Plano anual para ensino fundamental I - Alfabetização

Olá!
Encontrei esse excelente material no slideshare.
Se você desejar baixa-lo em word, basta acessa esse link: http://pt.slideshare.net/silviacerqueira1/plano-anual-grupo-6-2013?related=1 e clicar em "download", que fica abaixo da apresentação do slide. É necessário você ter uma conta no slideshare para baixar.


Plano anual elaborado pela: Profª Sílvia Maria C. Bispo dos Santos





"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes..." Paulo freire





LÍNGUA PORTUGUESA – 1° ANO – Livro: Projeto prosa






1° BIMESTRE 




OBJETIVO GERAL 


Ø Expandir o uso da linguagem e utilizá-la com eficácia sabendo assumir a palavra e produzir textos – tanto orais como escritos – coerentes, coesos, adequados a seus destinatários, aos objetivos a que se propõem e aos assuntos tratados; 

Ø Utilizar diferentes registros, inclusive os mais formais da variedade linguística valorizada socialmente, sabendo adequá-los às circunstâncias da situação comunicativa de que participam; 




OBJETIVOS ESPECÍFICOS 


· Levar o aluno a identificar e reconhecer as letras do seu nome e de outros nomes; 

· Ensinar o aluno a escrever o próprio nome e nomes conhecidos em situações diversas; 

· Possibilitar o aluo a reconhecer o próprio nome dentro de um conjunto de outros nomes; 

· Construir listas de palavras do mesmo grupo semântico, com função social (lista dos nomes dos colegas da sala, confecção de crachás, bingo do nome); 

· Levar o aluno a conhecer a história da escrita; 

· Priorizar o conhecimento de que dispõe no momento sobre o sistema de escrita; 

· Promover o manuseio de materiais impressos como: livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc.; 

· Possibilitar o aluno a escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor; 

· Ensinar a copiar a escrita do seu nome e sobrenome; 

· Conduzir o aluno a relacionar a quantidade de letras nas palavras, explorando as letras iniciais e finais dos nomes dos alunos e de outras palavras contextualizadas; 

· Possibilitar o aluno a articular corretamente as palavras, com fluência e entonação; 

· Proporcionar o aluno a ampliar o vocabulário (diferentes significados de palavras e expressões); 

· Levar os alunos a ter ideias e fatos com lógica, relatando acontecimentos e experiências do cotidiano. 






COMPETÊNCIAS E HABILIDADES 


· Identificar e reconhecer as letras do seu nome e de outros nomes; 

· Registrar o seu nome; 

· Reconhecer as letras, relacionar com o som, organizar a ordem alfabética; 

· Escrever o próprio nome e nomes conhecidos em situações diversas; 

· Reconhecer o próprio nome dentro de um conjunto de outros nomes; 

· Escrever listas de palavras do mesmo grupo semântico, com função social (lista dos nomes dos colegas da sala, confecção de crachás, bingo do nome); 

· Conhecer a história da escrita; 

· Utilizar o conhecimento de que dispõe no momento sobre o sistema de escrita; 

· Observar e manusear materiais impressos como: livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc.; 

· Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor; 

· Copiar a escrita do seu nome e sobrenome; 

· Relacionar a quantidade de letras nas palavras, explorando as letras iniciais e finais dos nomes dos alunos e de outras palavras contextualizadas; 

· Articular corretamente as palavras, com fluência e entonação; 

· Ampliar o vocabulário (diferentes significados de palavras e expressões); 

· Sequenciar as ideias e fatos com lógica, relatando acontecimentos e experiências do cotidiano. 


CONTEÚDO 


· Alfabeto( vogais e consoantes) Signos Gráficos; 

· Ordem alfabética/ Maiúsculas e minúsculas / Encontro vocálico e consonantal 

· História da Escrita; 

· Oralidade; 

· Leitura/Interpretação; 

· Pontuação 

· Gêneros textuais (Quadrinhas, cantigas de roda, parlendas). 

· Famílias silábicas: P, S, L, M, T, N, B, D, J, C, F 

· Projetos do bimestre: 

· Quem sou eu 

· Alimentação saudável. 

· O (re) Encanto de ouvir e contar histórias. 

Livro: Unidades 1 e 2 – Qual é o nome? Aprender e brincar na escola. 


METODOLOGIA 


· Musicas, Jogos, Historias 

· Leitura de textos diversos,Relatos orais de situações vividas; 

· Registros espontâneos, Bingo de letras, palavras e nomes próprios; 

· Construção das fichas dos nomes;Organização das fichas em ordem alfabética; 

· Construção de palavras utilizando o alfabeto móvel; 

· Construção de textos coletivos; 

· Realização de atividades escritas no livro e no caderno; 




AVALIAÇÃO 


A avaliação será contínua tendo uma função permanente de diagnóstico e acompanhamento individual do desempenho do educando, seus avanços e dificuldades. A análise das observações e registro do professor servirá como um instrumento de aprendizagem, onde o professor poderá planejar intervenções, rever procedimentos, verificar agrupamentos produtivos e replanejar o trabalho 




TEMAS TRANSVERSAIS 


De acordo com o PPP da escola 





RECURSOS 


Som, DVD,CD,revistas, livros de história, livros didáticos,matérias concretos, EVA, folhas, sucatas, Cartolina,bingo, jogos, alfabeto móvel , caderno,jornais,lápis de cor,borracha, alfabeto fixado na parede,atividades xerocadas, embalagem diversas. 






2° BIMESTRE 




OBJETIVO GERAL 


Ø Conhecer e respeitar as diferentes variedades linguísticas do português falado; 

Ø Compreender os textos orais e escritos com os quais se defrontam em diferentes situações de participação social, interpretando-os corretamente e inferindo as intenções de quem os produz 

Ø Utilizar diferentes registros, inclusive os mais formais da variedade linguística valorizada socialmente, sabendo adequá-los às circunstâncias da situação comunicativa de que participam; 




OBJETIVOS ESPECÍFICOS 


· Ensinar os alunos a completar palavras com letras e sílabas que faltam; 

· Promover a produção textos coletivos, estruturando adequadamente as frases e evitando a repetição de palavras e expressões; 

· Levar os alunos a escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor; 

· Induzir os alunos a formular perguntas e procurar respostas em diversos contextos; 

· Ensinar os alunos a recontar histórias lidas e ouvidas; 

· Promover registro auxiliar de memória; 

· Proporcionar o aluno a produzir frases respeitando a direção da escrita; 

· Levar o aluno a descrever personagens, cenários e objetos; 

· Induzir o aluno a leitura de linguagens não verbais: imagens, símbolos e desenhos; 

· Conduzir o aluno a recitar poemas e cantigas que sabe de cor; 

· Possibilitar o aluno a recontar contos de fadas conhecidos; 

· Ensinar o aluno a relacionar a quantidade de letras nas palavras; 

· Introduzir o sinal gráfico (til); 

· Possibilitar o aluno a dramatizar histórias, brinquedos e acontecimentos; 

· Proporcionar o aluno representar emoções: alegria, dor, tristeza, nos diálogos criados. 




