A verdadeira história da páscoa"
(Desenvolvimento: Profª Elizabeth Freitas)
Objetivos: Permitir que os pequenos conheçam a verdadeira história da Páscoa e seu significado.
Trazer à memória a alegria da ressurreição de jesus.
Conhecer os símbolos da páscoa;
Comemorar a Páscoa com os amigos, identificando o seu real significado e partilhando da alegriada ressurreição e de toda a simbologia verdadeira da festa.
Atividades e Recursos:
Vídeo, música, atividades impressas, confecção de painel ou mural, recorte e colagem, confecção de lembrancinha utilizando técnicas de reciclagem, pintura,
Sugestões de Atividades a serem desenvolvidas
As atividades abaixo são sugestões para serem realizadas na Semana da páscoa. Elas não precisam ser realizadas nesta ordem, necessariamente e o professor deve organizá-las de acordo com o seu plano de trabalho.
1. Vamos assistir a um vídeo que fala da verdadeira história da Páscoa. O vídeo foi feito pela Voa Flor. A página deles no facebook pode ser encontrada
clicando aqui.
***Passe o vídeo para os alunos e deixe que comentem, que falem o que trazem, o que pensam, o que conhecem sobre a verdadeira história e a que conclusões chegaram após assistir ao vídeo.
2. Desenho Livre - Expressando a Páscoa: desenhar livremente o que significa a Páscoa para ele. Se algum aluno desenhar coelhinhos e chocolate, permita que deixe assim, afinal nossa intenção é que se expresse.
3. Texto sobre a Páscoa: o texto pode ser entregue já impresso aos alunos, evitando o desgaste da cópia.
*** Conversar sobre o texto, falar sobre o texto com eles, deixar que se expressem livemente.
4. Jogral; o verdadeiro sentido da Páscoa - Ensaiar as falas com os alunos. Eles podem estar caracterizados e o jogral pode ser apresentado para todas as turmas, num auditório. Isto valoriza o trabalho deles. Os cartazes do Alfabeto verdadeiro Sentido da páscoa podem ser a base para um bom jogral.
Clique aqui e acesse os cartazes para imprimir.
5. Você conhece os símbolos da páscoa? Vamos ver um slide na aula de informática sobre eles?
Se a escola não tiver uma sala de informática, o texto sobre os símbolos da Páscoa pode ser dado aos alunos impresso ou podemos fazer uma atividade de texto lacunado, o que torna o aprendizado mais interessante. veja abaixo uma sugestão:
6. Por que o cordeiro é um símbolo da Páscoa? Vamos ler o texto e realizar uma atividade?
Atividade: montar o cordeiro com rolinho de papel: veja o molde abaixo:
7. Quebra-cabeças dos símbolos da páscoa; os alunos podem colorir, colar sobre papel firme e depois podem montar.
8. Que tal montar um mural ou painel de páscoa junto com a turma? Deixo dois modelos abaixo, mas você pode usar o que tiver ou preferir. Os alunos podem pintar com guache e pincel, podem fazer com mosaico, recortes de revista bem pequeninos e colagem, podem usar colagem com algodão na ovelhinha, deixe que façam, que criem. É bonito um painel em eva, maravilhoso. Porém, pense em como irão se sentir diante de algo que fizeram com suas próprias mãos? Isto fará bem para a auto-estima deles!
9. Vamos encenar o julgamento de Jesus? É uma atividade a ser feita por turmas de faixa etária maior. Os alunos vestidos a caráter, um local apropriado, com uma mesa para o júri, a cadeira do réu, etc.
Personagens:
Jesus - réu
Pilatos, povo, Barrabás, guardas, sacerdotes,
Descrevo a cena abaixo, adaptando detalhes, para que as crianças possam apresentar. Você pode fazer as modificações que desejar. (Marcos 15)
Jesus está ferido e sangrando.
Ele é levado até Pilatos.
E Pilatos pergunta:
__Tu és o Rei dos judeus?
Jesus: __Tu o dizes.
Os sacerdotes falam alto, acusando jesus: Ele se diz o cristo, se diz filho de deus! Ele blasfema! Ele ri de todos nós!!
E Jesus continua em silêncio.
Pilatos: __Nada respondes? Ouves tudo quanto dizem de ti?
Jesus permanece em silêncio.
A multidão grita, se agita: Soltem barrabás!!!!
e Pilatos pergunta; E o que quereis que eu faça a jesus?
__Crucifica-o!!!!
E Pilatos diz à multidão:
___Mas que mal fez ele?
E gritam ainda mais alto, pedindo que crucifiquem Jesus.
Então Pilatos solta a Barrabás e Jesus segue, sendo açoitado.
Um dos alunos pode ler uma sentença; Crucificação e açoites.
Colocam uma coroa de espinhos em sua cabeça, Jesus sai, levado e empurrado pelos guardas enquanto a multidão grita:
__Salve, rei dos judeus!!
***
10. Que tal montar um mural com dobraduras dos símbolos da páscoa? Você pode encontrar passo a passo
clicando aqui.
12. Que tal deixar que criem poesias sobre a Páscoa? trabalhar rimas é uma atividade prazerosa e ao mesmo tempo amplamente educativa.
13. Para fazer colagem com algodão:
14. Acróstico de páscoa: uma ótima idéia! Deixe que escrevam, criem, a partie das iniciais PÁSCOA.
15. Trabalhando com receita: Vamos fazer brigadeiro? A receita pode ser dada impressa ou em texto lacunado para preencherem. O professor pode pedir que dobrem a receita e assim precisarão fazer cálculos. Em seguida, mãos a obra! Vamos fazer brigadeiro? Você pode pedir que eles usem encartes de supermercado, recortem os ingredientes e colem no caderno, fazendo o cálculo geral de quanto irão gastar para fazer brigadeiros.
16. Vamos colorir ou fazer colagem?
17. Vamos montar uma caixinha de ovelhinha? Podemos colocar nosso brigadeiro dentro e ofertar a um amigo! Neste momento, cada um faz a caixinha e coloca dentro um brigadeiro que fez junto com a turma. Vada um oferece a um amigo a lembrancinha. É preciso estar atento e organizar quem entregará a quem, para que ninguem fique sem a lembrancinha.
18. Vamos fazer recorte e colagem? Jesus morreu mas ressuscitou!
19. E agora, cálculos utilizando encartes de supermercado! Os alunos irão às compras, eles precisam comprar os ingredientes para a Ceia de Páscoa! Mas cada um deles recebe um valor, em notas de mentirinha. E a missão é fazer com que aquele dinheiro dê para comprar, apresentando os cálculos que foram feitos!!
Neste dia peça para cada aluno trazer encartes de supermercados!
A lista de compras é uma só pra toda a classe;
Pão, vinho, copos descartáveis, guardanapos, pratos descartáveis, vela, fósforo.
20. Montar a ceia com a turma: Agora, que tal montar com a turma a mesa da Ceia? Ela pode conter o pão e o vinho, os alimentos simbólicos e também outros alimentos, para que, enfim, se faça uma festa! Afinal, estamos celebrando a vida!!! Cada aluno pode trazer um prato anteriormente especificado pelo professor!
Fonte: Planejamento de páscoa desenvolvido por Liza, do Espaço educar.
0 Comentários
Olá, seja bem-vindo. Não saia sem antes comentar!