Façam uma visita na lojinha. Compra pelo PagSeguro (cartão de crédito).

Façam uma visita na lojinha. Compra pelo PagSeguro (cartão de crédito).
é só clicar na imagem

Olá! Curta a minha Página :)

Torne-se um amigo. Para participar, basta ter email e clicar em Participar deste site.

Demonstração - Curso Coordenador pedagógico.

Querido visitante, antes de salvar a imagem, procure ampliá-la para que não perca a qualidade.

Cadastre seu email para receber as postagens.

sábado, 17 de maio de 2014

PROJETO COPA DO MUNDO 2014- União das Nações através da Copa do Mundo.

PROJETO COPA DO MUNDO


Tema: União das Nações através da Copa do Mundo.

Justificativa


O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Mesmo ganhando ou perdendo as pessoas continuam com a paixão. Quando se fala de Copa do Mundo todos ficam atentos para torcer por seu país, não importa onde está todas as nações se unem e acompanham este grande evento.

Objetivo Geral

O desenvolvimento deste projeto mostrará para o aluno a diferença entre os países, em relação ao modo de se vestir, alimentação e música.
O desenvolvimento deste projeto tem em vista um trabalho interdisciplinar. É possível desenvolver diversos conhecimentos através deste evento, pois o futebol tem um grande espaço em nossa cultura e é preciso lembrar que um evento como a Copa reúne vários países sem a descriminação das diferenças como: raça, religião, classe social etc.

Objetivos Específicos

- Divulgar, valorizar e conhecer as culturas do Brasil, Itália (Mat. A) e França (Mat. B);
- Visualizar danças, músicas, comidas, roupas e pontos turísticos tradicionais de cada país;
- Identificar os países através da bandeira e cores;
- Compreender e Respeitar o trabalho coletivo.

Período de Realização: Março à Agosto 2014.

Apresentação do Projeto: Agosto
Metodologia

- Será usado o laboratório de informática e data show.
- Exibição de fotos dos países e vídeos de futebol.

Passeio do 2º Bimestre

- Visitar um campo de futebol

Temas transversais

Ética: Abordagem da união dos povos através da copa, respeito entre os alunos e as regras, trabalhar o conceito de que nem sempre se vence. Através das derrotas traçamos novas estratégias.

Meio Ambiente: Observar os lugares e as mudanças por causa da copa (enfeites), localizar pontos positivos (torcida) e negativos (sujeira).

Pluralidade Cultural: Verificar se possui costumes dos outros países que nós herdamos. Pesquisar alguns ídolos e montar um painel dos ídolos do futebol da vários países.

Matemática

- Construção de um campo de futebol para localizar as formas geométricas;
- Quantidade de jogadores no campo de futebol.

Língua Portuguesa

- Hino Nacional (confecção do hino com figuras relacionadas às palavras).

Artes

- Criação de um mascote para a sala;
- Reprodução de uma obra de Candido Portinari – Futebol;
- Música Partida de Futebol do Skank;
- Confecção de 1 jogador de futebol do país trabalhado.
Desenvolvimento do Projeto

1ª Atividade

Em um primeiro momento será realizada a seguinte pergunta:
Qual o significado da copa para a família?

Para iniciar o projeto será apresentado o Globo terrestre para mostrar que existem muitos lugares e que cada parte colorida tem um nome, será identificado o Brasil. Após a identificação será mostrada imagens sobre costumes, músicas, comidas e pontos turísticos.
Os alunos irão confeccionar a bandeira do Brasil que ficará exposta na sala (serão identificadas as cores e formas geométricas).

Material: Globo terrestre, 1 papel cartão branco, guache (verde, azul, amarelo, branco).

2ª Atividade

Será realizada uma roda de conversa perguntando para os alunos “O que é futebol?” Cada resposta será anotada para a confecção de um painel.
Após a roda os alunos irão ver vídeos de crianças, personagens e animais jogando bola.

Material: Cartolina, Data show.

3ª Atividade

Através do Globo terrestre os alunos identificarão onde fica a Itália (Mat. A) e França (Mat. B).
Após a localização será confeccionada a bandeira do país que ficará exposta na sala (serão identificadas as formas geométricas e as cores).