COMPETÊNCIAS E HABILIDADES 


· Completar palavras com letras e sílabas que faltam; 

· Produzir textos coletivos, estruturando adequadamente as frases e evitando a repetição de palavras e expressões; 

· Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor; 

· Formular perguntas e procurar respostas em diversos contextos; 

· Recontar histórias lidas e ouvidas; 

· Registro auxiliar de memória; 

· Produzir frases respeitando a direção da escrita; 

· Descrever personagens, cenários e objetos; 

· Leitura de linguagens não verbais: imagens, símbolos e desenhos; 

· Recitar poemas e cantigas que sabe de cor; 

· Recontar contos de fadas conhecidos; 

· Relacionar a quantidade de letras nas palavras; 

· Apresentar o sinal gráfico (til); 

· Dramatizar histórias, brinquedos e acontecimentos; 

· Representar emoções: alegria, dor, tristeza, nos diálogos criados. 






CONTEÚDO 


· Alfabeto; 

· Escrita/Oralidade; 

· Sílabas 

· Gêneros Textuais (Agenda de telefone, poemas, convite); 

· Leitura/Interpretação, pontuação 

· Construções de textos coletivas/Construções de textos individuais 

· Análise estrutural e comparativa dos fonemas: encontros com L, ce/ci, gue/gui, qua/que/qui, h/ç. 

· Livro: Unidades 3 e 4 – Quem está falando? Hoje é dia de festa 


METODOLOGIA 


· Levantar conhecimentos prévios dos alunos para propor questionamentos e desafios possíveis; 

· Desenvolver as competências de escrita, oralidade e de análise da língua por meio de atividades desafiadoras que estimulem a reflexão; 

· Roda da conversa; 

· Roda da leitura; 

· Leitura diária do professor de textos e suportes diversos; 

· Leitura diária do aluno; 

· Interpretação oral e escrita com alternativas (para alunos leitores); 

· Listas; Jogos de alfabetização; Caça-palavras; Cruzadinhas; Escrita espontânea; 

· Escrita solicitada; Textos fatiados; Textos lacunados; 

· Letras móveis; Procurar palavras no texto justificando procedimentos; 




AVALIAÇÃO 


A avaliação será contínua tendo uma função permanente de diagnóstico e acompanhamento individual do desempenho do educando, seus avanços e dificuldades. A análise das observações e registro do professor servirá como um instrumento de aprendizagem, onde o professor poderá planejar intervenções, rever procedimentos, verificar agrupamentos produtivos e replanejar o trabalho. 








TEMAS TRANSVERSAIS 


De acordo com o PPP da escola 


RECURSOS 


Som, DVD,CD,revistas, livros de história, livros didáticos,matérias concretos, EVA, folhas, sucatas, Cartolina,bingo, jogos, alfabeto móvel , caderno,jornais,lápis de cor,borracha, alfabeto fixado na parede,atividades xerocadas. 



3° BIMESTRE 




OBJETIVO GERAL 


Ø Expandir o uso da linguagem em instâncias privadas e utilizá-la com eficácia em instâncias públicas, sabendo assumir a palavra e produzir textos – tanto orais como escritos – coerentes, coesos, adequados a seus destinatários, aos objetivos a que se propõem e aos assuntos tratados; 

Ø Valorizar a leitura como fonte de informação, via de acesso ao mundo criados pela literatura e possibilidade de fruição estética, sendo capazes de recorrer aos materiais escritos em função de diferentes objetivos; 

Ø Utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem, sabendo como proceder para ter acesso, compreender e fazer uso de informações contidas nos textos: identificar aspectos relevantes; organizar notas; elaborar roteiros; compor textos coerentes a partir de trechos oriundos de diferentes fontes; fazer resumos, índices, esquemas, etc; 






OBJETIVOS ESPECÍFICOS 


· Promover as possibilidades lúdicas da linguagem nos aspectos fônicos: rima e ritmo (trava-língua, poemas e parlendas); 

· Estabelecer a busca de informações sobre um determinado tema: curiosidades; 

· Levar o aluno a realizar releituras através de outros gêneros textuais, proposta de reescrita, dramatizações com fantoches e máscaras, além de músicas, brincadeiras, cruzadinhas, ligue-pontos e construções de brinquedos; 

· Induzir o aluno a reconhecer as letras do alfabeto (caixa alta e script) identificando em diversos portadores de textos (nomes, rótulos, parlendas, canções, poesias, adivinhas e histórias); 

· Possibilitar a participar de situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura como: recados, bilhetes, letreiros, anúncios, etc.; 

· Oportunizar situações nas quais as crianças leiam, ainda que não o façam de forma convencional; 

· Ensinar o aluno a formar e escrever frases à vista de cenas, gravuras, etc.; 

· Conduzir o aluno a produzir textos individuais e/ ou coletivos, ditados pelo professor, ou escrito pelas crianças de forma convencional ou não convencional; 

· Proporcionar a prática da escrita pelo professor para ser lida pelas crianças. 






COMPETÊNCIAS E HABILIDADES 


· Explorar as possibilidades lúdicas da linguagem nos aspectos fônicos: rima e ritmo (trava-língua, poemas e parlendas); 

· Busca de informações sobre um determinado tema: curiosidades; 

· Releituras através de outros gêneros textuais, proposta de reescrita, dramatizações com fantoches e máscaras, além de músicas, brincadeiras, cruzadinhas, ligue-pontos e construções de brinquedos; 

· Reconhecer as letras do alfabeto (caixa alta e script) identificando em diversos portadores de textos (nomes, rótulos, parlendas, canções, poesias, adivinhas e histórias); 

· Participar de situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura como: recados, bilhetes, letreiros, anúncios, etc.; 

· Oportunizar situações nas quais as crianças leiam, ainda que não o façam de forma convencional; 

· Formar e escrever frases à vista de cenas, gravuras, etc.; 

· Produzir textos individuais e/ ou coletivos, ditados pelo professor, ou escrito pelas crianças de forma convencional ou não convencional; 

· Utilizar a prática da escrita pelo professor para ser lida pelas crianças. 






CONTEÚDO 


· Gêneros Textuais ( Bilhete, revista, receitas, rótulos) 

· Leitura;Escrita;Interpretação. 

· Pontuação 

· Masculino e feminino 

· Singular e plural 

· Análise estrutural e comparativa dos fonemas: s/p, m/g, f/l, r/t, b/ch, c/n, v/lh, d/j, z/nh e X/encontros com R. 

· Livro: Unidades 5 e 6 _ Olha o bicho! O que é eu tem na cozinha? 




