PROJETO FOLCLORE PARA ENSINO FUNDAMENTAL

APRESENTAÇÃO


Todo e qualquer ser humano tem cultura.A cultura vai se formando nas relações e experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos.Alguns fatores que agem diretamente ou indiretamente na construção da cultura individual são:família,grupos sociais a que pertencemos,o conhecimento que adquirimos da cultura científica,tecnológica,artística,literária,religião,meio ambiente,lembranças do passado,trabalho,estudo, os sistema político,contexto econômico,além de outros.


O fato é que esses fatores nunca agem isoladamente.Eles dependem uns dos outros,convivem e formam uma rede de relações na qual somos inseridos.Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural,agimos e produzimos cultura de forma que nos tornamos,como solidariedade,afeto,respeito,violência.Esse conjunto de valores transmitidos por nosso grupo social é sua identidade.




O folclore pode ser definido como a ciência que estuda todas as manifestações do saber popular,considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico de um povo.O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural.Seu folclore riquíssimo.Oferecer oportunidades de conhecer e resgatar a cultura popular que diz respeito à nossa tradição através das diferentes formas de expressão e manifestações folclóricas,as festas populares,o artesanato e a medicina popular,danças e os “causos” contados pelo Brasil afora, na literatura sob a forma de poemas,lendas,fábulas,ditados populares,superstições.


Objetivos Gerais
Participar de atividades que envolvam tradições folclóricas de nossa cidade,região ou do Brasil;
Resgatar,vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira;
Interessar-se por conhecer diferentes formas de expressão cultural;
Incentivar a entender a sabedoria popular e sua influência e na vida social;
Envolver as famílias nas atividades desenvolvidas na unidade escolar;


Conteúdos específicos 
Lendas típicas
Adivinhas
Leitura e escrita
Trava-línguas
Piadas 
Lendas da nossa região


Objetivos Específicos
Conhecer e resgatar algumas lendas,inclusive as regionais;


Conhecer e valorizar a própria cultura;


Estabelecer relação entre o falado e o escrito;


Conhecer semelhanças e diferenças entre os gêneros da escrita, presentes no folclore brasileiro;


Identificar-se como parte integrante da cultura popular;


Pesquisar e registrar as diversas manifestações culturais do folclore de cada região


Identificar o uso da linguagem formal e informal;


Trocar idéias e respeitar a percepção do outro;


Emitir opiniões sobre as lendas do nosso folclore e sobre personagens mitológicas;


Cronograma das atividades:


Período de11/08 a 15/08
Pesquisas sobre as manifestações culturais do folclore de cada região.
Leituras de diferentes lendas, receitas de comidas típicas e textos informativos sobre aspectos físicos e culturais da região em estudo.



Período de 18/08 a 19/09
Socialização dos entendimentos sobre as pesquisas realizadas.
Montagem de murais.
Produções textuais como recontos.
Dramatizações de lendas.
Trabalhos de arte: quebra cabeça,recorte e colagem e desenhos


Período de 22/08 a 03/10
Filmes. 
Desenhos
Exposições dos trabalhos na culminância.




Postar um comentário

0 Comentários