Atividades aplicadas


As regras do jogo

É comum aos educadores estabelecer normas para as atividades físicas que serão desenvolvidas com as crianças para que as aulas esportivas sejam organizadas e tenham um bom andamento.
Se isso é fundamental para um Plano de Aulas, por outro lado corre-se o risco de não levar em conta uma série de aspectos que só a criança sente ao praticar os esportesat.
Por isso, recomenda-se que ao trabalhar com atividades físicas e corporais com crianças pequenas, de ensino fundamental, procure-se envolver os alunos nesse processo de definição das regras do jogo.
Formar equipes, dispor-se em filas ou rodas – devem ser objeto de ensino e aprendizagem. Ou seja, é preciso ensinar as normas para o jogo ou para a dança, observando 3 pontos importantes:

1. conversar antes com os alunos para combinar regras de utilização do espaço e detalhes da atividade;
2. não esperar uma participação padronizada, pois alguns alunos ficam cansados antes dos colegas, outros preferem observar antes de fazer e o interesse e as competências entre eles são diferentes;
3. considerar que a forma de organização que o professor imagina nem sempre é a melhor. Por exemplo, formar uma fila pode impedir às crianças ver o que contece à frente.

Outra coisa que pode funcionar é, passar as regras, experimentar a atividade física com a turma e posteriormente, pedir que os alunos avaliem os pontos positivos e negativos do que praticaram. Depois dessa avaliação, eles podem sugerir modificações na organização da brincadeira e na duração das partidas.

Essa nova forma de organizar as aulas pode incluir uma prática de rodízio com “pequenos técnicos” do esporte, que façam desenhos e relatos escritos sobre a atuação das equipes e de jogadores individualmente.
É possível ainda fazer uma mescla de aulas práticas e aulas sobre os conceitos das modalidades esportivas (o que ajuda bastante em dias de chuva em escolas que não possuem quadras cobertas). Assim, o esporte (e a educação física) passa a ser para as crianças atividade séria, planejada, interessante, onde os próprios times decidem, no papel, a tática de jogo a adotar em campo.

Fonte: T. Querubim - Subsídio

terça-feira, 17 de maio de 2011

Novelo de Lã

Objetivo: Desenvolver nas crianças a criatividade e o desejo pela leitura. Também poderá aproveitar essa atividade para trabalhar cores e relações.

Material:
- um novelo de lã colorido ou um barbante pintado bem colorido;
- livro de histórias.

Desenvolvimento:
Espalhar pedaços de lã no chão (tem que ser pedaços de cores diferentes) e começar uma história, como por exemplo:

- Num dia chuvoso Joãozinho estava em casa olhando pela janela e viu... neste momento cada criança pega um pedaço da lã e diz (conforme a cor): um raio (quem pegou a lã branca), o céu escuro (preto), a chuva (azul), e assim por diante.

Antes de começar a história, explique como será a brincadeira para eles, o que eles deverão fazer e como ela ocorrerá.

Continue a história, como por exemplo: de repente ele sentiu um cheiro forte de... e assim por diante.

Quando terminar, peça para eles desenharem a história, ou entregue livros para que possam olhar e ter gosto pela leitura 

Subsidio: Turminha Querubim


Carteiro

Objetivo: Ensinar os números de forma lúdica e criativa.


Material:
- cartolina;
- papel camurça;
- tesoura;
- cola;
- caneta hidrocor.


Montagem:
Faça casinhas com a cartolina, conforme o número de alunos.
Faça os números de papel camurça e cole no telhado da casa.
Faça os envelopes de modo que eles encaixem no espaço reservado para ele. Coloque o número no envelope com a caneta hidrocor e coloque-o na casinha.
Cole as casinhas nas mesas dos alunos e vire as mesas uma de frente para outra colocando os números pares de um lado e os ímpares de outro.
Desenvolvimento:
Converse com seus alunos sobre a disposição das casas na rua, se possível, leve eles até a rua e mostre que as casas tem números diferentes.
Em seguida, fale sobre o carteiro, de como ele acha a casa certa para entregar as cartas, etc.
Entregue para cada uma das crianças papel sulfite e um envelope (diferente do número da casa que está em sua mesa). Explique que eles irão brincar de carteiro e que cada um tem que fazer uma carta (que será um desenho) para o amigo que tem o número que está no envelope, ou seja, ele olhará o número no envelope e procurará o amigo que tem aquele número na casinha, mas não poderá dizer que pegou ele.
Quando terminarem, peça para que coloquem o papel no envelope e escolha um aluno, que será o carteiro, para colocar as cartas na casinha.
Brinque com eles no mínimo uma vez por semana, sempre mudando o carteiro. Ao final de cada brincadeira, veja os números com eles e dê uma folha de atividades que contenha os números para pintar, para contornar, etc.


Fonte: Turminha Querubim


Locomotiva de Versículos ouzaçã pedacinhos de palavras para alfabetização

Instruções:




Clique nas imagens com o botão direito para abrir em outra aba em tamanho maior.



Desenhe uma locomotiva e faça cópias dos vagões para cada criança.

Peça para cada aluno pintar e recortar sua figura. 

Coloque o nome de cada criança em sua respectiva locomotiva e, a seguir, passe uma referência de versículo a ser anotado em um vagão. A cada aula, acrescente um novo versículo, que deve ser escrito em outro vagão.

Com o tempo, a locomotiva vai ficar cada vez maior, e a criança pode até levá-la para casa e pendurar em seu quarto com o objetivo de memorizar os versículos.



Fonte: "Versículos Bíblicos para Decorar & Brincar" de Cheryl Price - Editora Vida Nova

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