Plano de Aula - Alfabetização Palavra Geradora: N A T U R E Z A

Plano de Aula - Alfabetização
Palavra Geradora: N A T U R E Z A

1º Passo: CODIFICAÇÃO

• Quem sabe o que é natureza?
• Vocês sabem o que podemos encontrar na natureza?
• Na sua casa tem algum jardim ou vasos de plantas?
• Na sua rua tem árvores nas calçadas?
• Você já plantou alguma sementinha?
• Você tem animais na sua casa? Quais?

2º Passo: DESCODIFICAÇÃO


“Vamos ouvir uma poesia”

“ As Borboletas”

As Borboletas
Brancas, azuis, amarelas e pretas
Brincam na luz as belas borboletas
Borboletas brancas
São alegres e francas.
Borboletas azuis
Gostam muito de luz.
As amarelinhas
São tão bonitinhas!
E as pretas, então . . .
Oh, que escuridão!

Vinícius de Moraes

• Perguntar aos alunos se eles conhecem algum verso de poesia que fala da natureza.
• Perguntar se eles conhecem alguma cantiga de roda.
• De preferência, colocar o CD da música para os alunos cantarem junto.


Sugestão: Cantiga de Roda

Sapo Cururu

Sapu Cururu na beira do rio
Quando o sapo grita: ó, Maninha
É que tá com frio
A mulher do sapo, também tá lá dentro
Fazendo rendinha, ó Maninha, pro seu casamento

Sapo Cururu na beira do rio
Quando o sapo grita: ó, Maninha
É que tá com frio


Cantigas Populares


Cantiga de Roda:

“Meu galinho”

Há 3 noites que eu não durmo olará
Pois perdi o meu galinho olará
Coitadinho o la lá
Pobrezinho o la lá
Eu perdi lá no jardim

Ele é branco e amarelo olará
Tem a crista vermelhinha olará
Bate as asas o la lá
Abre o bico o la lá
Ele faz quiriquiqui

Já rodei o Mato Grosso olará
Amazonas e Pará olará
Encontrei o la lá
Meu galinho o la lá
No sertão do Ceará

Encontrei o la lá
Meu galinho o la lá
No sertão do Ceará







Cantigas Populares

Explicação da professora do texto de apoio: “As reais riquezas da Floresta”

A floresta é fundamental para a vida no nosso Planeta, tem papel importante na regulação do clima, na proteção, conservação e manutenção da fertilidade do solo.
Quando transpiram, as árvores liberam vapor d’água na atmosfera, assim contribuem também para manter a umidade do ar e auxiliar na formação de nuvens, as quais um dia cairão como forma de chuva.
As árvores aspiram um gás que não é bom para os seres humanos que é o CO2 da atmosfera e libera para nós o oxigênio, através de um processo que se chama fotossíntese. Indispensável para nossa respiração.
Certamente, poderíamos enumerar mais uma infinidade de riquezas que nossas florestas oferecem, além de tantas que ainda estão para serem descobertas. Muitas espécies de animais vivem nas florestas, entretanto, hoje, o grande desafio é preservar nossas florestas para que as atuais e futuras gerações possam se beneficiar delas.

Questões para se discutir após a explicação do texto proposto:

• Vocês sabiam que a floresta é importante para nossa vida?
• Vocês sabem qual é a maior floresta do mundo e onde está localizada?
• Vocês sabiam que na Floresta Amazônica existe uma grande diversidade de espécies de animais e plantas?
• Sabia que as plantas medicinais da Floresta Amazônica são muito utilizadas para fabricar nossos remédios?
• Agora que sabemos um pouco sobre a importância da natureza na nossa vida, o que podemos fazer em casa, na escola, para não mais poluir a natureza?
• Já que as plantas fazem parte da natureza, que tal plantarmos uma sementinha na próxima aula?
• Podemos ainda plantar árvores em frente da nossa casa.
• Que tal fazer uma campanha de arborização no seu bairro?

