O que fazer no primeiro dia de aula?
imagem ilustrativa: http://simonebahiapedagoga.blogspot.com.br/2013/02/volta-as-aulas-que-bom-voce-veio-agora.html
1. Meu nome é...
Faça crachás com o nome das crianças e coloque no chão da sala, no meio
de uma roda. Peça que cada uma identifique seu nome. Incentive o reconhecimento
das letras iniciais, conte quantas letras compõem cada nome e faça com que elas
percebam letras iguais em nomes diferentes. Quando todas já estiverem com
crachá, comece um gostoso bate-papo sobre as preferências de cada um quanto a
um tema predeterminado (como alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares).
Agrupe as crianças de acordo com as afinidades. Na etapa seguinte, peça aos
alunos que desenhem aquilo de que gostam em uma folha e coloquem o nome. Quem
não souber escrever sozinho pode copiar do crachá. Depois de prontos, os
desenhos são mostrados aos colegas e, em seguida, expostos no mural. Com os
alfabetizados, a dinâmica é a mesma, mas, além de desenhar, eles podem fazer
uma lista de suas preferências.
2. DA CONFUSÃO À ORDEM
Estas atividades são ideais para que a criança perceba a necessidade da
organização para o bom desempenho das atividades. O professor pode, a partir da
fala das crianças, levantar algumas regras para a organização em sala de aula.
Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música
para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); depois pedir a
um aluno que cante a música dela para a classe. As crianças perceberão como o
caos é desagradável e como a ordem tem um sentido. O professor poderá levantar
com as crianças outras situações vividas onde a organização é essencial.
3. Brincadeira das bexigas
(Para animar os alunos e também para transmitir a eles a importância do
trabalho em grupo)
Leve um rádio ou qualquer outro aparelho no qual possa tocar música, escolha
uma que eles gostem. Leve também um saco de bexigas de forma que possa entregar
uma a cada aluno, e peça a eles que cada um encha a sua.
Quando todos já tiverem enchido explique que terão que ficar jogando as
bexigas para cima como se fosse uma peteca (mas de forma suave) de forma a que
não caiam no chão e que irá fazendo sinal aos alunos que deverão ir saindo da
brincadeira. Os alunos que ficarem não podem deixar as bexigas caírem, os
alunos vão saindo mas as bexigas que eles estavam jogando continuam no jogo.
No início será fácil mas à medida que você for acenando aos alunos para
saírem os outros vão tendo cada vez mais trabalho para equilibrar as bexigas,
cada vez em número maior que o de alunos. Termine a brincadeira quando tiver
apenas um aluno sozinho tentando manter todas as bexigas no ar.
Pergunte a eles o que acharam da brincadeira, se foi fácil ou difícil.
Eles certamente lhe dirão que no início foi fácil, mas à medida que os alunos
foram saindo foi ficando cada vez mais difícil. É hora então de você conduzir
para a idéia que você quer (se algum aluno já não tiver feito isso) de que o
trabalho em grupo também é assim, quanto mais elementos do grupo ficarem de
fora na hora da execução, mais trabalho e menos chance de sucesso terão os
elementos que estiverem executando o mesmo.
4. Inventar Expressões Faciais
Faixa etária: de Ensino fundamental e secundário
Apresentar às crianças uma situação para pô-las alegres.
Por exemplo: Estamos na escola e de repente recebemos a notícia que naquele dia
iremos todos juntos ao parque. Como manifestaremos nossa alegria?
As crianças tem que nomear o maior número de expressões alegres( saltar,
levantar os braços, aplaudir, sorrir.) Faça o mesmo com a tristeza ou outros
sentimentos.
5. Espelho (para integração dos alunos)
Faixa etária: ensino fundamental e secundário
Forma-se um círculo.
Um aluno deverá se mover livremente, movimentando os braços, as pernas,
fazendo caretas,etc., adotando posturas e atitudes que os demais possam
imitar.
Os outros alunos tem que seguir-lhe ao som de uma música.
Quando este parar, os demais também devem parar.
Se ele correr os outros também devem correr.
A pessoa que devemos imitar também pode ficar girando devagar no centro
do circulo para que todos os participantes possam ver.
