Projeto pedagógico: “Criança no trânsito”

Projeto: “Criança no trânsito”



Autoria: Anita Claudia G. Lemes 
Projeto: Criança no Trânsito
Participantes: Alunos do Pré-escolar
Duração do projeto: Dez dias

Justificativa

Ao menos duas vezes ao dia, as crianças são companheiras de viagem no veículo, uma vez que costumam ser transportadas nos trajetos casa-escola e escola-casa. Além disso, existem outras atividades na rotina dos pequenos, tais como: consultas ao médico/dentista, natação, compras, etc. (fora os passeios nos finais de semana e as viagens realizadas com a família). Assim, torna-se importante conscientizar as crianças a partir do pré-escolar a respeito das Leis de Trânsito. A escola tem papel fundamental na ação educativa para o trânsito e é o espaço determinante de formação de cidadãos conscientes e críticos.

Objetivos

A educação no trânsito tem como objetivo formar o comportamento do cidadão enquanto usuário das vias públicas na condição de pedestre, condutor ou passageiro.



Objetivos específicos
Conhecer as formas, cores e os significados das placas mais utilizadas no trânsito, do semáforo, da faixa de pedestres e demais componentes das vias públicas;
Conhecer locais de risco para brincadeiras; 
Visitar e explorar locais públicos da cidade que proporcionem novas aprendizagens;
Orientações para conduzir as crianças nos diversos meios de locomoção/transporte, assim como identificá-los;
A criança como pedestre; 
Demonstrar atitude solidária frente a situações ocorridas no trânsito, no que tange habilidades importantes à segurança do pedestre e do próprio passageiro.



Fundamentação teórica

É preciso destacar os direitos de motoristas e pedestres e fazer com que os alunos trabalhem com situações reais. O aprendizado já na educação infantil faz com que o aluno cresça com consciência, gerando uma mudança de comportamento e prevenindo acidentes.



Conteúdo programático
Conversa informal, para verificação sobre o conhecimento prévio acerca do assunto;
Conversa informativa sobre o cotidiano do trânsito;
Orientações sobre o espaço urbano;
Observação do trajeto casa-escola e escola-casa; 
Meios de transporte: conhecer os meios de transporte, as diferenças de velocidade dos veículos nas ruas e estradas, os animais no transporte; 
Trabalho com massa de modelar: confecções de carros, animais, veículos e placas; 
Texto informativo sobre comportamentos corretos no trânsito: pedestres, ciclistas, passageiros de ônibus, motociclistas e motoristas;
Confecções de cartazes; 
Confecções de placas de sinais de trânsito; 
Entrevista com um agente de trânsito;
Texto “Dispositivo de segurança para as crianças”;
Conversa sobre lugares apropriados para brincar de skate, patins, patinetes, bicicletas e bolas;
Reprodução por meio de desenhos e pintura do trajeto escola-casa e casa-escola;
Confecção de um mural de notícias sobre o trânsito;
Visitação a cidade escola de trânsito – Detranzinho.



Recursos utilizados
Professores, crianças, agente de trânsito;
Papéis variados;
E.V.A;
Cola e tesoura;
Lápis de cor, canetinha e tinta guache;
Massa de modelar;
Cidade escola de trânsito – Detranzinho.



Avaliação

Será satisfatório se os alunos se envolverem nas propostas e realizarem as atividades com prazer e alegria, ampliando seus conhecimentos sobre o assunto.



Referência 
AGÊNCIA MUNICIPAL DE TRANSPORTE E TRÂNSITO DE CAMPO GRANDE – AGETRAN 
Manual para Educadores de trânsito. Campo Grande/MS, 2005
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PÚBLICA – SESAU
Amigo do Trânsito e da Saúde. Campo Grande/MS
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – ENAP
Curso Elaboração de Projetos. Campo Grande/MS, 2008


fonte: Só pedagogia

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