(Montar uma pequena plantação de feijão, em sacos plásticos acondicionados e cada aluno poderá plantar uma semente de feijão, por exemplo. para tanto deve-se usar a quadra da escola. Ensinar os alunos como a semente deve ser cuidada por ele em casa para brotar e para que ela não morra. )


1- ATIVIDADES DO NÍVEL PRÉ-SILÁBICO:

Montar o alfabeto na lousa, escrevendo todos os dias junto com os alunos ensinando onde começa e onde termina o traçado das letras.

ALFABETO

Aa – Bb – Cc – De – Ff – Gg – Hh – Ii – Jj – Kk – Ll – Mm – Nn – Oo – Pp – Qq – Rr – Ss – Tt – Uu Ww – Vv – Xx – Yy - Zz

a) Recortar de jornais e revistas figuras que fazem parte da natureza.

b) Colar numa cartolina as figuras e junto com os alunos escrever com caneta piloto, abaixo de cada elemento os nomes correspondentes, com letras maiúsculas e cursivas (caso eles já estejam aprendendo).

c) Escrever a palavra geradora NATUREZA na lousa e pedir aos alunos para identificar

TEM_________ LETRAS. 

TEM________ CONSOANTES. 

TEM_________ VOGAIS. 

COMEÇA COM A LETRA _______. 

TERMINA COM A LETRA _______. 

d) Complete com a letra que está faltando:


____ALINHA ____ ACHORRO _____ATO ___INHOCA


______ATO ________ACA _____AVALO


____RVORE _____OSA ______LORESTA


e) Cante com os alunos outra antiga de roda e peça que eles acompanhem seguindo o texto:

Cantiga de Roda

“Meu galinho”

Há 3 noites que eu não durmo olarará
Pois perdi o meu galinho olarará
Coitadinho o lá lá
Pobrezinho o lá lá
Eu perdi lá no jardim

Ele é branco e amarelo olarará
Tem a crista vermelhinha olarará
Bate as asas o la lá
Abre o bico o la lá
Eles faz quiriquiqui

Já rodei o Mato Grosso
Amazonas e Pará
Encontrei o la lá
Meu galinho o la lá
No sertão do Ceará
Encontrei o la lá
Meu galinho o la lá
No sertão do Ceará
Encontrei o la lá
Meu galinho o la lá
No sertão do Ceará

(Cantigas Populares)

f) Depois da cantiga lida, cantada e bem conhecida pelos alunos, peça para que eles circulem na letra da música as sílabas da família do ZA de verde e da família do SA de amarelo e copiar as palavras no caderno, de um lado as que estão escritas com Z e do outro as escritas com S.

3º Passo: ANÁLISE E SÍNTESE DA P.G.

a) Análise das palavras em sílabas:


NATUREZA (todo)


N A - T U - R E - Z A (partes do todo)


b) Apresentação das famílias silábicas:

N A T U R E Z A N A T U R E Z A
natureza na – t u – re - za


NE - NI – NU – NO – NA ne – ni - nu – no – na

TE - TI - TU- TO - TA te – ti - tu - to - ta

R E - RI - RU - RO – RA re - ri – ru - ro - ra

Z E – ZI - ZU - ZO - ZA ze - zi - zu- zo - za

(Ensinar os diferentes usos da letra R)

c) Síntese das silabas da P.G.

Pedir aos alunos para irem à lousa, juntar silabas da ficha de descoberta e formar novas palavras com significado:

Exemplos:

NATA
RATO
NOTA
NETA
TATO
TORA
RETO
ROTA
TATU
TUTU
RITA

II) ATIVIDADES DO NÍVEL SILÁBICO:


1) Reconhecimento das sílabas que compõem a palavra NATUREZA;

A TERCEIRA SÍLABA É___________________
A PRIMEIRA SÍLABA É____________________
A ÚLTIMA SÍLABA É______________________
A SEGUNDA SÍLABA É____________________


2) Complete com as silabas que estão faltando:


__________T O N O ____________ A _______L H A


M ______L _______G A R R A X Í C A __________


T U B A ________ ____________V I O T A ____________


P A _______L A S A B O _______T E J A _______L A





3) Circular as sílabas da família do N A:

