Objetivos
Associar número e quantidade; proporcionar momentos de descoberta e criação, a fim de acelerar o processo cognitivo do aluno; explorar a capacidade criativa do educando; interpretar o texto oralmente e trabalhar conceito de amizade entre as crianças.
Aconchego
Receber os alunos com música animada e cenário alegre. Pode-se utilizar balões e simular um jardim com um tapete verde e flores artificiais.
Hora da Novidade
Leia pra eles algumas curiosidades do dia. Faça um quadro com EVA ou papel pardo, cole grama e flores de E.V.A de modo a deixá-lo atraente.
- Você sabia que a borboleta já foi uma lagarta?
- Você sabia que muitas borboletas vivem apenas algumas semanas?
1º momento
História - A borboleta levada
''Era uma vez, em um reino muito distante uma borboletinha chamada __________________.
(Apresentar uma borboleta feita com material reciclado (rolo de papel higiênico) e pedir que eles lhe deem um nome. Falar sobre o que acham dela, suas cores, características e qualidades).
Ela vivia muito feliz no jardim da casa de dona Joana. __________ era muito levada e vivia fazendo careta pra todo bichinho que encontrava. Sua mamãe _______________ vivia dizendo pra ela:
- ____________ deixa de ser levada menina!
Um dia, enquanto passeava pelo jardim ela viu dentro da água da fonte uma linda borboleta, mas levada como era tratou logo de fazer uma careta pra ela. Qual não foi sua surpresa quando a borboletinha lhe fez uma careta tão assustadora que _____________ saiu voando rapidinho pro colo de sua mamãe gritando:
- Mamãe, mamãe, tem uma borboleta muito feia lá na fonte fazendo careta pra mim.
Mamãe ________ que já sabia do que se tratava levou ________ até a fonte e explicou pra ela que aquele era apenas seu reflexo e lhe disse como ela ficava bem mais bonita sem fazer careta pra ninguém.
Desde aquele dia ____________ apenas sorri e trata com muita gentileza e carinho todos os bichinhos do jardim. Foi assim que aconteceu e fim.
2º Momento
Falar sobre a história e reforçar a importância de ser sempre gentil e não fazer travessuras. Perguntar o que eles acharam da história e se teriam outro fim pra ela.
3º Momento
Cantar com as crianças, brincar de roda e imitando as possíveis caretas que a borboletinha possa fazer.
Música: Ciranda, cirandinha
♫ No jardim da minha casa,
Tem uma linda borboleta...
É levada e sapeca,
E adora uma careta! ♪
4º Momento
Desenhar e carimbar borboletas com carimbo das mãos e dos pés.
5º Momento
Trabalhar com a turma com produção de várias borboletas, tanto para decorar a sala como para levar pra casa. Aqui pode-se também falar sobre a transformação das borboletas.
6º Momento
Fazer com as crianças a recontação da história, com dedoches de borboletinhas de papel feitas pelas crianças,
Finalização
Realizar oficinas para produzir lembrancinhas de borboletas e presentear os alunos.
0 Comentários
Olá, seja bem-vindo. Não saia sem antes comentar!