O jogo para quando se perceber que o interesse da turma diminuiu.
Créditos : Associação Brasileira de Educação e Cultura
5. A Caixa Mágica
Definição: Trata-se de ir tirando diversas coisas de uma caixa, de forma
imaginária.
Objetivos: Estimular a imaginação e a capacidade gestual.
Consignas de partida: De uma caixa mágica nós podemos tirar qualquer
coisa.
Desenvolvimento:
1. As pessoas ficam ajoelhadas e colocam o rosto entre as pernas. O
animador diz: "se abre a caixa e dela saem ... (por exemplo: motos). Todos
os participantes imitam o objeto mencionado e faz o som e gestos
correspondentes. Quando se diz: "fecha a caixa", todos voltam à
posição inicial. A caixa abre de novo e sairá outros objetos: cachorro,
borboletas, etc.
Créditos : Associação Brasileira de Educação e Cultura.
6. ISSO É UM ABRAÇO
Faixa etária: de Ensino Infantil, fundamental e secundário
Formamos um círculo fechado, bem sentados ou de pé.
Se trata de repetir um movimento e uma frase, que propiciem a
afetividade e o contato físico.
O jogo inicia quando um dos participantes se acerca ao que está à sua
esquerda e o abraça dizendo: _"Isto é um abraço".
O que o houver recebido o devolve, dizendo:_"Um abraço".
De novo inicia o jogo e o primeiro participante, repetindo o abraço
diz:_"Isto é um abraço. E o segundo passa o o abraço ao que está à sua
esquerda e repete:_ "Isto é um abraço". O terceiro, que o recebe pela
primeira vez, deve devolve-lo dizendo: _"Um abraço".
E o segundo se o devolve ao primeiro, repetindo:_"Um abraço".
Assim, se repete em cada vez: o abraço vai passando desde o primeiro dos
participantes com a frase _"Isto é um abraço", e como uma onda. E
volta para trás, até que alguém o receba pela primeira vez, e o devolve com a
frase_ "Um abraço", até alcançar de novo o primeiro participante.
Essa ação se repete cada vez até chegar ao último participante e voltar
até o primeiro participante.
Fonte: ABEC
7. OS ANIMAIS NA CLASSE
Faixa etária: de Ensino Infantil, fundamental
As crianças sentam-se em círculo na sala.
Cada uma tem que escolher um nome de um animal.
O professor narra uma história, que com frequência apareça o nome desses
animais.
Cada vez que se pronuncie um deles, o aluno que o haja escolhido tem que
levantar-se e emitir o som que faz o seu animal. Por ex._ se o professor
disser:"galo", o aluno que o tenha escolhido deverá imitá-lo:
"Kikirikiki!" e assim por diante.
Fonte: ABEC
8. PINTINHOS
Faixa etária: de Ensino Infantil, fundamental e secundário
(propicia desinibição, porque exige contato físico e confiança no
grupo)
O grupo deve situar-se em círculo e fechar os olhos ( se quiser, a
professora pode providenciar vendas paraos alunos, para facilitar,
principalmente se os alunos forem pequenos ou imaturos), Não poderão abrí-los
até que termine o jogo.
A partir desse momento, todos os jogadores são pintinhos recém saídos do
ovo e não podem ver , buscando a sua mamãe galinha.
O professor fará saber a um deles que é a galinha, de forma que os
demais não se inteirem disso.
Todos os pintinhos devem caminhar às cegas, imitando o andar dos
pintinhos até tocar outro pintinho.
Quando os jogadores se encontrarem devem piar para comprovar se
encontraram com a galinha.
Os pintinhos devem responder.
A galinha se diferencia porque não pia. Portanto, quando alguém não lhes
responder, deve abraçar com força a galinha e seguir andando unidos, e a partir
desse momento permanecem calados. No final, todos os pintinhos podem abrir os
olhos: como é de se esperar terminam abraçados e em silêncio.
Fonte: ABEC
9. "Abraços Musicais Cooperativos"
Definição: Trata-se de saltar no ritmo da música, abraçando-se a um
número progressivamente maior de companheiros até chegar a um grande abraço
final.
Objetivos: Favorecer o sentimento de grupo desde a chegada positiva de
todos.
