Torne-se um amigo. Para participar, basta ter email e clicar em Participar deste site.

Demonstração - Curso Coordenador pedagógico.

Ri muito com esse vídeo. Que fofinhaaa! Como o carioca diz: "Ela é muito zoeira", rsrsrs.

Querido visitante, antes de salvar a imagem, procure ampliá-la para que não perca a qualidade.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Modelos de provas e forma de avaliar - Educação infantil

Modelo de provas























A avaliação na Educação Infantil passo a passo



• Observar e compreender o dinamismo presente no desenvolvimento infantil é 
fundamental para redimensionar o fazer pedagógico. Essa compreensão 
influenciará diretamente na qualidade da interação dos professores com a infância. 

• O conhecimento de uma criança é construído em movimento de idas e vindas, portanto, é fundamental que os professores assumam seu papel de mediadores na ação educativa; mediadores que realizam intervenções pedagógicas no 
acompanhamento da ação e do pensamento individualizado infantil. 

• Ainda hoje, na prática cotidiana, é comum, não só na Educação Infantil, 
como nos demais níveis de ensino, os avaliados serem só os alunos. É 
necessário que a clássica forma de avaliar, buscando “erros” e “culpados", 
seja substituída por uma dinâmica capaz de trazer elementos de crítica e 
transformação para o trabalho. 

• Nesse processo, todos – professores/recreadores, coordenação pedagógica, direção, equipe de apoio e administrativa, crianças e responsáveis – devem, sentir-se comprometidos com o ato avaliativo. 

• Para focar o olhar em como se avalia, sugere-se atenção aos pontos abaixo, 
nos espaços de educação infantil: 
Análises e discussões periódicas sobre o trabalho pedagógico. 
Estas ações são realizadas nos encontros periódicos. Elas fornecem elementos 
importantes para a elaboração e reelaboração do planejamento. Igualmente 
importante é dar voz à criança. Nesse sentido, a prática de avaliar 
coletivamente o dia-a-dia escolar, segundo o olhar infantil, traz 
contribuições fundamentais e surpreendentes para o adulto educador, ao mesmo tempo que sedimenta a crença na concepção de criança cidadã.

Observações e registros sistemáticos. 
Os registros podem ser feitos no caderno de planejamento, onde cada professor/ recreador registra acontecimentos novos, conquistas e/ou mudanças de seu grupo e de determinadas crianças; dados e situações significativos acerca do trabalho realizado e interpretações sobre as próprias atitudes e sentimentos. 
É real que, no dia-a-dia, o professor/ recreador não consiga registrar 
informações sobre todas as crianças do seu grupo, mas é possível que venha a 
privilegiar três ou quatro crianças de cada vez e, assim, ao final do período, terá observado e feito registro sobre todas as crianças. 

Utilização de diversos instrumentos de registro. 
Para darmos espaço à variada expressão infantil, podem-se utilizados como 
instrumentos de registro de desenvolvimento arquivos contendo planos e materiais referentes aos temas trabalhados, relatórios das crianças e 
portfólios. 
O professor/recreador deve organizar um dossiê de cada criança, guardando aí 
seus materiais mais significativos e capazes de exemplificar seu 
desenvolvimento. 
Também durante a vivência de um projeto de trabalho, cada grupo deve ter 
como meta a produção de um ou mais materiais que organize o conhecimento 
constituído acerca do assunto explorado. Assim sendo, o arquivo de temas é o 
dossiê do projeto realizado pelos grupos de uma mesma instituição. 

Construção de um olhar global sobre a criança 
A fim de evitar um ponto de vista unilateral sobre cada aluno, é fundamental 
buscar novos olhares: 
- Recolhendo outras visões sobre ela. 
- Contrastando a visão dos responsáveis com o que se observa na escola/ creche. 
- Conhecendo o que os responsáveis pensam sobre o que a escola/creche diz. 
- Refletindo sobre o que a família pensa em relação aos motivos de a criança 
comportar-se de determinada forma na escola/creche. 
- Ouvindo a família sobre como pensa que poderia auxiliar a criança a avançar em seu desenvolvimento.

Hábitos e Atitudes:

Está sempre atento na sala de aula
Relaciona-se bem com os colegas e professores.
Ouve com atenção e espera a sua vez de falar.
Faz a tarefa com capricho e é pontual na sua entrega
Porta-se no momento da merenda e higiene.
Colabora com a limpeza da sala de aula.
É cuidadoso com o material escolar.
Confia nas tarefas que realiza.
Comporta-se bem nas atividades desenvolvidas.
A conversa está interferindo no rendimento.
Reparte os brinquedos com os colegas

Linguagem:

Entende bem o que lhe é falado.
Expressa-se com clareza.
Articula bem as palavras.
É desinibido e gosta de participar das atividades musicais e teatrais.
Dialoga sobre suas vivências espontaneamente.
Na hora da história, está disposto a ouvir e participar.

Desenvolvimento Cognitivo:

Apresenta bom raciocínio matemático.
Tem facilidade em compreender as noções matemáticas.
Compõe quebra-cabeça.
Consegue concentrar-se na realização das atividades.
Demonstra interesse e criatividade na execução dos trabalhos.
É responsável na execução das atividades.

Desenvolvimento Psicomotor:

Consegue movimentar-se bem (pular, correr, saltar, arrastar...).
Quando modela cria formas diferentes.
Apresenta boa motricidade fina (recortar, pintar, colar...).
Tem consciência do seu corpo e consegue expressar-se graficamente.
Orienta-se bem no espaço e tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem-vindo. Não saia sem antes comentar!

Receba as atualizações do Blog pelo email. Não esqueça de confirmar na caixa do email.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ótima dica para imprimir moldes sem impressora!

Brava Cursos Online com certificado.

Depoimentos sobre o Brava Cursos:






























Atividades para Ensino Religioso


Atividades bíblicas - É só clicar!

Labirinto

Siga a Linha

Preencha os quadrinhos

Descubra a mensagem codificada

Desembaralhe e descubra

Siga as coordenadas

Preencha o Rostinho

Marque o correto

Coloque as cenas em ordem

Siga a linha até o quadrinho

Ache a sombra certa

Caça Palavras

Jogo dos erros

Ligue os pontos

Pinte onde tem pontinhos

Observe e descubra

Recorte, cole e pinte

Ligue as cenas

Divirta-se um pouquinho Professor (a) rsrs. Vista o bebê! É só arrastar os acessórios com o mouse!