NAVIO PANELA CANOA CANECA NOVELO
NATA DANONE CARNE CANETA JANELA
NATUREZA BANANA CARNIÇA GRANULADO SABONETE


4) Circular as sílabas da família do Z A:

AZEITONA DEZENA BUZINA AZEITE
GOZADO AMIZADE DEZOITO POBREZINHA
NATUREZA AZEDO ZEBRA VIZINHO


5) Formar outras palavras unindo as sílabas seguintes:

N A - N O - N E - N I - N U

R A - R O - R E - R I - R U

Z A - Z O - Z E - Z I - Z U

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


6) Complete usando as sílabas da família do R A:

________TO _________DA ________SADA ADMI_______DO

PA_____DO ________ÍDO VA_______NHA CU________RU

_______MA ________IVA FA______FA MA______A


7) Complete usando as sílabas da família do ZA:

A _____ITONA AMI____DE _____BRA VI_______NHO

NATURE____ DE _____NA A_____ITE GO_______DO


8) Complete com a família silábica do NA:

PA ______LA ______TUREZA COTO_____TE SABO____TE

_____VIO JOA______ JE________PAPO CAR_____ÇA

A_____MAL CA_______VETE DA______NE A______L


9) Completar com a família silábica do SA:

TE______URO U______DO PARAFU______ CAMI______

A_____S CA______MENTO VA_____ AVI__________

TO____DO CA_____ RAPO_____ CA______DO


10) Completar as palavras com S ou Z:

XADRE_____ NATURE_____A MEDU____A ANALI____AR

OU___ADO BLU____A AVI_____O POETI_____A


4º PASSO : FIXAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA

a) Revisão da Análise e Síntese do 3º passo através da leitura da ficha de descoberta da palavra geradora.


N A T U R E Z A N A T U R E Z A
natureza na – t u – re - za

NE - NI – NU – NO – NA ne – ni - nu – no – na

TE - TI - TU- TO - TA te – ti - tu - to - ta

R E - RI - RU - RO – RA re - ri – ru - ro - ra

Z E – ZI - ZU - ZO - ZA ze - zi - zu- zo - za


b) Siga os exemplos:

NATUREZA natureza
ANIMAL_______________ 
XADREZ ______________
OUSADO______________
SORVETE_____________
SABONETE____________
PANELA_______________
CASAMENTO___________
RATO__________________
TOSADO________________

c) Ditado de palavras com Z ou S:

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

d) Ler o texto com os alunos:

OS LIMITES DA NATUREZA


A natureza trabalha em ciclos. Animais, excrementos, folhas, cascas, enfim, todo o tipo de material orgânico morto se decompõe com a ação da própria natureza, harmoniosamente, tudo se transforma, nada se perde. Assim, a natureza se renova, se recicla.
O problema é que hoje em dia estamos geando muito lixo, mais do que a natureza consegue transformar. Geramos lixo, consumindo muita coisa e descartando sem separar o lixo orgânico e o lixo reciclável.
Não podemos continuar pensando que colocar lixo dentro do saco e colocar na porta para o lixeiro levar, vai resolver o problema. Além de diminuir o consumo exagerado que gera cada vez mais lixo, podemos também separar o lixo para o caminhão da reciclagem.
A natureza, como já vimos, tão bela, com muitas espécies de animais e plantas, necessária para nossa vida, está sofrendo um esgotamento dos seus recursos naturais, pela contaminação do lixo e descaso dos homens.


(Texto adaptado- Amigos Da Natureza- Edição nº 10- Agosto, 2010)





NOTA: Com esse texto podemos aumentar a gama de palavras geradoras para futuras aulas e propor atividades ou um projeto da sala que trabalhe também, na criança a consciência ambiental, mudança de atitudes em relação ao meio ambiente, tudo interligado ao tema natureza, como continuidade do trabalho.


III) ATIVIDADES DO NÍVEL ALFABÉTICO:

a) Perguntas:

Você sabia que as pessoas produzem diferentes tipos de lixo?