Material: Papel Cartão Branco (2), guache (azul, verde, vermelho, branco).
4ª Atividade

Conhecimento das músicas da Itália (Mat. A) e França (Mat. B), momento de muito aprendizado para o conhecimento de um novo ritmo musical.

Material: Som e música.

5ª Atividade

Conhecendo um pouco da cultura da Itália (Mat. A) e França (Mat. B) como costumes, roupas e pontos turísticos. Através de fotos e vídeos.

Material: Data show.

6ª Atividade

Culinária: os alunos irão conhecer um pouco das comidas típicas

- Itália (Mat. A): irá fazer Polenta

Ingredientes
• 2 litros de água
• 1 colher (sopa) de sal
• 2 colheres (sopa) de manteiga
• 400 g de fubá mimoso

Preparo da Receita
Coloque a água para ferver e acrescente o sal e a manteiga. Assim que iniciar a fervura, comece a acrescentar o fubá aos poucos, mexendo sem parar para que não empelote. Colocado todo o fubá, continue a mexer regularmente. Para um perfeito cozimento, o ideal é que a polenta cozinhe por 30 minutos em fogo baixo. Despeje em um refratário e salpique com parmesão, podendo cobrir com o molho de sua preferência.

- França (Mat. B): irá fazer Pão Frances
Ingredientes
½ quilo de farinha de trigo
15 g de fermento para pão
15 g de sal
20 g de açúcar
1 colher (sopa) se margarina
Modo de Preparo
1.Dilua o fermento em um copo de água morna com o açúcar
2.Misture os outros ingredientes
3.Amassa e levante, empurrando a massa para frente, com a palma da mão e dobrando-a sobre si mesma
4.Se for necessário, coloque mais água e mais farinha
5.A massa não deverá grudar nas mãos
6.Deve ficar com aspecto leve e esponjoso
7.Deixe descansar por duas horas
8.A seguir, amasse novamente e prepare o pão, dando-lhe o formato desejado e coloque no tabuleiro untado
9.Se estiver pegajosa, espalhe mais farinha por cima
10.Deixe que ela descanse mais uma hora
11.Aqueça o forno e pincele o pão com água antes de colocá-lo no forno
12.Assar por 40 minutos mais ou menos
7ª Atividade
Passeio para o Campo de Futebol. Os alunos terão um momento de diversão e conhecimento para conhecer como é um campo e o que te nele: grama, trave, riscos no chão, formas geométricas, arquibancada etc.
8ª Atividade

Confecção do campo de futebol os alunos irão pintar a roupa dos jogadores com tinta plástica em pequenos bonecos de plástico. Em uma caixa de terra será plantada sementes de capim para a reprodução do campo.

Material: Caixa de Madeira, semente de capim, boneco de plástico, tinta plástica.

9ª Atividade

Confecção do jogador da Itália (Mat. A) e França (Mat. B). Será desenhado no papel cartão branco e pintado com tinta, cada aluno pintará uma parte do jogador. Para do desenvolvimento da coordenação motora e o trabalho em grupo.

Material: Papel cartão branco (20), guache (amarelo, azul claro, azul escuro).

10ª Atividade

Confecção da bola de futebol: os alunos pintarão a bola de isopor para reproduzir a bola de futebol. Este será um trabalho em grupo, para o desenvolvimento da coordenação motora e da criatividade.

Material: Bola de isopor (2 Grande), guache (preto, branco).

11ª Atividade

Reprodução da obra “Futebol” de Candido Portinari através da colagem dos personagens que aparece na obra, será realizada em papel colorido. Será realizada a obra por ter nascido no Brasil, seus pais eram imigrantes Italianos e viaja para Paris. Reúne os 3 países trabalhados pelo Maternal.
12ª Atividade

Confecção da lembrança: os alunos irão confeccionar uma mini-taça para levar no dia. Os alunos irão confeccionar a base com biscuit colorida e bolinha de isopor. Os alunos desenvolverão o movimento de amassar e a criatividade.

Material: Biscuit colorida (20), Bolinha de isopor (20 Peq. – Ping-Pong).

