Livreto - A MENINA QUE NÃO SABIA LER

   Que coisa feia, como pode uma menina tão bela ser tão travessa e não saber ler, hoje em dia, qualquer criancinha sabe até mesmo mexer num computador.-Hummm, acho que você ta me enganando, um livro não é tão grande e livros não falam, você deve ser um brinquedo eletrônico...-Ora, garotinha, eu fui largado nesse beco escuro e úmido como se lixo fosse por um menino insensível que me trocou por jogos no seu computador.Mas fique sabendo que ele foi quem saiu perdendo pois eu sou um livro encantado.Fiz um encanto e fiquei grande para que uma boa alma pudesse me encontrar. Eu sou um livro muito importante, dentro de mim tem um mundo encantado, um mundo maravilhoso de imaginação e encanto, ei, o que você ta fazendo?-Abrindo você, duvido muito que seja importante, eu quero ver como são as histórias, um livro tão importante não seria jogado fora...

Vou contar pra você uma história muito engraçada, é a história de uma menina que não sabia de nada.



Nossa, huuummmm, estou sentindo um cheiro gostoso de sopa. Vou até lá, quem sabe o personagem que mora ali seja bonzinho e me sirva um farto prato. Chelp, huummm que cheiro gostoso.

-Olá, o cheiro delicioso da sua sopa me trouxe até aqui, a senhora sabe cozinhar, a senhora é boazinha?-Olá, garotinha, eu sou boazinha com a minha barriguinha. Estou fazendo uma sopa de letrinhas, entre a minha casa é de quem chega pelo caminho e não sabe ler as tabuletas de aviso, he, he, he, he, he...

O que a senhora usa de tempero?

-Eu uso é criancinha, venha cá, não corra, não fuja.-Socorro, socorro, a velhota é uma bruxa que sopa de criancinha.

.Dizia a menina, amedrontada, enquanto corria em volta do caldeirão, tendo a bruxa e o seu fiel escudeiro no seu encalço.



Mais uma vez Dedeca se viu numa floresta. Pelo caminho tinha muito mais placas de aviso.-Maus bocados eu passei por não saber ler as placas. Minha nossa, vejo tantas outras, o que será que dizem pra mim?Decidida e movida pela curiosidade e pelo espírito de aventura, Dedeca mais uma vez ignora os avisos e segue pelo caminho. O que será que vai lhe acontecer dessa vez?A menina que não sabia ler andou, andou pelo caminho da floresta. Tudo era tão bonito, tão verde, tão cheio de vida e de muitos animais silvestres. Tantos pássaros cantavam suas melodias relaxantes que a menina pouco se importava com algum perigo.

Olá, você é bonzinho nessa história infantil?-Claro, claro menininha, chelp.-Nossa, você tem olhos grandes, dentes enormes e uma língua vermelha e tão molhada. Qual personagem você é?

--Ora, garotinha tenho olhos grandes pra te ver melhor, língua vermelha e molhada para melhor saborear e dentes enormes para poder melhor morder.-Sim, mas diga-me qual personagem você é na história... - O sou o lobo mau e adoro devorar criancinhas que não sabem ler, por acaso você leu as tabuletas de aviso? As tabuletas não diziam que eu estou muito faminto e que sou muito mau?-Socorro, socorro eu entrei na história do lobo mal faminto e cruel

Dedeca era muito travessa, quebrava vidraças, fazia pirraça e atirava o pau no gato. Certo dia, ao fugir de casa para não ir á escola entrou num beco escuro e úmido.



-Eu sou a menina Dedeca, fujo da escola, faço pirraça, quebro vidraça e atiro o pau no gato. Cheguei até aqui por encanto, quer dizer por engano, quer dizer por encanto e por engano, eu preciso passar pro lado de lá.-Você é uma menina má, foge da escola e maltrata os bichanos. O seu lado é do lado de lá, do lado de cá só ficam os personagens bonzinhos.-Bonzinhos como quem?-Corrupacopaco, paco, paco. Como Irmã Dulce, Madre Tereza de Calcutá

Êpa, também não precisa exagerar, eu preciso de socorro, tem um lobo mal querendo me devorar e uma bruxa querendo fazer comigo uma sopa de letrinhas.Então, como eram bonzinhos, o pirata perna de pau e o seu fiel marujo colocaram o lobo mau e a bruxa pra correrem e salvaram a menina.Depois a menina se despediu dos seus amiguinhos que partiram um navio pequenininho, que parecia ser mais um barquinho de papel.

