Postagens mais visitadas

Volta às aulas - Jogos para o 1º dia de aula.

Olá!
Abaixo há alguns jogos para o primeiro dia de aula!


1. GRANDE ABRAÇO -  Coloque uma música de fundo e peça para que os alunos andem aleatoriamente. Ao desligar ou baixar o som, os alunos devem procurar um companheiro e abraçá-lo. Devem voltar a caminhar só que agora em pares. Como próximo comando pedir para que os pares se abracem formando grupos de quatro integrantes e assim sucessivamente até formar um grande abraço com toda a turma. Poderá substituir o abraço pelo que entender.

2. GARRAFA DOS ELOGIOS -  Material: Uma garrafa vazia (pode ser de refrigerante). O grupo deve sentar-se formando um círculo. O Professor coloca a garrafa deitada no chão, no centro da sala, que faz girar rapidamente. Quando ela parar estará a apontar o gargalo para alguém. O Professor dirá uma palavra de boas vindas, estímulo ou elogio a esse aluno. O aluno indicado pela garrafa terá então a tarefa de girá-la e falar para quem ela apontar e assim sucessivamente.

3. A DANÇA DAS CADEIRAS -  Fazer uma roda com cadeiras e em número inferior (-1) ao número de crianças participantes. Colocar uma música para tocar e todas começam a dançar ao redor das cadeiras, com as mãos para trás, bem perto delas. Em dado momento, parar a música e cada criança deverá sentar-se na cadeira que estiver mais próxima. Uma delas ficará sem se sentar, devendo sair levando uma cadeira. O jogo recomeça. Ganha a criança que conseguir a posse da última cadeira. Poderá substituir as cadeiras por folhas de papel no chão, se recear que eles se magoem.

4. JOGO DOS RÓTULOS MATERIAL: Rótulos (feitos pelo professor) e fita adesiva. As crianças andam livremente pela sala. Os alunos organizam-se em roda e fecham os olhos. Enquanto isso, você fixa um rótulo na testa de cada um (Sou surdo. Grite! / Sou engraçado. Sorria. / Sou indeciso. Diga-me o que fazer. / Sou poderoso. Respeite-me. / Sei tudo. Pergunte-me. / Sou antipático. Evite-me.). Ao seu sinal, eles abrem os olhos e começam a andar pela sala. Quando encontram um colega, lêem (mas não dizem) o que está escrito na sua testa e agem de acordo com as instruções. Por exemplo, se a criança lê “Sou prepotente. Tenha medo!”, ela deve expressar receio e fugir desse colega. Depois de um tempo, quando todos viram os rótulos dos colegas, formam uma nova roda. Pergunte se cada aluno descobriu o que estava escrito na sua testa. Em seguida, eles confirmam se acertaram. Incentive cada um a contar como se sentiu e, depois, peça às crianças para comparar a experiência que viveram com situações reais. Pergunte se elas costumam “rotular” os colegas ou acham que são rotuladas. Poderá substituir o papel na testa por uma folha nas costas.

5. CAIXINHA DE SURPRESAS -  Quando a música pára, quem está com a caixa na mão cumpre uma tarefa. MATERIAL: Uma caixa, tiras de papel, canetas, um aparelho de som e CDs. Os alunos ficam em círculo, sentados ou em pé. Elabore tarefas com as crianças. Por exemplo: abraçar todos os colegas, cantar uma música, contar uma história. Escreva cada uma em uma tira de papel e ponha numa caixa, que deve ficar na mão de uma criança. Fique de costas para o círculo de alunos e coloque uma música. Enquanto isso, a caixa passa de mão em mão. Quando você desligar ou baixar o som, quem estiver com a caixa sorteia um papel e cumpre a tarefa que está escrita nele.

6. WORD PAINT MATERIAL : Papel e lápis. Os jogadores devem dividir-se em 2 grupos. O primeiro grupo deverá escolher uma palavra para ser desenhada, enquanto o outro grupo escolherá entre eles um jogador que desenhe bem. Quando tudo estiver certo, o jogador da equipa 2 irá até à equipa 1 e lá ficará a saber a palavra que deverá ser desenhada.
 Voltará ao seu grupo e não poderá emitir sons, nem fazer mímicas, só poderá desenhar. Os colegas terão 1 minuto para descobrir a palavra; se acertarem ganharão um ponto, se não conseguirem darão o ponto ao grupo adversário. A equipa que fizer mais pontos ganhará a brincadeira.


Postar um comentário

0 Comentários