Material: Um aparelho de música ou um instrumento musical.
Ordem de partida: Ninguém deve ficar sem ser abraçado.
Desenvolvimento:
1. Uma música soa, os participantes começam a dançar; quando a música
para, cada pessoa abraça a outra. A música continua, os participantes começam a
dançar, se querem, podem dançar com o companheiro. Na seguinte vez que a música
parar, se abraçam três pessoas. O abraço vai ficando cada vez maior até chegar
a um grande abraço final.
Avaliação: O jogo tenta romper o possível ambiente de tensão que pode
haver no princípio de uma sessão ou um primeiro encontro. Cada participante
expressará como se sente e como viveu o jogo.
Fonte: ABEC
10. CORRENDO ATÉ O MURO
Faixa etária: para Ensino fundamental e secundário
Para se correr até um muro com os olhos vendados deve-se ter muita
confiança em não chocar-se nele.
E se trata disso. O grupo se fica situado a uns passos adiante de um
muro ou parede da classe ou de um ginásio.
De um a um, cada jogador dever correr até o muro, com os olhos vendados,
confiando em que o grupo e o professor ou professora detê-lo-ão antes de
chocar-se com ele.
As reações de cada participante são muito divertidas.
O objetivo é do grupo impedir proteger o indivíduo, impedindo que ele se
machuque.
Fonte: ABEC
11. Esconderijo Inglês
Faixa etária: para Ensino Fundamental e Secundário
Um dos jogadores fica virado para uma parede, escondendo sua cara e os
demais jogadores a uns 20 metros de distância dele.
Aquele que estiver com a cara virada para a parede grita: _" Um,
dois, três, ao esconderijo inglês, sem mover as mãos, nem os pés" e se
vira.
Enquanto diz a frase, os demais jogadores devem avançar rapidamente, mas
com cuidado, já que quando seu companheiro terminar de dizer "Um, dois,
três, ao esconderijo inglês, sem mover as mãos, nem os pés" deverão ficar
totalmente quietos.
Se algum deles não o fizer e o companheiro perceber que se moveu este
deverá retroceder e voltar até o início.
O que conseguir chegar à meta será quem dirá agora : "Um, dois,
três, ao esconderijo inglês, sem mover as mãos, nem os pés".
Fonte: ABEC
12. Estimulando a A Pensar e se Comunicar
Faixa etária: para Ensino Infantil
O professor diz uma palavra, qualquer coisa, melhor relacionada com as férias,
e os alunos tem que dizer a primeira coisa que lhes vier na memória.
Deixar correr a imaginação.
Fonte: ABEC
13. O que Fez?
Faixa etária: para Ensino Infantil e Fundamental
Na escola, um dos grandes temas para redação é: " O que você fez
nas férias?".
Seu valor para conseguir que o(a) aluno(a) escreva sobre suas
experiências pessoais é evidente.
Deve-se incentivar para que os alunos falem de suas coisas mais
pessoais.
As crianças sentam-se em círculo na classe e têm que recordar coisas
sobre as férias, preferivelmente seguindo a ordem dos acontecimentos reais.
Isso estimula a memória da criança, ajuda com que possa recordar os
acontecimentos do passado.
Também faz com que deva buscar e encontrar as palavras para descrever o
que se passou naquele período.
Fonte: ABEC
14. De Havana Veio um Barco Carregado De...
Faixa etária: Educação Infantil, Fundamental e Secundário
O professor pensa em uma família de animais, pessoas, comidas ou objetos. E diz
aos seus alunos:" De Havana veio um barco carregado de... animais de
quatro patas."
os alunos deverão ir dizendo, um por um, animais de quatro patas."
Se algum aluno não souber dizer nenhum, perde a vez ou é eliminado do jogo,
como queira.
O nível de dificuldade pode variar dependendo da família. Por exemplo: no
INFANTIL bastaria dizer:"de Havana veio um barco carregado de...
animais.", no PRIMARIO: "de Havana veio um barco carregado de...
verduras", e no SECUNDÃRIO:"De Havana veio um barco carregado de
…personagens históricos."
Faixa etária: Educação Infantil, Fundamental e Secundário
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