13ª Atividade

Pesquisa para os pais realizarem com os filhos: será solicitado para os pais que observem e anotem quais são as mudanças nos locais por causa da copa? Se possível tirar uma foto da família ou do aluno em um momento de jogo ou em algum local que tenha objetos de decoração da copa.

Material: Pesquisa dos pais.

14ª Atividade

Reprodução do ponto turístico:
- Canal de Veneza Itália (Mat. A): Desenvolvendo a criatividade e a montagem de uma maquete.

Material: Placa de Isopor (2 Grossa), gel, argila, paisagem.

- Torre Eiffel França (Mat. B): Desenvolvimento da criatividade e da coordenação motora para a montagem com palitos.

Material: Palito de sorvete amarelo (1.000), gliter dourado.

16ª Atividade

Montagem do jogo da memória com a bandeira dos países trabalhados com caixa de leite e barbante.

Material: Caixa de leite (6), barbante, bandeiras (EVA).

17ª Atividade

Recorte de torcedores da copa. Os pais enviarão diversas figuras de torcedores para a montagem da arquibancada para o campo de futebol. Serão trabalhadas as expressões faciais (feliz, triste, gritando).

18ª Atividade

Confecção do Hino Nacional com figuras. Será desenvolvida a linguagem oral e visual através das imagens.

Material: Hino Nacional, Figuras, cola, papel cartão branco (2).

19ª Atividade

Confecção do mascote, os alunos escolheram um mascote para acompanhar durante todo o projeto.

Material: Opções de mascotes.

12ª Atividade

Confecção da lembrança: os alunos irão confeccionar uma mini-taça para levar no dia. Os alunos irão confeccionar a base com biscuit colorida e bolinha de isopor. Os alunos desenvolverão o movimento de amassar e a criatividade.

Material: Biscuit colorida (20), Bolinha de isopor (20 Peq. – Ping-Pong).

13ª Atividade

Pesquisa para os pais realizarem com os filhos: será solicitado para os pais que observem e anotem quais são as mudanças nos locais por causa da copa? Se possível tirar uma foto da família ou do aluno em um momento de jogo ou em algum local que tenha objetos de decoração da copa.

Material: Pesquisa dos pais.

14ª Atividade

Reprodução do ponto turístico:
- Canal de Veneza Itália (Mat. A): Desenvolvendo a criatividade e a montagem de uma maquete.

Material: Placa de Isopor (2 Grossa), gel, argila, paisagem.

- Torre Eiffel França (Mat. B): Desenvolvimento da criatividade e da coordenação motora para a montagem com palitos.

Material: Palito de sorvete amarelo (1.000), gliter dourado.

16ª Atividade

Montagem do jogo da memória com a bandeira dos países trabalhados com caixa de leite e barbante.

Material: Caixa de leite (6), barbante, bandeiras (EVA).

17ª Atividade

Recorte de torcedores da copa. Os pais enviarão diversas figuras de torcedores para a montagem da arquibancada para o campo de futebol. Serão trabalhadas as expressões faciais (feliz, triste, gritando).

18ª Atividade

Confecção do Hino Nacional com figuras. Será desenvolvida a linguagem oral e visual através das imagens.

Material: Hino Nacional, Figuras, cola, papel cartão branco (2).

19ª Atividade

Confecção do mascote, os alunos escolheram um mascote para acompanhar durante todo o projeto.

Material: Opções de mascotes.
By: ensinar-aprender.com.br



Objetivos
• Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.
• Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.
• Conhecer a história das copas.
• Identificar cada país e os dias que jogam.
• Ressaltar a importância do nosso país em sediar a Copa.
• Ressaltar os prejuízos.

Formulação dos Problemas
• Onde será realizada a Copa do Mundo?
• O que você achou de ter o Brasil com sede da Copa?
• O que podemos observar nos grupos?
• Quais são as comidas e danças típicas dos países participantes?
• Você conhece algum desses países?
Tempo da Atividade: Depende do ritmo da turma

Material
• Material para fazer a viseira: cartolina, canetas, colas, etc.

Temas Transversais
Ética e cidadania
Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado, o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre. Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.

Meio ambiente
Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira).

Pluralidade cultural
Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros, herdamos. Trabalhar a cultura brasileira, seus povos, costumes...

Sensibilização
Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.

Biblioteca
- Leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles).