METODOLOGIA 


· Procurar palavras no texto justificando procedimentos; 

· Escritas individuais, em duplas e coletivas (professor escriba); 

· Agrupamentos produtivos mediante as necessidades da turma; 

· Revisão coletiva/Troca de atividades para revisão; 

· Pesquisas; 

· Uso da escrita em situações reais e de função social definida; 

· Produção de livro coletivo da turma; 

· Organizar mural para exposição de trabalhos; 

· Utilizar diferentes recursos (visuais e sonoros); 

· Socializar atividades; 

· Construção de modelos estáveis para consulta; 

· Exposição de trabalhos em murais; 

· Produção de livros coletivos; 

· Atividades diagnósticas periódicas para acompanhar a evolução da turma, verificar as necessidades individuais / grupo e redirecionar o trabalho. 

· Teatro, Musicas, Jogo da rima, Dramatização, Ditados, Desafios, Caça palavras, Cruzadinhas, Tirinhas, Bingo, Jogo da memória, Historia sequenciada, Pesquisa no dicionário, Recorte .Colagem 




AVALIAÇÃO 


A avaliação será contínua tendo uma função permanente de diagnóstico e acompanhamento individual do desempenho do educando, seus avanços e dificuldades. A análise das observações e registro do professor servirá como um instrumento de aprendizagem, onde o professor poderá planejar intervenções, rever procedimentos, verificar agrupamentos produtivos e replanejar o trabalho. 


TEMAS TRANSVERSAIS 


De acordo com o PPP da escola 





RECURSOS 


Som, DVD,CD,revistas, livros de história, livros didáticos,matérias concretos, EVA, folhas, sucatas, Cartolina,bingo, jogos, alfabeto móvel , caderno,jornais,lápis de cor,borracha, alfabeto fixado na parede,atividades xerocadas. 




4° BIMESTRE 




OBJETIVO GERAL 


Ø Utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem, sabendo como proceder para ter acesso, compreender e fazer uso de informações contidas nos textos: identificar aspectos relevantes; organizar notas; elaborar roteiros; compor textos coerentes a partir de trechos oriundos de diferentes fontes; fazer resumos, índices, esquemas, etc; 

Ø Valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capazes de expressar seus sentimentos, experiências, ideias e opiniões, bem como de acolher, interpretar e considerar os dos outros, contrapondo-os quando necessário; 

Ø Usar os conhecimentos adquiridos por meio da prática de reflexão sobre a língua para expandirem as possibilidades de uso da linguagem e a capacidade de análise crítica; 

Ø Conhecer e analisar criticamente os usos da língua como veículo de valores e preconceitos de classe, credo, gênero ou etnia. 




OBJETIVOS ESPECÍFICOS 


· Possibilitar o aluno a relatar vivências em diversas situações de interação (passeios, casa, família, excursões); 

· Promover experiências que envolvam situações de: explicar, argumentar, emitir ideias e ponto de vista; 

· Conduzir o aluno a narrar fatos em sequência temporal e causal; 

· Priorizar e compreender as ideias do texto lido; 

· Proporcionar o aluno a explorar as rimas em palavras; 

· Induzir os alunos a reconhecer sinais de pontuação do travessão e interrogação; 

· Ensinar o aluno a confeccionar cartões, notícias e charges; 

· Possibilitar o aluno a relatar filmes e desenhos assistidos; 

· Induzir o aluno a interpretar pequenos textos, situações, objetos e acontecimentos; 

· Possibilitar o aluno a identificar elementos de apresentação do texto: título, autor e dedicatória; 

· Levar o aluno a identificar a função do dicionário; 

· Proporcionar o aluno a elaborar pequenos textos do seu cotidiano. 







COMPETÊNCIAS E HABILIDADES 


· Relatar vivências em diversas situações de interação (passeios, casa, família, excursões); 

· Participar de experiências que envolvam situações de: explicar, argumentar, emitir idéias e ponto de vista; 

· Narrar fatos em sequência temporal e causal; 

· Compreenderas ideias do texto lido; 

· Explorar as rimas em palavras; 

· Reconhecer sinais de pontuação do travessão e interrogação; 

· Confeccionar cartões, notícias e charges; 

· Relatar filmes e desenhos assistidos; 

· Interpretar pequenos textos, situações, objetos e acontecimentos; 

· Identificar elementos de apresentação do texto: título, autor e dedicatória; 

· Identificar a função do dicionário; 

· Elaborar pequenos textos do seu cotidiano. 




CONTEÚDO 


· Oralidade; 

· Escrita (ortografia e pontuação); 

· Gêneros textuais (fábulas, contos, histórias em quadrinho) 

· Leitura/Interpretação. 

· Adjetivo 

· pontuação 

· Análise estrutural e comparativa dos fonemas: encontros com L, ce/ci, gue/gui, qua/que/qui, h/ç. 

· Livro: Unidades 7 e 8 – No caminho da floresta. Mundo animal 




METODOLOGIA 


Aula expositiva participada;Conversação; Observação;Experimentação;Análise e reflexão crítica; 

Confecção de cartaz, murais;Produção textual;Trabalho em dupla;Recorte e colagem;Rodas de conversas 

Contação de histórias,Dobraduras,Teatros 

Construção de cartazes, Murais,Jogos, Pesquisas 

Confecção de livros, Conto e reconto; 

Atividade no livro e caderno; 

Produção de texto coletivo. 




AVALIAÇÃO 


A avaliação será contínua tendo uma função permanente de diagnóstico e acompanhamento individual do desempenho do educando, seus avanços e dificuldades. A análise das observações e registro do professor servirá como um instrumento de aprendizagem, onde o professor poderá planejar intervenções, rever procedimentos, verificar agrupamentos produtivos e replanejar o trabalho. 


TEMAS TRANSVERSAIS 


De acordo com o PPP da escola 


RECURSOS 


Som, DVD,CD,revistas, livros de história, livros didáticos,matérias concretos, EVA, folhas, sucatas, Cartolina,bingo, jogos, alfabeto móvel , caderno,jornais,lápis de cor,borracha, alfabeto fixado na parede,atividades xerocadas. 




MATEMATICA – 1° ANO






1° BIMESTRE 




OBJETIVO GERAL 


Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas; 


OBJETIVOS ESPECÍFICOS 


• Possibilitar o aluno a compreender a origem da matemática através de gravuras, desenhos e leitura de histórias e textos; 

• levar o aluno reconhecer a necessidade da contagem (quantas crianças faltaram à escola, quantas vieram pontuação de um jogo ou brincadeira); 

• Possibilitar o aluno reconhecer a função social dos números; 

• Introduzir e corresponder à recitação dos números e a quantidade de objetos a serem contados; 

• Proporcionar o aluno ler e escrever números, com base na regularidade e sequência numérica; 

• Conduzir e realizar oralmente recitações de sequência numérica até 10; 

• levar o aluno utilizar a contagem ao referir-se à sua idade; 

• Praticar e buscar regularidades dentro da sequência numérica; 

• Compreender e refletir sobre a ordem numérica (antes ou depois, maior ou menor); 

• Relacionar e Associar os símbolos / algarismos / quantidades / escrita; 

• Identificar e Reconhecer tamanhos, formas e espessuras; 

• Levar o aluno a compreender as formas geométricas existente em objetos e observar semelhanças e diferenças; 

• Relacionar e Classificar as formas geométricas planas; 

• Reconhecer e interpretar massa, altura, idades dos alunos através de gráficos. 