E então, GAROTINHA GOSTOU DOS MEUS CONTOS?-Eu adorei ter sido a personagem principal de um conto infantil. Tomei uma lição, vou pra escola aprender a ler e a escrever, só assim vou saber quem é bonzinho e quem é mau num conto infantil. Aprendendo a ler vou poder ter todos os livros de contos infantis do mundo e me divertir bastante. Tchau seu livro vou voltar pra casa, huumm, tou com uma fome.

Hun-rum...-O QUE FOI?-Você é quem tem sorte na vida. Tem uma casa e uma família, enquanto eu fui jogado á própria sorte, trocado por jogos no computador. Vivo aqui nesse beco frio e sujo, tomando chuva e banho de sol, repousando ao relento. Ah, belos dias aqueles em que as criancinhas amavam os livros de contos infantis, snif, snif...

-Nâo posso levá-lo comigo. Não tem espaço no meu quarto, o Sr. Livro ´e muito grande, eu gostaria de levá-lo...mas, o tamanho..-Ora, então, quer me levar? Eu posso fazer um encanto e ficar novamente pequeno.E, assim, o Sr. Livro fez um encanto e voltou a ser pequeno. Dedeca o levava consigo para sua casa, ambos estavam bem felizes.

Dedeca voltou pra escola e aprendeu a ler e a escrever. Nas horas de folga, após fazer as tarefas da escola reunia os coleguinhas e os irmãos. LIA PARA TODOS OS CONTOS MARAVILHOSOS DO LIVRO ENCANTADO. Tinha no livro a história do Paci Pererê, da Mula-sem cabeça, da Mãe Dágua, do Curupira e a bela história da Menina que Não sabia ler.Ouvir as histórias lidas pela menina Dedeca era tão divertido quanto os jogos no computador. Quem ouvia os contos do livro encantado deixava de fugir da escola, fazer pirraça, quebrar vidraça e atirar o pau no gato. E o que era melhor, aprendia, a saber, quem era bonzinho e quem era mau nos contos infantis.Fim

-Olá, garotinha, como vai você?-Ei, o que é você, você fala? E como é grande...

Eu sou um livro encantado, um livro de contos infantis. Sou muito importante, dentro de mim tem muitas histórias interessantes e divertidas, as minhas histórias dão muitas lições.

- Eu adoro contos infantis, a minha vovó conta pra eu dormir, conte uma história ,vai...-Eu não posso, os livros sâo escritos para serem lidos, assim é que é divertido. Os escritores se sentem realizados quando os seus livros são lidos.-O que é um escritor?-Ora, ora, garotinha vejo que não sabe de nada. Os escritores são pessoas dotadas de criatividade e têm uma cabecinha cheia de imaginação. Os escritores vivem inventado mil e uma história mirabolante para divertir e dar verdadeiras lições. Vamos, garotinhas, leia um conto meu, está nas minhas páginas.-Eu Nâo posso...-Nâo pode por quê?- Eu vivo fugindo da escola, fico pela rua fazendo pirraça, quebrando vidraça e atirando o pau no gato, eu não aprendi nada, EU NÂO SEI LER...

Que coisa feia, como pode uma menina tão bela ser tão travessa e não saber ler, hoje em dia, qualquer criancinha sabe até mesmo mexer num computador.-Hummm, acho que você ta me enganando, um livro não é tão grande e livros não falam, você deve ser um brinquedo eletrônico...-Ora, garotinha, eu fui largado nesse beco escuro e úmido como se lixo fosse por um menino insensível que me trocou por jogos no seu computador.Mas fique sabendo que ele foi quem saiu perdendo pois eu sou um livro encantado.Fiz um encanto e fiquei grande para que uma boa alma pudesse me encontrar. Eu sou um livro muito importante, dentro de mim tem um mundo encantado, um mundo maravilhoso de imaginação e encanto, ei, o que você ta fazendo?-Abrindo você, duvido muito que seja importante, eu quero ver como são as histórias, um livro tão importante não seria jogado fora...

-Pare, pare garotinha, pare... Vejo que você é muito peralta, mesmo. Bem, eu vou lhe dar uma chance. Poderá entrar, farei um encanto, então virará um desenho, vai se tornar num personagem voluntário e poderá correr de página em página e brincar no mundo dos contos de fadas. Um aviso: tenha muito cuidado, como não sabe ler poderá correr

Aqui vou eu...-Espere, pensando bem é melhor desistir, pode ser muito perigoso, volte, volte...

Hum, eu vou, eu vou por esse caminho eu vou andando, andando sem preocupação.Dizia a menina, como não sabia ler as tabuletas de aviso a menina não sabia do perigo que corria.

Postar um comentário

0 Comentários