O Jogo de Bola
A bela bola rola,
A bela bola do Raul.
Bola amarela, a da Arabela,
A do Raul, azul.
Rola a amarela e pula a azul,
A bola é mole, é mole e rola,
A bola é bela, é bela e pula,
É bela, rola, pula, é mole, é amarela, azul,
A de Raul é de Arabela e a de Arabela é de Raul!

- Leituras sobre as copas (jornais, revistas, livros)
- Montar uma revistinha da copa com atividades desenvolvidas nas diversas disciplinas.

Artes
Viseira da Copa / Bandeirinhas para enfeitar a escola / Desenhos livres sobre a Copa.

Educação Física
Organizar um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador/ Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme) / Organização da fila e Posição adequada para cantar o Hino Nacional.

Vídeo: Franklin aprende a jogar bola (aborda a questão do preparo físico, a técnica - regras e a ação coletiva do grupo) Cartoon network - tv a cabo.

Português - O Hino Nacional
•A letra do hino enfatizando as palavras que as crianças mais erram;
•Pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis;
•Música da Copa;
•Músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol.
•Texto: Jogo de bola (Cecília Meireles);
•Livros de literatura infantil;
•Entendimento e ilustração;
•Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades, trava-línguas, etc.
•Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa;
•Observar a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando ênfase ao Brasil, já que estamos sediando-a mesma.
•Leitura de noticiários diários - textos jornalísticos;

Matemática
•Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bi-campeão).
•Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final.
•Quantidade de jogadores num jogo de futebol.
•Os reservas da seleção (função)
•Agenda da copa
•Análise do placar dos jogos do Brasil
•O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...)
•Liga pontos.

História e Geografia
•História das Copas
•Sede da Copa
•Curiosidades sobre a vida das pessoas de cada país. (usos e costumes)
•Localização no mapa da sede da Copa. Onde será realizados os jogos no Brasil?
•Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários.
•A Bandeira Brasileira
•As bandeiras dos demais países
•Falar que todos os países tem o seu Hino Nacional
•Mãos de obra temporária que surge em razão da copa
•O respeito às demais seleções
•Reforçar o espírito patriótico
•Retrospectiva das Copas

Ciências
•A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso;
•O exame anti-doping; Campanha anti-drogas (na historia das copas, esta foi a única que até o momento todos os exames anti-doping obteve resultados negativos);
•O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes;
•Os valores nutricionais de alguns alimentos;
•Dicas para uma dieta bem equilibrada para as crianças;
•Montar com as crianças um cardápio;
•Cuidados com os fogos e balões.

Conclusões
•Participação individual e em grupo em cada etapa de trabalho.
•Elaboração das pesquisas, de cartazes, ensaio das coreografias, etc.

Fonte:Além da Alfabetização

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem-vindo. Não saia sem antes comentar!

Obrigada por cada comentário! Leio a cada um deles!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

RENDA EXTRA - Ganhe R$ 300,00 Por Dia com Estética e Depilação Em Sua Própria Casa

RENDA EXTRA - Ganhe R$ 300,00 Por Dia com Estética e Depilação Em Sua Própria Casa
Descubra a Fórmula Passo a Passo e Completa De Como Montar o Seu Próprio Studio de Depilação em sua própria Casa se Tornando um (a) “expert” Começando do Zero, Altamente Lucrativo Com Pouquíssimo Investimento. Em Apenas 30 Dias ou Menos Você Estará Pronto (a) Para Começar. O Único e Mais Completo Treinamento Que Ensinará Tudo o Que Você Precisa Saber e Fazer. Curso totalmente didático contendo mais de 4 horas de vídeo aulas, sem cortes contendo 4 tipos de virilhas completas, com vários tipos de ceras. Fórmula das ceras em video com passo passo de como prepara-la, vídeos com a prática de todas as partes do corpo. Depilação com ceras e com linha. Parte teórica com conteúdos riquíssimos e inovadores, Ebookcom mais de 160 páginas. Os resultados podem variar de pessoa para pessoa e o resultado esperado pode não ser alcançado.

Brava Cursos Online com certificado.

Divirta-se um pouquinho Professor (a) rsrs. Vista o bebê! É só arrastar os acessórios com o mouse!