Recomendado para você

Façam uma visita na lojinha. Compra pelo PagSeguro (cartão de crédito).

Façam uma visita na lojinha. Compra pelo PagSeguro (cartão de crédito).
é só clicar na imagem

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Copa 2014 - Dicas para trabalhar com o maternal

Essas dicas foram encontradas no blog: Gente Miúda


Nunca foi tão necessário explorar o verde e amarelo, afinal a copa este ano é no Brasil... Use papel pardo para fazer uma bandeira bem grande. Depois carimbe com as mãozinhas dos alunos nas cores verde, amarelo, azul e branco.
A copa -Comece explicando às crianças o que é a copa. Sonde seus conhecimentos prévios sobre o tema, enfatize que a copa tem ligação com a bola e eles conseguirão assimilar melhor.
Artes - Faça a Bandeira com colagem com tampinhas, casca de ovo, tecido, papelão, papel crepom, forminhas de docinhos... Picar papel nas cores da Bandeira e colar.
Perfuração - Após pintar a Bandeira, faça perfuração com palitos de dentes nas formas retângulo, círculo e losango. Retire as formas com cuidado após a perfuração, e monte a Bandeira em outra folha (essa atividade permite à criança entender a sobreposição das figuras geométricas da Bandeira). Depois você pode expor as obras de arte!
Pintar a Bandeira - com giz de cera, pintura a dedo, guache...
Modelagem - Usar massinha para fazer a Bandeira.
Grude -Faça um grude com farinha de trigo e água, coloque anilina nas cores verde, amarelo e azul. Coloque em canequinhas, dê a eles um pincel de pintor e deixe o artista solta a imaginação... quem sabe no muro da escola?
Cores -Coloque 4 caixas de sapato cada uma pintada ou encapada com tinta guache nas cores, branca, amarela,verde e azul. Distribuir revistas para as crianças procurarem folhas com as respectivas cores pedir que rasguem em pedaços bem pequenos e coloque-as nas caixas com as cores determinadas.
Decoração -Crianças de 0 a 3 anos necessitam de recursos visuais que facilitem seu entendimento. Logo, é importante enfeitar a sala de aula e munir-se de objetos como: bandeiras, viseiras, camisetas, brinquedos, etc. Decorar a sala com bolas e bandeiras coloridas nas cores verde e amarela.
Saúde -O esporte faz bem a saúde. Partindo desse princípio, explique aos alunos que para jogar futebol precisamos ter uma alimentação saudável. Monte, junto com os alunos, um cartaz com imagens de alimentos que fazem bem a saúde e fotos de pessoas correndo, jogando bola, andando e exercitando. 
Fuleco -Os animais fazem parte do universo das crianças de 0 a 3 anos. Portanto, trabalhe enfatizando o Fuleco, mascote da Copa. Fale aos alunos sobre o tatu, seu habitat, etc. Conte a eles que o tatu-bola está em extinção e o que isto significa. Faça máscaras do Fuleco com eles e encene alguma história que tenha o tatu como personagem. Imprima desenhos do Fuleco para colorir com eles, faça o Fuleco com massinha de modelar. Aqui você também pode explorar os outros animais que concorreram para ser mascote: arara, onça...Imprima máscaras do Fuleco aqui.
Dado dos Animais - Numa caixa de papelão cole imagens dos animais participantes da seleção para mascote: arara, onça, tatu... As crianças jogam o dado e a imagem do bicho que cair para cima deve ser explorada com movimentos variados como: imitar o som, a locomoção, desenhar, modelar ou cantar uma música correspondente.
Fuleco na minha casa -Confeccionar o Fuleco para ficar na sala...Veja como montar um Fuleco de papel aqui. Ele será o mascote da sala, aproveitar para explorar as cores do mascote, das roupas... O mascote também pode passear na casa das crianças nos finais de semana, cada fim de semana com um aluno, lembrando-os de cuidar bem dele, porque está em extinção.
Livro -Ainda sobre o tema animais, trabalhar as posições (dentro, fora, meio...) usando o livro Era uma vez um tatu-bola.Baixe o livro AQUI.
Cofeccione -o Pantanal, criando os animais com material reciclável e árvore com carimbo das mãozinhas. Enfatize que a maioria dos animais que concorreram ao mascote da copa, são do Pantanal. 
Móbiles -Móbile com fitas nas cores do Brasil para que as crianças possam passar as mãos. Móbiles com rolo de papel higiênico, pintados de verde amarelo.
Torcida -Organize a torcida baby da copa do mundo com apitos, pom pom, camisetas e viseiras.
Bola -Como a bola é bastante conhecida por todos, pedir que cada um traga sua bola de casa, para fazer um dia de Copa 2014 bem divertida... Confeccionar bolas de jornal. Pra isto basta embolar bem o jornal e ir moldando a bola com cola ou fita adesiva. Depois faça uma bela pintura nas bolas. Outra opção é fazer bolas com meias e enchimento de sacolinhas plásticas ou papel picado, explicando a necessidade de preservar o meio ambiente e também o fato de que muitas crianças dos países participantes brincam com este brinquedos porque são pobres, ensinando valores a eles.
Música -Organize uma oficina musical. A música desperta o interesse dos pequeninos. Use instrumentos musicais de sucata, enfatizando a nossa cultura e música.
Culinária -Selecionar uma culinária típica de cada país participante, ou dos estados brasileiros escolhidos para sediar a Copa, e degustar com a turma. Não se esquecendo de fazer o dia da culinária com comidas típicas brasileiras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem-vindo. Não saia sem antes comentar!

Obrigada por cada comentário! Leio a cada um deles!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Brava Cursos Online com certificado.

Divirta-se um pouquinho Professor (a) rsrs. Vista o bebê! É só arrastar os acessórios com o mouse!