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES 


• Compreender a origem da matemática através de gravuras, desenhos e leitura de histórias e textos; 

• Reconhecer a necessidade da contagem (quantas crianças faltaram à escola, quantas vieram, pontuação de um jogo ou brincadeira); 

• Reconhecer a função social dos números; 

• Corresponder à recitação dos números e a quantidade de objetos a serem contados; 

• Ler e escrever números, com base na regularidade e sequência numérica; 

• Realizar oralmente recitações de sequência numérica até 10; 

• Utilizar contagem ao referir-se à sua idade; 

• Buscar regularidades dentro da sequência numérica; 

• Refletir sobre a ordem numérica (antes ou depois, maior ou menor); 

• Associar símbolos / algarismos / quantidades / escrita; 

• Reconhecer tamanhos, formas e espessuras; 

• Indicar as formas geométricas espaciais em objetos e observar semelhanças e diferenças; 

• Classificar as formas geométricas planas; 

• Reconhecer e interpretar massa, altura, idades dos alunos através de gráficos. 





CONTEÚDO 




• História dos números; 

• Sistema de Numeração Decimal; 

• Formas Geométricas sólidas; 

• Gráficos e Tabelas; 

• Calendário; 

• Números 

Lateralidade 




METODOLOGIA 


Apresentação de um vídeo relacionado a história 


Dominó 


Quebra cabeça 


Bingo numérico 0 a 10 


Trilha 0 a 10 


Boliche 


Música mariana ( cd galinha pintadinha) 


Música 1,2,3 indiozinho 


Agrupamento em 10 em 10 


Blocos lógicos 


Contação de história das formas geométricas 


Montar figuras com as formas geométricas 

Jogo da memória das formas geométricas 

Expor no gráfico a idade dos alunos 

Confeccionar o calendário 


AVALIAÇÃO 


Através de pauta de avaliação, utilizando as competências e habilidades. 





TEMAS TRANSVERSAIS 


De acordo com o PPP da escola 





RECURSOS 


Cartolina, tesoura, som, cd, papel sulfite, caderno, papel pardo, lápis de cor, pincel atômico, lápis caneta borracha, cola, dvd 







2° BIMESTRE 




OBJETIVO GERAL 


Resolver situações-problema, sabendo validar estratégia e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como dedução, indução, intuição, analogia, estimativa e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis; 


OBJETIVOS ESPECÍFICOS 


Levar o aluno a recitar oralmente a sequência numérica até 31; 

• proporcionar o aluno a realizar seriação e classificação; 

• levar o aluno a Comparar número e quantidade; 

• Ensinar o aluno a Interpretar e registrar o calendário mensal; 

• Possibilitar o aluno desenvolver o raciocínio probabilístico (estimativas); 

• Induzir o aluno a resolver situações-problema que envolvam ideias das operações de adição, subtração em situações cotidianas; 

• conduzir o aluno a identificar números, sucessor e antecessor compreendendo a sequência numérica; 

• levar o aluno a identificar propriedades geométricas de objetos e figuras como formas, tipos de contornos, faces planas, lados retos, etc.. 


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES 


• Recitar oralmente a sequência numérica até 31; 

• Realizar seriação e classificação; 

• Comparar número e quantidade; 

• Interpretar e registrar o calendário mensal; 

• Desenvolver o raciocínio probabilístico (estimativas); 

• Resolver situações-problema que envolvam ideias das operações de adição, subtração em situações cotidianas; 

• Identificar números, sucessor e antecessor compreendendo a sequência numérica; 

• Identificar propriedades geométricas de objetos e figuras como formas, tipos de contornos, faces planas, lados retos, etc.. 


CONTEÚDO 


• Recitação numérica; 

• Número / Símbolo / Quantidade; 

• Calendário; 

• Gráficos e tabelas; 

• Cálculo / Adição e Subtração; 

• Espaços e Formas. 

• Sistema de numeração decimal 


METODOLOGIA 


· Ditado de números 

· Bingo 

· Jogos 

· Atividades de relacionar e preencher 

· Atividades referente ao calendário 

· Calendário ilustrado 

· Problemas matemáticos 

· Problemas ilustrado 

· Desenhos ilustrativos de formas geométricas 

· Trilha da formas geométrica 

· Tapete das formas 

· Jogo da memória 


AVALIAÇÃO 


Através de pauta de avaliação, utilizando as competências e habilidades. 


TEMAS TRANSVERSAIS 


De acordo com o PPP da escola 





RECURSOS 


Cartolina, tesoura, som, cd, papel sulfite, caderno, papel pardo, lápis de cor, pincel atômico, lápis caneta borracha, cola, dvd e tv 




3° BIMESTRE 




OBJETIVO GERAL 


Comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever, representar e apresentar resultados com precisão e argumentar sobre suas conjeturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre ela e diferentes representações matemáticas; 


OBJETIVOS ESPECÍFICOS 


• Levar o aluno a recitar oralmente a sequência numérica até 50; 

• Proporcionar o aluno a relacionar símbolo numérico a sua quantidade (até 20); 

• Ensinar o aluno a utilizar noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas (desafios); 

• Possibilitar o aluno a realizar cálculos mentais para a resolução de problemas; 

• levar o aluno Interpretar escritas numéricas; 

• Induzir o aluno a reconhecer a função social dos números; 

• Conduzir o aluno a identificar Regularidades numéricas (contagens de 2 em 2, 5 em 5); 

• Proporcionar o aluno a comparar números, pensando sobre os critérios para tomar suas decisões; 

• Indicar marcar o tempo por meio de calendários; 

• Interpretar e analisar o resultado obtido, comparando-o com os dos colegas e compreender as diferentes possibilidades de resolução; 

• Coletar e organizar informações através de gráficos e tabelas; 

• Levar o aluno usar o calendário para observar características e regularidades (sete dias por semana, a quantidade de dias em cada mês); 

• relacionar e Classificar números pares e ímpares com objetos, figuras, desenhos; 

• Proporcionar o aluno a compreender a noção de tempo. 