Com quem você mora na sua casa?______________________________________
Como vocês jogam o lixo fora?__________________________________________
Vocês separam o lixo orgânico do lixo reciclável?____________________________


b) Complete as frases:

Nas nossas casas produzimos uma grande quantidade de ____________________.

Eu posso contribuir com a natureza separando o lixo ________________________, do lixo__________________.

Devemos cuidar da natureza e não _______________________o meio ambiente.

Eu devo ajudar a minha família em casa e meus amigos na escola e não jogar _________________no chão.


c) Encontre os nomes de cada palavras:



Apresentar aos alunos os diferentes usos da letra R:

Exemplos:

Como letra inicial com som forte: RAPOSA
Como a letra do meio com som mais fraco: CARINHO
No meio da palavra com som forte: CARROÇA





d) Escreva os nomes dos desenhos:


e) Desenvolvimento da oralidade dos alunos:


Frases da realidade linguística dos alunos, nesta fase o professor deve respeitar e valorizar a fala das crianças, elogiar e dizer que são compreensíveis ao se comunicarem.
O professor deve explicar aos alunos que existem preconceitos em relação ao modo de falar usando exemplo de situações do cotidiano para que os alunos entendam essa discriminação.
Explicar aos alunos que a escrita é como se fosse a roupa da fala. Que precisamos escrever de forma diferente da qual falamos. Ensinar que devemos ter atitudes de respeito em relação ao modo como falam nossos pais, avós, etc., e que nem todos tiveram a chance de ir para a escola.
Em seguida o professor selecionará 10 frases do dialeto falado dos alunos (informal) e fará a transposição para a linguagem escrita formal (padrão). Conforme esse exercício for repetido, os alunos terão capacidade de transpor as frases sozinhos.
Durante a alfabetização a transposição será feita oralmente, para depois na segunda série transcrevê-las, envolvendo a escrita:





ATIVIDADES BIDIALETAIS

e.a) O professor selecionará as frases do cotidiano do aluno:

• Hoje eu fui pá iscola i passei im frenti du parquinhu.
• Eu ponhei o lixo da cuzinha na rua pá minha mãe.
• O homi da padaria vendi pão quentinhu.
• A gente fizemos a lição di casa.
• O meu irmão é mais maior qui eu.
• Minha cachorrinha crio treis fiótinhu.


d.b) O professor pode pegar um gibi do Chico Bento e ler conforme está escrito a fala dos personagens, depois junto com os alunos vai transpor oralmente a norma padrão, explicando como deve ser escrita.






NOTA: QUANDO OS ALUNOS JÁ ESTÃO NA SEGUNDA SÉRIE, PODE-SE XEROCAR UMA CÓPIA DA HISTÓRIA DO GIBI COM OS BALÕES EM BRANCO PARA QUE OS PRÓPRIOS ALUNOS FAÇAM A TRANSPOSIÇÃO ESCRITA DA FALA INFORMAL PARA A FORMAL.


F) Encontre as palavras com R ou RR:

G |B |T |R |F |P |A |S |S |A |R |O |L |K |K |K |J |F | |R |O |D |A |G |T |R |D |E |F |G |H |J |I |K |I |P |K | |V |F |R |E |A |R |V |O |R |E |K |M |J |T |R |E |I |S | |X |F |C |V |B |A |P |J |U |G |F |R |S |K |M |U |R |L | |J |T |R |E |S |T |H |B |G |T |N |Y |T |S |A |E |U |O | |H |N |T |R |E |O |H |E |I |O |O |A |S |S |R |R |L |M | |C |A |R |R |O |Ç |A |N |H |T |R |E |F |Y |K |U |I |J | |F |R |D |R |E |D |S |A |N |T |R |J |Y |M |U |I |T |O | |E |D |F |O |R |R |O |K |U |H |O |R |O |D |A |O |O |O | |J |H |T |G |D |V |G |H |U |J |H |T |F |V |K |P |L |H | |R |R |J |U |N |G |T |D |E |Ç |O |K |Y |T |R |E |R |F | |

PÁSSARO
ARVORE
RATO
CARROÇA
PIRULITO
FORRÓ
RODA

g). Complete a cruzadinha com o nome das plantas:


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