Plano de Aula - Trabalhar o Conceito de Lateralidade

Pela direita ou pela esquerda?



Ajude seus alunos, brincando, a entender conceitos que levará para toda a vida




Objetivos: 
★ Trabalhar o conceito de lateralidade direita e esquerda, além de número e quantidade.
★ Associar quantidade com o numeral.
★ Trabalhar coordenação motora grossa.




Direita e esquerda, dois conceitos tão utilizados no dia a dia das pessoas, é um assunto que demanda muito esforço dos professores no processo de aprendizagem, além de ser uma base importante para, depois, serem desenvolvidos outros conhecimentos, como noção espacial, lateralidade – e do próprio desenvolvimento da matemática. “Tendo em vista a dificuldade das crianças da Educação Infantil na aquisição dos conceitos de direita e esquerda, procurei elaborar uma atividade lúdica, em que eles tivessem acesso diariamente, podendo, assim, utilizar corretamente a direita e a esquerda”, conta a professora de Educação Infantil Nivian de Almeida Alves, do Colégio Scaranne. Segundo ela, durante a aplicação das atividades, houve uma boa participação dos alunos que, de forma divertida, aprenderam o conceito de direita e esquerda.

Veja, então, como você pode trabalhar esses conceitos com seus alunos de forma alegre e descontraída:


Você sabia?
Na navegação, é utilizado o termo bombordo para o lado esquerdo da embarcação e estibordo para o lado direito. Já na cartografia: o lado esquerdo representa o Ocidente e o lado direito, o Oriente.




Pássaros na árvore



Materiais:
- Painel de uma árvore (cartolina ou E.V.A.)
- Diversos passarinhos (cartolina ou E.V.A.)
- Cartões com números de 1 a 10 (cartolina ou E.V.A.)
- Cartões para sorteios de esquerda e direita (cartolina ou E.V.A.)


Como proceder: 
Diariamente, um aluno colocará passarinhos na árvore para deixá-la sempre alegre e, para isso, irá escolher um cartão que indicará a quantidade que deverá colar no painel.

Ex.: o cartão escolhido foi 4 E (quatro passarinhos do lado esquerdo).

Dica: lembrar que a referencial direita e esquerda é em relação ao olhar do observador.



Dica esperta!
Deixe o painel fixo na sala de aula e trabalhe todos os dias, para que o conceito de direita e esquerda fixe na mente das crianças.



Você sabia?
No corpo humano, via de regra, é no lado esquerdo que está localizado o coração. Em razão disso que, desde o antigo Egito, acreditava-se que dali partia a veia do sentimento até o dedo anelar da mão esquerda – justamente aquele onde, até o presente, é colocada a aliança do casamento.


ATIVIDADE




Postar um comentário

0 Comentários