COMPETÊNCIAS E HABILIDADES 




• Recitar oralmente a sequência numérica até 50; 

• Relacionar símbolo numérico a sua quantidade (até 20); 

• Utilizar noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas (desafios); 

• Realizar cálculos mentais para a resolução de problemas; 

• Interpretar escritas numéricas; 

• Reconhecer a função social dos números; 

• Identificar Regularidades numéricas (contagens de 2 em 2, 5 em 5); 

• Comparar números, pensando sobre os critérios para tomar suas decisões; 

• Marcar o tempo por meio de calendários; 

• Interpretar e analisar o resultado obtido, comparando-o com os dos colegas e compreender as diferentes possibilidades de resolução; 

• Coletar e organizar informações através de gráficos e tabelas; 

• Usar o calendário para observar características e regularidades (sete dias por semana, a quantidade de dias em cada mês); 

• Classificar números pares e ímpares com objetos, figuras, desenhos; 

• Compreender a noção de tempo. 


CONTEÚDO 


• Cálculos; 

• Números (Símbolos / Quantidade); 

• Grandezas e Medidas; 

• Gráficos e Tabelas. 


METODOLOGIA 


· Cálculos de adição e subtração utilizando materiais concretos 

· Dominó 

· Ditado de números através de cores 

· Tapete numérico 

· Gráficos ilustrativos 


AVALIAÇÃO 


Através de pauta de avaliação, utilizando as competências e habilidades. 


TEMAS TRANSVERSAIS 


De acordo com o PPP da escola 





RECURSOS 


Cartolina, tesoura, som, cd, papel sulfite, caderno, papel pardo, lápis de cor, pincel atômico, lápis caneta borracha, cola, dvd e tv 




4° BIMESTRE 




OBJETIVO GERAL 


Estabelecer conexões entre temas matemáticos de diferentes campos e entre esses temas e conhecimentos de outras áreas curriculares; 


OBJETIVOS ESPECÍFICOS 


• Proporcionar recitar a sequência; 

• Levar o aluno a utilizar processos (hipóteses) para encontra resultados em situações problemas (relativo a quantidade, espaço físico, medida) utilizando a linguagem oral e matemática; 

• possibilitar o aluno a realizar cálculos mentais para resolução de problemas; 

• Conduzir o aluno a organizar dados, usando gráficos e tabelas; 

• Proporcionar o aluno a reconhecer as cédulas e as moedas do sistema monetário brasileiro e suas possíveis trocas; 

• Ensinar o aluno situar-se no tempo e ter noção de hora e minuto; 

• Conduzir o aluno a reconhecer e ter noção do valor do dinheiro em circulação no país; 

• Conduzir o aluno a Identificar a utilização da medida de capacidade – litro; 

• Induzir o aluno a encontrar resultados em situações problemas (relativo à quantidade, espaço físico, medida) utilizando a linguagem oral e matemática; 

• Levar o aluno explorar diferentes procedimentos para compara grandezas; 

• Possibilitar o aluno a compreender a organização e as regras do sistema de numeração decimal para unidades e dezenas; 

• Levar o aluno a identificar regularidades numéricas (contagem de 2 em 2) através de jogos e brincadeiras; 

• Conduzir o aluno a classificar as formas geométricas planas. 




COMPETÊNCIAS E HABILIDADES 


• Recitar a sequência; 

• Utilizar processos (hipóteses) para encontra resultados em situações problemas (relativo a quantidade, espaço físico, medida) utilizando a linguagem oral e matemática; 

• Realizar cálculos mentais para resolução de problemas; 

• Organizar dados, usando gráficos e tabelas; 

• Reconhecer as cédulas e as moedas do sistema monetário brasileiro e suas possíveis trocas; 

• Situar-se no tempo e ter noção de hora e minuto; 

• Reconhecer e ter noção do valor do dinheiro em circulação no país; 

• Identificar a utilização da medida de capacidade – litro; 

• Encontrar resultados em situações problemas (relativo à quantidade, espaço físico, medida) utilizando a linguagem oral e matemática; 

• Explorar diferentes procedimentos para compara grandezas; 

• Compreender a organização e as regras do sistema de numeração decimal para unidades e dezenas; 

• Identificar regularidades numéricas (contagem de 2 em 2) através de jogos e brincadeiras; 

• Classificar as formas geométricas planas. 




CONTEÚDO 


• Números; 

• Cálculos; 

• Gráficos e Tabelas; 

• Sistema Monetário; 

• Grandezas e medidas; 

• Quadro / Valor – Lugar; 

• Formas Geométricas. 


METODOLOGIA 


· Situações problemas ilustrada 

· Musicas dos patinhos 

· Confeccionar cédulas e moedas 

· Montar Mercadinho no ambiente escolar 

· Embalagens diversas 

· Quadro, valor e lugar 

· Quebra cabeça das formas 


AVALIAÇÃO 


Através de pauta de avaliação, utilizando as competências e habilidades. 


TEMAS TRANSVERSAIS 


De acordo com o PPP da escola 


RECURSOS 


Cartolina, tesoura, som, cd, papel sulfite, caderno, papel pardo, lápis de cor, pincel atômico, lápis caneta borracha, cola, dvd e tv 






CIÊNCIAS – 1° ANO






1° BIMESTRE 




OBJETIVO GERAL 





- Observar e identificar algumas características do corpo humano e alguns comportamentos nas diferentes fases da vida, no homem e na mulher, aproximando-se à noção de ciclo vital do ser humano e respeitando as diferenças individuais; 




- Valorizar atitudes e comportamentos favoráveis à saúde, em relação a alimentação e a higiene pessoal, desenvolvendo a responsabilidade no cuidado com o próprio corpo e com os espaços que habita. 




OBJETIVOS ESPECÍFICOS 





Levar o aluno a identificar e nomear partes externas do corpo (cabeça, pescoço, tronco, membros, órgãos, genitais); 


Possibilitar o aluno a identificar, praticar hábitos e atitudes para manutenção da saúde; 


Induzir o aluno reconhecer a importância da higiene e a organização do ambiente escolar; 


Conduzir a observar, registrar hábitos de limpeza no ambiente e higiene pessoal; 


Ensinar a relacionar atitudes que promovem a saúde, o bem estar individual e coletivo. 


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES 





Identificar e nomear partes externas do corpo (cabeça, pescoço, tronco, membros, órgãos, genitais); 


Identificar e praticar hábitos e atitudes para manutenção da saúde; 


Reconhecer a importância da higiene e a organização do ambiente escolar; 


Observar, registrar hábitos de limpeza no ambiente e higiene pessoal; 


Relacionar atitudes que promovem a saúde, o bem estar individual e coletivo. 


CONTEÚDO 





O ser humano e a saúde 


Higiene Ambiental, mental e corporal 


Alimentos, exercício e vida saudável 


O corpo humano 


METODOLOGIA 





Quebra-cabeça 


Cartazes de identificação do corpo humano 


Recortar, colar e identificar partes externas do corpo humano 


Caça- palavras 

Relacionar colunas sobre a higiene pessoal 


Músicas identificando as partes do corpo humano 


Trilha da higiene 


Histórias relacionadas a atitudes que promovem a saúde, o bem estar individual e coletivo 





AVALIAÇÃO 


Através da pauta de avaliação, utilizando as competências e habilidades. 





