professoras ( 20 cada) 
MÚSICA E MOVIMENTO 
• Atividades diversas , músicas e cantigas relacionadas ao tema. 
• Cd especial de natal (gravado especialmente para a data) 
• Corais de músicas natalinas 
AVALIAÇÃO 
• Hora social e/ou exposição de trabalhos. 
• Carinha das crianças. 
DESENVOLVIMENTO 
1ª Etapa 
• Fazer um levantamento com as crianças sobre o que sabem sobre o natal, relatando também como é comemorado o natal em sua casa, Se na família de alguma criança não possuir esta tradição, questionar os motivos deste fato. 
• Assistir o vídeo sobre o nascimento do menino Jesus, e depois construir o presépio junto de cada professora, 
2ª Etapa 
• Cada professora confeccionará 20 tsurus e fará um pedido de natal, ou um agradecimento com a turma depois de conhecerem a lenda japonesa. 
• Pendurar os Tsurus pela escola. 
• Cada turma criará um cartaz do seu gosto com uma mensagem de natal criada pela turma para enfeitar as paredes do pátio. 
• Cada professora encherá 20 bexigas para enfeitar a escola na semana do natal. 
• Cada turma será responsável por confeccionar 10 enfeites para a árvore de natal, de acordo com as sugestões. (Ver final do plano). 
3ª Etapa 
• Apresentar no final do projeto (dia da confraternização final), ou uma música, dança ou peça de teatro. 
• Cada turma fará um pequeno painel com atividades feitas durante o projeto para exposição. 
• Fazer uma oficina com as crianças de confecção de caixinhas de presentes, que serão pintadas por eles e com balas, e serão trocadas através de amigo-secreto. Trocar bilhetes também. 
1º Molde do Papai Noel 
2º Molde do Papai Noel 









































0 Comentários
Olá, seja bem-vindo. Não saia sem antes comentar!