Olá, queridos!
Abaixo há uma sugestão para trabalhar a concordância nominal utilizando tirinhas.
Para iniciar a aula, o professor levará algumas tiras e deixará que os alunos observem o material. As tiras poderão ser mostradas no retroprojetor. Seguem algumas sugestões:
Em seguida, o professor deve estimular a turma com algumas perguntas:
• Na tira 1, o adjetivo “preciso” se refere a qual substantivo?
• Na tira 2, por que os adjetivos “longas” e “compridas” estão no plural?
• Na tira 3, por que a menina respondeu “obrigada” ao invés de obrigado?
As respostas a essas questões serão discutidas em sala de aula e, após a discussão, o professor deverá dizer que os adjetivos, pronomes, artigos, numerais e particípios concordam em gênero e número com os substantivos a que se referem.
Autor: Isabella Fernandes Pessoa
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Coautor:
Professor Luiz Prazeres
0 Comentários
Olá, seja bem-vindo. Não saia sem antes comentar!