TEMAS TRANSVERSAIS 


Referente ao PPP da escola. 





RECURSOS 


Cartolina, papel sulfite, livro didático, livros infantis, revista, tesoura, lápis de cor, canetinha, e.v.a, cola, entre outros. 









2° BIMESTRE 




OBJETIVO GERAL 


Utilizar características e propriedades de materiais, objetos, seres vivos para elaborar classificações; 


Estabelecer relações entre características e comportamentos dos seres vivos e condições do ambiente em que vivem, valorizando a diversidade da vida; 


Formular perguntas e suposições sobre o assunto em estudo; 





OBJETIVOS ESPECÍFICOS 


Conduzir o aluno a identificar e nomear os órgãos do sentido (visão, audição, paladar, olfato e tato); 


Possibilitar o aluno a reconhecer que nem todas as pessoas nascem com todos os sentidos (deficientes; inclusão); 


Proporcionar o aluno a estabelecer relação de dependência quanto à alimentação entre os seres vivos em diferentes ambientes; 


Ensinar a pesquisa e a classificação dos alimentos naturais e industrializados; 


Levar o aluno a reconhecer o valor nutritivo dos alimentos. 





COMPETÊNCIAS E HABILIDADES 


Identificar e nomear os órgãos do sentido (visão, audição, paladar, olfato e tato); 


Reconhecer que nem todas as pessoas nascem com todos os sentidos (deficientes; inclusão); 


Estabelecer relação de dependência quanto à alimentação entre os seres vivos em diferentes ambientes; 


Pesquisar e classificar alimentos naturais e industrializados; 


Reconhecer o valor nutritivo dos alimentos. 





CONTEÚDO 


Sentidos 

Alimentos 





METODOLOGIA 


Caixa surpresa explorando o órgão do sentido (tato) 


Degustar alimentos para explorar o paladar através de receitas 


Telefone sem fio para identificar ruídos 


Historias infantis explorando os órgãos do sentido 


Mural de rótulos de alimentos industrializados, naturais e seu valor nutritivo 





AVALIAÇÃO 


Através da pauta de avaliação, utilizando as competências e habilidades. 





TEMAS TRANSVERSAIS 


Referente ao PPP da escola. 





RECURSOS 


Folha sulfite, cartolina, e.v.a, revistas, cola, tesoura, livros infantis,rótulos de alimentos,canetinha,lápis de cor,material reciclável,ingredientes para a elaboração da receita desejada,etc. 







3° BIMESTRE 




OBJETIVO GERAL 


Observar, registrar e comunicar algumas semelhanças e diferenças entre diversos ambientes, identificando a presença comum de água, seres vivos, ar, luz, calor, solo e características específicas dos ambientes diferentes; 


Estabelecer relações entre características e comportamentos dos seres vivos e condições do ambiente em que vivem, valorizando a diversidade da vida; 


Reconhecer processos e etapas de transformação de materiais em objetos; 


Realizar experimentos simples sobre os materiais e objetos do ambiente para investigar características e propriedades dos materiais e de algumas formas de energia; 





OBJETIVOS ESPECÍFICOS 


Levar o aluno a identificar diferentes grupos de seres vivos, suas características e suas necessidades; 


Possibilitar o aluno a pesquisar e descrever fenômenos da natureza; 


Proporcionar o aluno a reconhecer a importância dos animais e plantas para a vida no planeta; 


Conduzir o aluno a estabelecer relação entre os recursos naturais referentes à água, ao solo e ao ar; 


Ensinar a reconhecer a importância da água e seus estados físicos. 





COMPETÊNCIAS E HABILIDADES 


Identificar diferentes grupos de seres vivos, suas características e suas necessidades; 


Pesquisar e descrever fenômenos da natureza; 


Reconhecer a importância dos animais e plantas para a vida no planeta; 


Estabelecer relação entre os recursos naturais referentes à água, ao solo e ao ar; 


Reconhecer a importância da água e seus estados físicos. 





CONTEÚDO 


Seres Vivos 


Recursos Naturais 





METODOLOGIA 


Confecção de álbuns dos seres vivos, suas características e necessidades 


Pesquisa em jornal, revista, televisão sobre fenômenos da natureza 


Utilizar materiais que produzam sons para comparar com os fenômenos da natureza 


Confecção de máscaras, livros, murais, cartazes, panfletos informativos sobre a importância da água 


DVD (filme procurando Nemo) falando da poluição da água 


Historia infantil (a gotinha pim-plim) 


Identificar um talão de água e o consumo 





AVALIAÇÃO 


Através da pauta de avaliação, utilizando as competências e habilidades. 





TEMAS TRANSVERSAIS 


Referente ao PPP da escola. 





RECURSOS 


Livros infantis, DVD, jornal, revista, cartolina, papel sulfite,cola, tesoura, canetinha, lápis de cor,e.v.a, televisão, entre outros. 







4° BIMESTRE 




OBJETIVO GERAL 


Comunicar de modo oral, escrito e por meio de desenhos, perguntas, suposições, dados e conclusões, respeitando as diferentes opiniões e utilizando as informações obtidas para justificar suas ideias; 


Organizar e registrar informações por meio de desenhos, quadros, esquemas, listas e pequenos textos, sob orientação do professor; 





OBJETIVOS ESPECÍFICOS 


Ensinar a diferenciar e exemplificar animais silvestres, domésticos, de criação e de estimação; 


Levar o aluno a perceber os cuidados necessários à preservação da vida dos animais; 


Possibilitar o aluno a relatar fatos e vivências com animais de estimação. 





COMPETÊNCIAS E HABILIDADES 


Diferenciar e exemplificar animais silvestres, domésticos, de criação e de estimação; 


Perceber os cuidados necessários à preservação da vida dos animais; 


Relatar fatos e vivências com animais de estimação. 





CONTEÚDO 


Animais ( cuidamos do ambiente) 





METODOLOGIA 


Jogo da memória 


Álbum de animais 


Pesquisa, recorte, colagem de figuras de animais para elaboração de mural 


Imitação (mímica) de animais para que o grupo identifique 


Explorar animal de estimação (do aluno ou professor) 


Musicas dos animais 


Maquete de uma fazenda com animais (brinquedos) 


Historias infantis 


Confecção de mascaras 


Quebra-cabeça 


Dominó 





AVALIAÇÃO 


Através da pauta de avaliação, utilizando as competências e habilidades 





TEMAS TRANSVERSAIS 


Referente ao PPP da escola 





RECURSOS 


Papel sulfite, cartolina, isopor, lápis de cor, canetinha, cola, tesoura, guache, animais de brinquedo, livros infantis,revistas, jornais, EVA, etc. 










