22 de Março
Dia Mundial da Água
Projeto Eu e a Água
Eixos Temáticos: Sustentabilidade e Protogonismo, Identidade e Diversidade e Múltiplas Linguagens.
Duração do projeto: 1 semana
Justificativa:
A água é nosso bem mais precioso, e infelizmente estar cada vez mais escassa, diante disto as crianças futuro do nosso planeta, necessitam saber da sua importância e melhor utilização e preservação desta nossa fonte potável.
Objetivos:
Proporcionar um breve conhecimento do ciclo da água, bem como seu reconhecimento em diversas formas, como liquida, gasosa entre outros.Além de preparar as crianças para que sejam mais conscientes quando a preservação da água.
O projeto será desenvolvido com as crianças em diversos ambientes com a duração de uma semana.
Desenvolvimento em sala:
· 1º - Apresentação do projeto com a contação de uma história sobre o ciclo da água, em sala de aula com as crianças em seguida serão realizadas perguntas aleatórias sobre a água e a história.
· 2º- Relato do ciclo da água com as crianças e em seguida desenhar livremente e ou pintar pingos de água numa folha de papel, enfatizando a sua importância e preservação.
· 3º- Demonstração das varias formas que água é produzida, permitindo as crianças a experimentar a água na forma de gelo, água gelada, água quente, visualizando também a água limpa, suja, com suco, com óleo entre outras experiências.
· 4º- Ouvir músicas relacionadas à água e orientar sobre a preservação da mesma em roda de conversa.
· 5º- em roda de conversa cantar musiquinhas relacionadas à água.
Desenvolvimento nos ambientes:
· Tanque de Areia: Umedecer a areia relatando que pode ser usada para compactar formas de bolos, e outros mais, permitindo as crianças a brincarem livremente
· Sala de Vídeo: Assistir ao filme que relatem a preservação da água com as crianças.
· Pátio ou Quadra: Molhar o chão e observar o tempo para secagem e desenhar livremente o formado da água.
· Horta: Visitar a horta, regando as plantas e ou árvores que necessitam de água.
Culminância: O projeto se encerrar no 5º dia, com um banho de mangueira no pátio com as crianças, e entrega de uma lembrancinha simbólica com uma mensagem de alerta sobre a preservação da água.
Avaliação: As crianças serão avaliadas em todo o processo, por meio de observação, participação, demonstração de interesse e assimilação das informações.
Observações: Este projeto poderá sofre alteração na ordem de seu desenvolvimento, devido a tempo, condições climáticas entre outros, do qual será relatado no planejamento diário juntamente com demais fatos que poderão ocorrer.
HISTÓRIA DA GOTINHA
Esta é a história original da internet, caso ache melhor pode se ampliar e imprimir, para trabalhar a comemoração do dia da água na educação infantil...
0 Comentários
Olá, seja bem-vindo. Não saia sem antes comentar!