GEOGRAFIA – 1° ANO






1° BIMESTRE 




OBJETIVO GERAL 


Conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo a compreender o papel das sociedades em sua construção e na produção do território, da paisagem e do lugar; 





OBJETIVOS ESPECÍFICOS 


Levar o aluno a identificar e nomear as dependências de sua residência; 

Possibilitar o aluno a reconhecer e distinguir pontos de referência para a localização de sua residência; 

Conduzir o aluno a ampliar os conceitos que já traz pela vivência social anterior a escola, como: observação, descrição, comparação e análise, percepção do “eu” (espacialidade corporal); 

Levar o aluno a reconhecer seu espaço dentro da sala de aula; 

Possibilitar o aluno a localizar-se nos ambientes escolares (parque, cozinha, banheiro, refeitório); 

Conduzir o aluno a demonstrar atitudes positivas nas relações sociais; 

Levar o aluno a relatar a história de seu nome e sobrenome. 





COMPETÊNCIAS E HABILIDADES 


· Identificar e nomear as dependências de sua residência; 

· Reconhecer e distinguir pontos de referência para a localização de sua residência; 

· Ampliar os conceitos que já traz pela vivência social anterior a escola, como: observação, descrição, comparação e análise, percepção do “eu” (espacialidade corporal); 

· Reconhecer seu espaço dentro da sala de aula; 

· Localizar-se nos ambientes escolares (parque, cozinha, banheiro, refeitório); 

· Demonstrar atitudes positivas nas relações sociais; 

· Relatar a história de seu nome e sobrenome. 







CONTEÚDO 


· Casa; 

· “Eu Corporal”; 

· Identidade 

· Escola. 







METODOLOGIA 


Dobradura 


Música 


Painel 


Pesquisa 


Caça-palavras 


Quebra cabeça 





AVALIAÇÃO 


Através da pauta de avaliação, utilizando as competências e habilidades 





TEMAS TRANSVERSAIS 


Referente ao PPP da escola 





RECURSOS 


Papel sulfite, cartolina, isopor, lápis de cor, canetinha, cola, tesoura, guache, livros infantis,revistas, jornais,EVA, etc. 







2° BIMESTRE 




OBJETIVO GERAL 


Identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas consequências em diferentes espaços e tempos, de modo a construir referências que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões socioambientais locais; 





OBJETIVOS ESPECÍFICOS 


Levar o aluno a desenvolver a sua história de vida (origens e imigração); 

Conduzir o aluno a identificar a sucessão dos dias da semana (calendário); 

Levar o aluno a observar aspectos meteorológicos: chuva e sol, destacando o que foi observando no calendário; 

Conduzir o aluno a identificar e caracterizar diferentes tipos de moradia; 

Possibilitar o aluno a compreender semelhanças e diferenças entre moradias; 

Levar o aluno a estabelecer relações de vizinhança: perto e longe; 

Instigar o aluno a valorizar regras de boa convivência (respeito, amizade e solidariedade); 

Possibilitar o aluno a desenhar e descrever trajetos e percursos conhecidos; 





COMPETÊNCIAS E HABILIDADES 


· Desenvolver a sua história de vida (origens e imigração); 

· Identificar a sucessão dos dias da semana (calendário); 

· Observar aspectos meteorológicos: chuva e sol, destacando o que foi observando no calendário; 

· Identificar e caracterizar diferentes tipos de moradia; 

· Compreender semelhanças e diferenças entre moradias; 

· Estabelecer relações de vizinhança: perto e longe; 

· Valorizar regras de boa convivência (respeito, amizade e solidariedade); 

Desenhar e descrever trajetos e percursos conhecidos; 








CONTEÚDO 


· Tempo; 

· Tipos de Moradia; 

· Lugar; 

· Valores. 







METODOLOGIA 


Pesquisa 


Entrevista 


Linha do tempo 


Painel 


Quebra-cabeça 








AVALIAÇÃO 


Através da pauta de avaliação, utilizando as competências e habilidades 








TEMAS TRANSVERSAIS 


Referente ao PPP da escola 





RECURSOS 


Papel sulfite, cartolina, isopor, lápis de cor, canetinha, cola, tesoura, guache, livros infantis,revistas, jornais,Eva, etc. 










3° BIMESTRE 




OBJETIVO GERAL 


Conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisa da Geografia para compreender o espaço, a paisagem, o território e o lugar, seus processos de construção, identificando suas relações, problemas e contradições; 





OBJETIVOS ESPECÍFICOS 


Conduzir o aluno a reconhecer as referências espaciais de localização (mapas); 

Possibilitar o aluno a utilizar desenhos para organizar e classificar de elementos componentes do lugar e da paisagem conhecidos. 





COMPETÊNCIAS E HABILIDADES 


Reconhecer as referências espaciais de localização (mapas); 

Utilizar desenhos para organizar e classificar de elementos componentes do lugar e da paisagem conhecidos. 





CONTEÚDO 


Paisagem; 

Localização. 





METODOLOGIA 


Desenho 


Painel 


Mapa 


Quebra cabeça 


Caça palavras 


Cruzadinha 


Pesquisa 





AVALIAÇÃO 


Através da pauta de avaliação, utilizando as competências e habilidades 





TEMAS TRANSVERSAIS 








RECURSOS 


Papel sulfite, cartolina, isopor, lápis de cor, canetinha, cola, tesoura, guache, livros infantis,revistas, jornais,Eva, etc. 







4° BIMESTRE 




OBJETIVO GERAL 


Fazer leituras de imagens de dados e de documentos de diferentes fontes de informação, de modo a interpretar, analisar e relacionar informações sobre o espaço geográfico e as diferentes paisagens; 





OBJETIVOS ESPECÍFICOS 


Conduzir o aluno a identificar os meios de comunicação e suas características de uso. 

Possobilitar o aluno a utilizar símbolos para representar/caracterizar desenhos de mapas (legendas); 

Levar o aluno a representar a distância e escala não precisa (referenciais do corpo: palmos, passos). 





COMPETÊNCIAS E HABILIDADES 


Identificar os meios de comunicação e suas características de uso. 

Utilizar símbolos para representar/caracterizar desenhos de mapas (legendas); 

Representar a distância e escala não precisa (referenciais do corpo: palmos, passos). 





CONTEÚDO 


· Mapas; 

· Meio de Transporte; 

· Meios de comunicação. 





METODOLOGIA 


Quebra cabeça 


Cruzadinha 


Caça palavras 


Recorte e colagem 


Dobradura 





AVALIAÇÃO 


Através da pauta de avaliação, utilizando as competências e habilidades 





TEMAS TRANSVERSAIS 


Referente ao PPP da escola 





RECURSOS 


Papel sulfite, cartolina, isopor, lápis de cor, canetinha, cola, tesoura, guache, livros infantis,revistas, jornais,e.v.a, etc 














HISTÓRIA – 1° ANO






1° BIMESTRE 




OBJETIVO GERAL 


Compreender que as histórias individuais são partes integrantes de histórias coletivas; 


Identificar relações sociais no seu próprio grupo de convívio, na localidade, na região e no país, e outras manifestações estabelecidas em outros tempos e espaços; 





OBJETIVOS ESPECÍFICOS 


Levar o aluno a relatar a história do seu nome; 

Conduzir o aluno a coletar e apresentar documentos que fazem parte da sua história (certidão de nascimento, carteira de identidade); 

Possibilitar o aluno a descrever, após entrevista com os pais, o dia do seu nascimento; 

Levar o aluno a identificar componentes pertencentes a sua família, modo de ser, viver e trabalhar (usos, costumes, alimentação); 

Proporcionar o aluno a reconhecer os diferentes tipos de composição familiar. 





COMPETÊNCIAS E HABILIDADES 


· Relatar a história do seu nome; 

· Coletar e apresentar documentos que fazem parte da sua história (certidão de nascimento, carteira de identidade); 

· Descrever, após entrevista com os pais, o dia do seu nascimento; 

· Identificar componentes pertencentes a sua família, modo de ser, viver e trabalhar (usos, costumes, alimentação); 

· Reconhecer os diferentes tipos de composição familiar. 










CONTEÚDO 


· História do nome/sobrenome/ nascimento; 

· Família; 

· Escola. 

· Datas comemorativas 







METODOLOGIA 


Bingo do nome 


Pesquisa do nome 


Quebra cabeça 


Música 


Entrevista 


Acróstico 


Painel (minha família) 


Dobradura 











AVALIAÇÃO 


Através da pauta de avaliação, utilizando as competências e habilidades 





TEMAS TRANSVERSAIS 


Referente ao PPP da escola 





RECURSOS 


Papel sulfite, cartolina, isopor, lápis de cor, canetinha, cola, tesoura, guache, livros infantis,revistas, jornais,Eva, etc 







2° BIMESTRE 




OBJETIVO GERAL 


Situar acontecimentos históricos e localizá-los em uma multiplicidade de tempos; 


Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos, em diversos tempos e espaços em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles, continuidades e descontinuidades, conflitos e contradições sociais; 





OBJETIVOS ESPECÍFICOS 


Possibilitar o aluno a descrever a história de sua casa; 

Levar o aluno a identificar diferentes tipos de moradias; 

Conduzir o aluno a compreender a história e a evolução das moradias (pré-história, índios...); 

Possibilitar o aluno explorar as dependências da escola; 

Conduzir o aluno a identificar os funcionários e suas funções; 

Levar o aluno a descrever a história de sua escola; 

Possibilitar o aluno a reconhecer e respeitar seus direitos e deveres na sala de aula e na escola. 





COMPETÊNCIAS E HABILIDADES 


· Descrever a história de sua casa; 

· Identificar diferentes tipos de moradias; 

· Compreender a história e a evolução das moradias (pré-história, índios...); 

· Explorar as dependências da escola; 

· Identificar os funcionários e suas funções; 

· Descrever a história de sua escola; 

· Reconhecer e respeitar seus direitos e deveres na sala de aula e na escola. 







CONTEÚDO 


· Moradia; 

· Gente que faz ( amigos) 

· Datas Comemorativas. 







METODOLOGIA 


Música 


Dobradura 


Confecção de livros de histórias 


Caça palavras 


Cruzadinha 


Textos informativos 


Produção de texto coletivo 








AVALIAÇÃO 


Através da pauta de avaliação, utilizando as competências e habilidades 








TEMAS TRANSVERSAIS 


Referente ao PPP da escola 





RECURSOS 


Papel sulfite, cartolina, isopor, lápis de cor, canetinha, cola, tesoura, guache, livros infantis,revistas, jornais,e.v.a, etc 










3° BIMESTRE 




OBJETIVO GERAL 


Questionar sua realidade, identificando problemas e possíveis soluções, conhecendo formas político-institucionais e organizações da sociedade civil que possibilitem modos de atuação; 





OBJETIVOS ESPECÍFICOS 


Levar o aluno a localizar seu próprio endereço/rua/bairro; 

Conduzir o aluno a compreender o modo de ser, viver, trabalhar e as tradições culturais da comunidade, estabelecendo diferenças e semelhanças entre o passado e o presente. 





COMPETÊNCIAS E HABILIDADES 


· Localizar seu próprio endereço/rua/bairro; 

· Compreender o modo de ser, viver, trabalhar e as tradições culturais da comunidade, estabelecendo diferenças e semelhanças entre o passado e o presente. 







CONTEÚDO 


· Comunidade; ( comércio) 

· invenções 

· Datas Comemorativas. 







METODOLOGIA 


Maquete 


Pesquisa 


Entrevista 


Passeio 


Desenho 


Confecção de livrinhos 





AVALIAÇÃO 


Através da pauta de avaliação, utilizando as competências e habilidades 





TEMAS TRANSVERSAIS 


Referente ao PPP da escola 





RECURSOS 


Papel sulfite, cartolina, isopor, lápis de cor, canetinha, cola, tesoura, guache, livros infantis,revistas, jornais,Eva, etc 







4° BIMESTRE 




OBJETIVO GERAL 


Valorizar o direito de cidadania dos indivíduos, dos grupos e dos povos como condição de efetivo fortalecimento da democracia, mantendo-se o respeito às diferenças e a luta contra as desigualdades. 







OBJETIVOS ESPECÍFICOS 


Possibilitar o aluno a relatar e exemplificar os diferentes tipos de meios de transporte e de comunicação; 

Levar o aluno a reconhecer a evolução dos meios de transporte e dos meios de comunicação; 

Conduzir o aluno a identificar elementos de sinalização e atitudes adequadas no trânsito; 

Proporcionar o aluno a valorizar as datas comemorativas e cívicas importantes. 







COMPETÊNCIAS E HABILIDADES 


· Relatar e exemplificar os diferentes tipos de meios de transporte e de comunicação; 

· Reconhecer a evolução dos meios de transporte e dos meios de comunicação; 

· Identificar elementos de sinalização e atitudes adequadas no trânsito; 

· Valorizar as datas comemorativas e cívicas importantes. 







CONTEÚDO 


· Meios de transporte e meios de comunicação; 

· Datas comemorativas. 










METODOLOGIA 


Painel 


Pesquisa 


Quebra cabeça 


Caça palavras 


Cruzadinha 


Produção de texto coletivo 


Elaboração de frases 


Dobraduras 


Musica 


Poesia 








AVALIAÇÃO 


Através da pauta de avaliação, utilizando as competências e habilidades 








TEMAS TRANSVERSAIS 


Referente ao PPP da escola 





RECURSOS 


Papel sulfite, cartolina, isopor, lápis de cor, canetinha, cola, tesoura, guache, livros infantis,revistas, jornais,Eva, etc 









Postar um comentário

0 Comentários